Nos acompanhe

Paraíba

Para conselheira do CFM, programa ‘Antes que Aconteça’ é solução de saúde pública

Publicado

em

Considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema de saúde pública, a violência contra as mulheres é vista como uma epidemia mundial. Em 2023 foram registrados 3.181 casos de violência contra a mulher no Brasil. É como se, a cada 24 horas horas, oito mulheres sofressem com crimes como agressões, torturas, ameaças e ofensas, assédio ou feminicídio.

Para a médica e conselheira do Conselho Federal de Medicina (CFM) pela Paraíba, Annelise Meneguesso, os dados mostram a dimensão do problema e fazem com que iniciativas como o programa ‘Antes que Aconteça’, celebrado nessa segunda-feira (3), sejam tão importantes para a superar esse mal, que pode atingir cerca de 35% de todas as mulheres do mundo em algum momento da vida, conforme estudo da OMS.

“A estimativa da OMS é que as mulheres em situação de violência doméstica, ao longo de suas vidas, apresentem mais problemas de saúde e busquem com mais frequência os serviços de saúde, devido as lesões imediatas, infecções, depressão e até transtorno mental, sem falar na causa mortis do feminicídio”, apontou a médica durante a solenidade.

A assinatura do termo de cooperação técnica para a execução do programa foi celebrada entre o Governo da Paraíba, Tribunal da Justiça da Paraíba e Fundação Parque Tecnológico. O programa ‘Antes que Aconteça’ foi idealizado pela senadora Daniella Ribeiro, quando era presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. O orçamento inicial é de R$ 315 milhões e prevê ações efetivas de combate à violência contra a mulher.

O programa prevê campanha educativa nas escolas, instalação de salas lilás em delegacias comuns, cursos de defesa pessoal voltado para as mulheres, monitoramento eletrônico com tecnologia de ponta, e, também, a autonomia da mulher por meio do empreendedorismo feminino, dentre outras medidas.

Continue Lendo

Paraíba

Leo Bezerra confirma que haverá mudança no secretariado municipal para a próxima gestão de Cícero

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito Leo Bezerra (PSB), reeleito em João Pessoa, confirmou que haverá uma reunião para definir quais nomes comporão o novo secretariado da próxima gestão do Executivo Municipal pessoense.

Segundo Leo, nenhum nome está definido ainda, mas alguns ajustes serão feitos.

Não sei se grande reforma, mas vai fazer algumas reformas, alguns ajustes“, afirmou o vice-prefeito.

O comentário do gestor foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (17/12).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Repartições estaduais têm ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os dias 24 e 31 de dezembro, datas que antecedem as comemorações de Natal e Ano Novo, serão ponto facultativo no Estado da Paraíba. A portaria do Governo do Estado nº 835 assinada pelo secretário da Administração, Tibério Limeira, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (17).

Conforme a portaria, o ponto facultativo é aplicado a todos os servidores da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, devendo ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais.

Continue Lendo

Paraíba

Governador nomeia mais 211 aprovados da segunda turma do concurso da Polícia Civil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo assinou, nesta terça-feira (17), os atos de nomeação de 211 concursados da Polícia Civil, que concluíram a segunda turma do curso de formação. Os atos governamentais serão divulgados na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial do Estado (DOE).

“Assinamos as portarias de 211 aprovados, que fizeram o curso de formação e passam a integrar as nossas Forças de Segurança e prestar um melhor serviço à população. A próxima turma será chamada no primeiro semestre de 2025, compromisso que assumimos e estamos honrando. Sejam todos bem-vindos às suas funções e que possam cumprir suas missões com esforço e dedicação”, frisou o chefe do Executivo estadual.

Ao todo, o concurso da Polícia Civil ofereceu 1.400 vagas, o maior da história da corporação. Na primeira etapa, foram convocados e nomeados 485 aprovados, sendo 46 delegados, 155 escrivães, 129 investigadores, 30 peritos criminais, 21 peritos médicos, 13 peritos químicos, 47 papiloscopistas, 22 técnicos em perícia e 22 necrotomistas. Nesta segunda etapa, 214 concursados já foram nomeados em novembro.

Continue Lendo