Sucesso. Essa é a palavra que define a terceira edição do Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo da Prefeitura de João Pessoa, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). O evento, que ocorreu durante todo o dia desta quarta-feira (29), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, se transformou numa grande área de oportunidades profissionais.
“Tivemos diversas empresas aqui no Espaço Cultural realizando o recrutamento das vagas presencialmente e uma grande equipe da Sedest empenhada em tornar as vagas exitosas, para que o candidato saísse daqui com seu emprego garantido. Também ofertamos cursos e capacitações nas áreas de vendas, marketing, noções de Chat GPT, Inteligência Artificial, enfim, temas importantes para o mercado de trabalho, mas que muitas pessoas ainda não estão familiarizadas”, destaca Vaulene Rodrigues, secretária municipal de Desenvolvimento e Trabalho.
O Espaço Cultural foi preparado para que os candidatos passassem por uma triagem e pudessem ser direcionados para as entrevistas de emprego. Quem aguardava na fila, era convidado a esperar em uma das salas de capacitação. Foram oferecidos mais de 35 cursos e oficinas durante o evento.
O estudante de Recursos Humanos, Hugo Lemos, foi uma das pessoas que aproveitou a oportunidade e fez uma capacitação na oficina de “Como utilizar as redes sociais e Inteligência Artificial (IA) para impulsionar sua carreira”. Ele foi ao Feirão em busca de uma vaga de emprego na área administrativa. “Fiquei sabendo do evento pela minha esposa, procurei saber de toda a programação e me inscrevi nos cursos profissionalizantes para enriquecer meu currículo e aumentar minhas chances de ser empregado”, comenta. “Fiz uma entrevista para uma vaga administrativa e acredito que essa capacitação em utilizar a IA, que é um tema que está em alta, pode me ajudar a conquistar o emprego”, acrescenta.
Quem ainda não tinha cadastro no Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), teve a oportunidade de fazer a inscrição no sistema e, assim, ser direcionado para a vaga mais adequada. A nutricionista Amanda Madeiro, que está em transição de carreira, foi uma das pessoas que realizou esse atendimento. “Eu trabalhava como gerente de produção, mas minha função acabava realizando muitas atividades administrativas. Então, eu decidi fazer um curso na área e ampliar esse horizonte profissional”, revela.
Maior adesão de empresas – A coordenadora adjunta do Sine-JP, Jessyka Barros, revela que mesmo após o início do Feirão, novas empresas aderiram ao evento. “Começamos com 96 empregadores ofertando duas mil vagas. Mas nosso email seguiu recebendo novas oportunidades e ultrapassamos o número de 100 empresas participando desta edição de 2024”, compartilha.
Segundo Jessyka Barros, as duas mil vagas de emprego oferecidas no Feirão contemplavam 150 cargos diferentes. “Tivemos 21 empresas in loco realizando as entrevistas com os candidatos. Então, é uma alegria ver o Espaço Cultural cheio, promovendo a combinação perfeita entre quem busca oportunidade e quem está a procura de profissionais”, destaca.
Quem estava na busca desse match perfeito era o estudante de Administração Jonathas Martins. Ele estava na fila para uma entrevista com uma empresa do setor varejista de material de construção. “Eu já tenho experiência na área, mas até agora não fui contratado. Vim para o Feirão otimista, na expectativa de sair daqui efetivado”, comenta.
A secretária Vaulene Rodrigues conta que o layout do Feirão precisou ser adaptado em virtude das fortes chuvas registradas em João Pessoa na terça-feira (28). “Tivemos pessoas que madrugaram aqui no Espaço Cultural e nós queríamos oferecer a melhor experiência para elas. Então, para esta quarta, pensamos num evento bem dinâmico, inclusive, começamos a distribuição das fichas bem cedo, antes das 8 horas da manhã”, revela.
Ao longo do evento, as equipes da Sedest distribuíram lanches para quem estava nas filas aguardando atendimento.
Empreendedorismo – O ‘Eu Posso’ da Sedest estava com um estande na área destinada para negócios, que concentrava a divulgação de empresas parceiras do III Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo.
A microempreendedora Analice Rodrigues, da Mato Seco Floral, foi uma das participantes do programa e estava comercializando seus produtos no evento. “Trabalho com flores secas naturais e desidratadas. Elas passam por um processo de secagem, que não deixa perder nem a beleza e nem a estrutura. Então, elas duram por muitos anos”, revela.
“O programa do município de João Pessoa ‘Eu Posso’, que foi premiado nacionalmente, tem esse olhar para quem está começando, que ainda não se formalizou, que não tem um plano de negócio estruturado. Nosso time de consultores dá todo esse auxílio que o empreendedor precisa nesse início. Atualmente, o programa já atende mais de três milhões de pessoas nos mais variados bairros da cidade”, finaliza a secretária de Desenvolvimento e Trabalho.
Confira imagens: