Nos acompanhe

Paraíba

Família Acolhedora: seminário reúne técnicos do serviço e discute acolhimento familiar na Paraíba

Publicado

em

Mais de 250 técnicos do serviço Família Acolhedora e profissionais da assistência social participaram, nessa terça-feira (28), do 2º Seminário Estadual de Acolhimento em Família Acolhedora da Paraíba. O evento, realizado em João Pessoa, foi aberto pela secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Pollyanna Dutra, e promoveu palestras com representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e referências estaduais e nacionais do serviço, como a assistente social Neuza Cerutti.

O objetivo foi fortalecer as discussões e as práticas relacionadas ao acolhimento familiar no estado. O Governo da Paraíba, por meio da Sedh, executa o serviço em um modelo regionalizado que garante a implantação em municípios com menos de 50 mil habitantes. Atualmente, há sete polos que vinculam 121 municípios.

“É revolucionário como um serviço, por meio dos vínculos afetivos, ressignifica a vida de alguém que tem seus direitos violados, perdendo sua identificação de lar e de família. E quando o Estado provê e coloca uma família acolhedora para restabelecer esses vínculos, isso nos traz esperança e, particularmente, me deixa muito feliz”, destacou a secretária Pollyanna Dutra.

O Serviço de Família Acolhedora organiza o acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastadas de suas famílias por medida de proteção, em residências de famílias acolhedoras. Essas famílias são previamente habilitadas, credenciadas, e quando acolhem, recebem um subsídio mensal destinado às necessidades da pessoa acolhida.

O representante do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Criança e do Adolescente (CAOP), o promotor de justiça Alley Escorel, em sua palestra, fez um resgate histórico do serviço na Paraíba. “Em 2018, apenas 23 municípios paraibanos contavam com o serviço de acolhimento institucional, naquele momento, apenas João Pessoa realizava o acolhimento familiar. Hoje, 121 municípios têm cobertura desse serviço por meio dos polos regionalizado do Família Acolhedora. O Ministério Público, que iniciou atuações nesse sentido, tem orgulho de fazer parte dessa histórica com o seu papel, não de executor da política, mas de apoiador e provocador”, ressaltou.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do adolescente da Paraíba (CEDCA-PB), Dimas Gomes, lembrou que ainda é preciso avançar. “Ainda precisamos de mais famílias acolhendo em nosso estado. No ano passado, o CEDCA-PB lançou o Plano Estadual de Acolhimento Familiar, e dentro das nossas atribuições de formular a política pública, conseguimos entregar para a Paraíba um plano para dez anos. Foi uma luta muito grande para construir esse plano e precisamos executá-lo. É um desafio para todos nós, pois não é fácil, seja para o Governo, para a sociedade civil ou para o Ministério Público. Por isso precisamos juntar forças”, enfatizou.

A palestrante convidada do evento, Neuza Cerutti, lembrou os avanços alcançados nos últimos anos. “Olhar para a Paraíba em 2019, com uma conversa ainda tímida sobre o Família Acolhedora, e chegar aqui em menos de cinco anos e encontrar um estado que eu ouço falar no Brasil inteiro como referência do serviço regionalizado é animador. Eu nem consigo disfarçar a minha felicidade em ver como o estado avançou e como ainda pode avançar”, avaliou a profissional que, além de assistente social, é graduada em Direito, consultora em assistência social e direito da infância e adolescência e especializada em violência doméstica infanto-juvenil.

A coordenadora estadual do Família Acolhedora, Deborah Santos, explica que as famílias que desejarem ser uma família acolhedora podem acessar a página do serviço no site do Governo da Paraíba para ter acesso ao edital com requisitos e também a um material com perguntas e respostas. Outro caminho é buscar diretamente um dos sete polos implantados: João Pessoa, Guarabira, Esperança, Patos, Itabaiana, Princesa Isabel e Pombal.

Ou ainda os serviços socioassistenciais em seus municípios, como Conselho Tutelar e outros. “Para que esse serviço cresça em nosso estado, precisamos de mais famílias. Nossa equipe técnica é qualificada e está pronta para atender, cadastrar e habilitar mais famílias para o acolhimento”, garantiu.

Prestigiaram o Seminário, os representantes do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), do Movimento Nacional Pro Convivência Familiar e Comunitária e da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo