Nos acompanhe

Paraíba

Mais de 250 Animais são castrados em um mês com as ações itinerantes do Programa Paraíba Pet

Publicado

em
O serviço de castração de cães e gatos disponibilizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, já atendeu cerca de 250 animais sem raça definida ao longo do seu primeiro mês de atuação. Os procedimentos estão sendo feitos em uma unidade de castração móvel, completamente adaptada para as cirurgias e já percorreu cidades de várias regiões da Paraíba a exemplo do Sertão, Brejo, Agreste, Curimataú e Litoral.

Os atendimentos começaram no dia 3 de maio,  na “Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde”, na cidade de Cuité. A programação de castrações seguiu a agenda do “Cidadania Democtrática”, evento que precede as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE). O Castramóvel do Paraíba Pet já passou também pelas cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Mamanguape e Catolé do Rocha.

De acordo com a gerente operacional de Políticas da Causa Animal de Campina Grande, Waléria Assunção, o Paraíba PET tem um importante papel social. “Quando falamos em mais de 250 castrações não são apenas números. São vidas que são tuteladas por pessoas em situação de vulnerabilidade social que encontraram no nosso programa uma porta aberta para receber seus animais”. Ela destacou ainda que a castração evita a proliferação de zoonoses: “com esse castramóvel, conseguimos diminuir a superpopulação de animais que disseminariam doenças. É o começo de uma história que vai continuar em outras cidades paraibanas”.

Ainda durante o mês de maio, o Castramóvel percorreu bairros de Campina Grande como Bodocongó, Aluizio Campos, além do distrito de São José da Mata, atendendo animais de ONGs, projetos da causa animal e de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os tutores que tiveram seus cães e gatos castrados pelo programa Paraíba PET realizaram um cadastramento prévio por meio de um formulário eletrônico disponibilizado pelo WhatsApp da Gerência: (83) 9 9348- 5015. As solicitações foram analisadas pela equipe que agendou as castrações.

Só em São José da Mata, o castramóvel ficou estacionado durante uma semana na ECI José Miguel Leão, por onde protetores independentes da localidade, como Beatriz Oliveira, puderam levar animais sem raça definida para serem castrados. “Ter o castramóvel aqui é muito bom para nós que temos muitos animais tutelados nas nossas casas e sem condições para castrar”, disse ela.

Já Rennata Raposo teve 4 animais castrados pelo programa Paraíba PET e destacou que não podia perder essa oportunidade. “Ao todo, tenho 50 animais sob minha responsabilidade. Então, assim que soube do castramóvel do Governo do Estado me inscrevi logo e fui muito bem atendida”

O secretário de Saúde do Estado, Jhonny Bezerra, afirmou que o Paraíba PET é um avanço significativo na causa animal da Paraíba, uma iniciativa pioneira. E lembra que o cuidado com os animais em situação de rua é uma questão de saúde pública. “Cuidar do nossos cães e gatos em situação de rua, conscientizar sobre o abandono, realizar o controle da população é saúde pública. Através da Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, iremos promover o bem-estar dos animais na Paraíba, educar a população a respeito das questões que envolvem os pets e promover o bem estar social”.

O castramóvel é uma das ações do Paraíba Pet, programa que tem como objetivo promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco nesse primeiro momento em castração e em breve sendo ampliado para promover ações de educação em saúde, vacinação (disponibilizada pelo SUS) e bem como no tratamento de doenças.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do TCE-PB reúne imprensa em “Café Com Dados” e apresenta novas ferramentas de transparência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho, reuniu profissionais da imprensa paraibana nesta terça-feira (17/12), em um café da manhã, oportunidade em que agradeceu o apoio recebido durante o seu mandato e apresentou as inovações das novas ferramentas de transparência do TCE, no que se refere a dados abertos sobre as gestões públicas. Ao lado do vice-presidente, conselheiro Fábio Nogueira, eleito para assumir a presidência em janeiro, Nominando mostrou os avanços tecnológicos da Corte de Contas e as facilidades de acesso às informações no novo portal do TCE.

No encontro, sob a coordenação da Assessoria de Comunicação (Ascom), denominada “Café com Dados”, 4ª edição, o presidente sentou com os jornalistas e conversou sobre as atribuições do Tribunal de Contas, reiterando sempre o desejo de manter a parceria institucional com a sociedade, por meio da imprensa, mostrar o trabalho do TCE no controle das contas públicas, ressaltando a importância da transparência no manuseio dos recursos públicos. Na ocasião, o presidente abriu o site institucional do TCE e mostrou várias ferramentas de acesso a dados e informações sobre a destinação dos recursos da sociedade no Estado e nos municípios.

Destacou o acompanhamento das sessões ordinárias em tempo real, por meio do Portal do TCE, reforçando a novidade do acesso aos vídeos de todos os julgamentos nas datas e tempos cronometrados, conforme previstos nas pautas de julgamento, assim como, as disponibilidades das respectivas atas. “Esse é um avanço inédito em todo o Brasil”, frisou o presidente, que ainda detalhou os serviços abertos à sociedade.

No Observatório de Dados, por exemplo, estão detalhados referentes ao Sagres Cidadão, Turmalina, GeoPB, Preços de Referência, Preço da Hora, Painéis de Acompanhamento, Certidões, Banco de Legislação, Mural de Licitações e Mural de Concursos e Jurisprudência.  Em outro item, o Observatório Processual, que detalha imputações de débitos e multas a serem encaminhadas para cobrança executiva aos órgãos competentes. A novidade agora será o convênio com a Procuradoria do Estado para inserção dos responsáveis em cartórios de protestos.

No Observatório Sagres, o acesso é aberto também para as receitas com as respectivas fontes, e para as despesas do Estado e dos municípios, onde podem ser acessados todos os pagamentos realizados pelos jurisdicionados. Trata também da destinação das famosas emendas parlamentares, contratações de pessoal, contratos de terceirizados, frota de veículos, entre outras informações de interesse público.

O conselheiro Fábio Nogueira, presidente eleito e que tomará posse no cargo no dia 10 de janeiro de 2025, durante o encontro, falou de sua disposição em manter essa proximidade institucional com a imprensa, que é um canal importante de diálogo com a sociedade. “Reafirmo nosso compromisso com a transparência e o apoio da imprensa é fundamental”, disse ele. Reiterou que as demandas são crescentes na gestão pública, daí a necessidade do aparelhamento técnico dos órgãos de controle.

Continue Lendo

Paraíba

AIJE denuncia crimes eleitorais em Remígio e pede cassação de Cláudio Régis

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foi protocolada nesta terça-feira (17/12), uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o candidato eleito Cláudio Régis e seu vice, Afonso Galvão, acusando a chapa de abuso de poder político e econômico, bem como compra de votos nas eleições municipais de 2024. A ação é movida pela oposição ao grupo, representado pela chapa da candidata Gleds.

Diante das denúncias apresentadas, a AIJE solicita a inelegibilidade de Cláudio Régis e Afonso Galvão. Após análise judicial com a comprovação das acusações, a eleição da chapa eleita poderá ser anulada, cassando os diplomas dos candidatos, além do pagamento de multa.

Entre as denúncias, destaca-se a utilização da função pública para benefício eleitoral, a coação de eleitores e a captação ilícita de sufrágio, termo para descrever a prática ilegal de compra de votos.

Continue Lendo

Paraíba

Secretário da Segurança defende uso de câmeras corporais pelos guardas municipais de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário da Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, Dudu Soares, durante entrevista ao @portaldacapital, nesta terça-feira (17/12), defendeu o uso de câmeras corporais pelos guardas municipais que atuam na Capital paraibana.

Segundo o gestor, trata-se de uma discussão que é tendência e que terá que discutida.

Ainda de acordo com Soares, o profissional do setor precisa enxergar o recurso como defesa do próprio agente e da população.

É uma discussão nacional […] é uma tendência também. Tem que ser discutida […]. O Governo do Estado saiu na frente“, frisou Dudu Soares.

Confira o vídeo:

Continue Lendo