O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, em Patos, registrou um aumento considerável de atendimentos durante o feriado de Corpus Christi e no final de semana posterior a data. O boletim de atendimentos da unidade entre a quinta-feira (30) e até a meia-noite deste domingo (2), quando se encerrou o feriadão, mostra que 381 pessoas deram entrada no hospital, sendo 28 delas vítimas de sinistro de trânsito. Neste período, foram realizadas 46 cirurgias, sendo 20 de urgência e 26 eletivas.
Das 46 cirurgias realizadas, 14 foram oncológicas, 12 vasculares, 10 ortopédicas, cinco foram cirurgias gerais, três bucomaxilo e duas urológicas. O plantão de maior movimento foi o da sexta-feira (31) com 113 pessoas atendidas na urgência do hospital, seguido do dia 2, quando outras 96 pessoas deram entrada na unidade. No dia do feriado de Corpus Christi (30), foram 91 pessoas atendidas e no dia 1º de junho, mais 81 pessoas, totalizando os 381 atendimentos do feriadão.
Dos 28 acidentados, 27 deles se envolveram com sinistros de motocicleta e outro com automóvel. Das vítimas, 20 eram homens e oito mulheres, pertencentes às cidades de Patos, Areia de Baraúnas, Brejo do Cruz, Catimngueira, Coremas, Malta, Manaíra, Piancó, Princesa Isabel, Quixaba, Santa Luzia, São Mamede, Teixeira e São José de Espinharas.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, também foram registrados atendimentos de pacientes com dores diversas (61), quedas (37), mordidas por animais (13), e outros casos de mal-estar, dispneia, crise hipertensiva, cefaleia, cortes para sutura, problema vascular, entre outros motivos de menos incidência.
Opera Paraíba – Neste feriadão, o Hospital de Patos realizou, por meio do Programa Opera Paraíba, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, mais um ciclo de procedimentos oftalmológicos. Foram realizadas 605 cirurgias nos quatro dias, sendo 428 de catarata e 177 de pterígio.
O diretor-geral do Hospital de Patos, Francisco Guedes, avaliou como positiva a ação. “Realizamos mais de 600 cirurgias, sem nenhuma intercorrência, com cerca de 1.500 pessoas circulando em nossa unidade durante o período. O trabalho foi feito com muita maestria e dedicação, tanto que foi um sucesso”, frisou.