Nos acompanhe

Paraíba

FCJA retoma programa de estudos compartilhados da vida e obra de José Américo de Almeida

Publicado

em

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) realiza, nesta quarta-feira (29), a primeira edição de 2024 do programa ‘Estudos Americistas’. A atividade, que visa o compartilhamento e aprofundamento do conhecimento em torno da vida do ministro José Américo de Almeida, de sua obra e aspectos da sua literatura, está programada para ocorrer das 9h às 12h, no Auditório Juarez da Gama Batista, Anexo I da FCJA, localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana.

O texto do escritor e político paraibano José Américo escolhido para a retomada desses estudos periódicos é a crônica ‘Entre o mar e a colina verde’, que compõe sua obra de memórias ‘Eu e Eles’, publicada em 1970. “Reiniciaremos por esse belo e singelo texto de Zé Américo, que nos leva a um passeio do mar azul até ao verdejante da colina, passando pelas dependências da casa onde ele viveu”, ressalta Helena Serrano, assessora de gabinete da FCJA.

Após a apresentação e leitura do texto escolhido, os participantes do ‘Estudos Americistas’ (servidores, pesquisadores e estagiários da FCJA, além de convidados e o público interessado na atividade) realizam um debate sobre o tema, com um recolhimento ao final das fichas-resumo, onde podem registrar a reprodução de algum trecho do texto que a pessoa achou mais interessante (com justificativa), expressando sua opinião e até mesmo destacando palavras que ampliaram seu vocabulário.

Os ‘Estudos Americistas’, de acordo com o presidente da FCJA, Fernando Moura, surgiram com dois objetivos: um de conhecimento e outro laboral. “O de conhecimento para que todos nós da Fundação, independentemente de função – gerencial, técnica, auxiliar – tivéssemos um conhecimento partilhado sobre o próprio José Américo, sua obra, sua vida e aspectos da sua literatura”, explica Moura. O outro objetivo surgiu durante o período da pandemia do novo coronavírus, “para uma ocupação produtiva”.

“A ideia continua sendo a de fornecer um texto para que as pessoas leiam, estudem, analisem e depois a gente debate, troca ideias, esclarece, tira dúvidas”, esclarece Fernando Moura, lembrando que, a partir desses dois eixos, há um saldo complementar: a prestação de serviço mais segura, mais concreta, com conhecimento mais aprofundado sobre o patrono da casa. “Hoje, um visitante quando chega lá, com qualquer pessoa que ele conversar, vai ter informações mínimas sobre Zé Américo, o que não acontecia antes”. E Helena Serrano completa: “esses estudos compõem uma proposta de autoformação, de capacitação da equipe da Fundação”.

Na avaliação do presidente da FCJA, boa parte das pessoas via a Fundação como um mero órgão estatal, uma mera instituição, uma repartição pública como as outras. “A gente tem que ter um olhar um pouco diferenciado. Exatamente por ser uma casa de memória, possamos ter essa memória aplicada de forma produtiva, efetiva e com uma partilha social consequente. A gente precisa saber sobre o que está falando”.

Fernando Moura analisa: “Hoje, todo mundo fala sobre José Américo. Claro que uns se aprofundaram, outros ampliaram, mas, o básico de tudo, todos nós temos”.

“Dieta moral”         
A obra ‘Eu e Eles’, de José Américo de Almeida, de onde foi extraída a crônica ‘Entre o mar e a colina verde’, é composta de quinze ensaios e se inicia com a autobiografia do autor. Da infância vivenciada pela paisagem do engenho em Areia, sua cidade natal, aos dias no seminário em João Pessoa e os anos no curso na Faculdade de Direito do Recife, José Américo discorre sobre as fases da infância, adolescência e juventude.

Boa parte da publicação versa sobre importantes expressões da vida política, do Direito e da cultura no Brasil. Em nota, José Américo informa que o livro contém um pouco da sua vida e reúne artigos acadêmicos e outros publicados em revistas, em livros esgotados e alguns perfis inéditos. “A idade não me pesa. Só o espelho me lembra que sou velho. Faço economia de vida: a dieta moral e o regime alimentar”, cita na obra o escritor e político José Américo de Almeida.

Continue Lendo

Paraíba

Santa Rita: confusão continua e vereador ameaça ir à Justiça contra colegas de parlamento

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A confusão iniciada no dia da posse dos vereadores em Santa Rita, Município localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, que impediu a eleição da Mesa Diretora, segue sem data para terminar e pode parar na Justiça.

O vereador João Alves (PSDB) prometeu, publicamente, recorrer a meios judiciais contra colegas que formam o grupo da minoria na Casa Legislativa para tentar confirmar a eleição da Mesa Diretora para a quarta-feira (08/01).

Eles vão ser responsabilizados. Todos. Criminalmente, civilmente e administrativamente […] a Câmara está parada por atitude de vocês“, enfatiza o parlamentar.

Os comentários do vereador foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (06/01).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Cícero Lucena autoriza construção de praça no Colinas do Sul II e confirma obras de pavimentação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com 17 praças incluídas no programa de construção e requalificação de espaços públicos de lazer e convivência, sendo 13 equipamentos já inaugurados, a Prefeitura de João Pessoa segue avançando com obras em todas as regiões da cidade. Nesta segunda-feira (6), o prefeito Cícero Lucena autorizou a construção da Praça do Colinas do Sul II, em ampla área para suprir uma necessidade antiga dos moradores.

Durante a solenidade, o prefeito ainda confirmou que todas as ruas do entorno da nova praça do Colinas estão com ordem de serviço autorizadas para receberem obras de pavimentação e destacou que a Prefeitura está cumprindo sua parte para atender as demandas de crescimento da cidade, avançando na melhoria de sua infraestrutura, mobilidade urbana e promoção de bem-estar e qualidade de vida para a população.

“Após a reeleição, a gente já vai dando mais de 10 ordens de serviço, além de entrega de algumas praças, numa demonstração clara de que quando nós pedimos na campanha que nos dessem mais tempo para não interromper os projetos em andamento, novos projetos que pudesse surgir, a gente estava falando a verdade. A prova é que no primeiro dia deste ano a gente já está dando mais ordens de serviço, não só em praças, mas também em escolas e em outros setores”, afirmou o prefeito.

Infraestrutura e planejamento – As obras para construção das praças acontecem através da parceria entre as secretarias de Planejamento, que desenvolve os projetos, e Infraestrutura, que executa. A previsão é de que novos equipamentos sejam construídos em várias áreas da cidade, no padrão que está sendo colocado em prática no Colinas – com quadras esportivas, academia, ciclovia, espaços pet, playground, itens de convivência, áreas verdes, entre outras.

“Esta é a ordem de serviço de número 1.798, da Seinfra. Uma praça belíssima, com investimento de R$ 1,3 milhão, para construir, numa área de 4 mil metros quadrados, espaços de convivência. Teremos pista de cooper, quadra de cimento, quadra de areia, área para o idoso, mesinhas para jogos, áreas para a criança, parque para o PCD”, detalhou o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Rubens Falcão.

O morador Adriano Felisberto esperava pela construção de uma praça no bairro há 17 anos. “Começar o ano com uma notícia dessa é um presente de Deus. A população precisa e merece, porque as crianças não têm onde brincar. Os idosos nem saem de casa porque o bairro não dispõe de nada de lazer. Um bairro grande, populoso, que agora vai ficar mais estruturado com essa praça”, celebrou.

Confira todas os itens presentes no projeto para construção da Praça do Colinas do Sul II:

Construção de quadra em concreto;
Construção de quadra de areia;
Construção de ciclovia;
Construção de calçada de entorno em concreto armado e rampas de acessibilidade;
Estacionamento com 16 vagas, sendo 02 acessíveis;
Construção de 03 espaços de espirobol;
Construção de playgrounde e playground PCD;
Instalação de Academia da Terceira Idade – ATI’s;
Instalação de bicicletário;
Construção de bancos em madeira;
Construção de mesas de jogos;
Construção de calçada em piso intertravado;
Preservação das espécies arbóreas existentes e plantio de novas espécies;
Criação de espaço Pet Place;
Instalações elétricas com iluminação ornamental.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Veja lista dos vereadores de João Pessoa que devem ser candidatos a deputado no próximo ano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Eles acabaram de tomar posse como vereadores de João Pessoa, mas já cogitam a possibilidade de entrar em uma nova disputa eleitoral no próximo ano. Claro que esta projeção feita agora pelo Política&etc só poderá se consolidar em agosto de 2026, época final para as convenções partidárias, mas o certo é que todos que contam neste levantamento cogitam a possibilidade de mudar de casa legislativa.

Dinho – o presidente da Câmara Municipal já comunicou que está em seu último mandato de vereador. Ele deve disputa uma vaga para a Assembleia Legislativa e já é cotado como um dos novatos na Casa de Epitácio Pessoa.

Eliza Virgínia – A vereadora já assumiu como suplente as vagas de deputada estadual e de deputada federal. Bateu na trave algumas vezes, atualmente é primeira suplente de deputada federal e deve voltar a Câmara Federal até o final do mandato. Filiada no Progressistas, ela vem sendo cortejada por outros partidos que prometem melhores condições para uma eleição como titular de mandato. A parlamentar não decidiu se deve concorrer ao cargo federal ou estadual.

Guga Pet – O vereador da causa animal foi o mais votado em João Pessoa, se credenciando para uma disputa maior. Ele está focando na vaga da Assembleia Legislativa, mas seu nome vem sendo cotado por partidos como um bom nome na disputa federal. Ele conseguiu imprimir a luta da causa animal em seu mandato e isso lhe trouxe reconhecimento para além da Capital.

Marcílio HBE – Com o desempenho eleitoral que vem obtendo nas últimas eleições, o vereador se credenciou para a disputa estadual. O próprio partido já cogita o parlamentar como uma boa opção para elevar a bancada na ALPB.

Tarcísio Jardim – Ele é primeiro suplente de deputado estadual e já assumiu o mandato na ALPB. Se não for chamado para compor o secretariado de Cícero Lucena em João Pessoa, o vereador deve retornar à Assembleia até o final do mandato dos deputados. Existe a possibilidade que ele assuma a cadeira na ALPB ainda neste semestre.

Marcos Henriques –  Ele vem sendo o único representante do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de João Pessoa pelo segundo mandato, já disputou uma vaga de deputado e deve retornar à disputa.

Chico do Sindicato – Depois de alguns mandatos na Câmara de João Pessoa, o agrupamento político do parlamentar já decidiu que ele deve entrar na disputa de uma vaga de deputado. Aliados já foram sondados sobre a possibilidade. O destaque do mandato do vereador está ligado a ações sociais.

Marmuthe Cavalcanti –  O vereador não esconde suas ambições políticas. Atuante na   Zona Sul da Capital, ele já buscou a eleição de deputado e o seu nome já foi colocado a disposição do Republicanos para a disputa.

Valdir Trindade – Novato na Câmara Municipal, ele disputou a vaga de deputado federal nas últimas eleições. O vereador deve retornar a disputa no próximo pleito, mas dependerá do futuro de Jutahy Meneses para saber qual cargo vai pleitear: os dois são do mesmo agrupamento político, um disputará a vaga de deputado estadual e o outro de deputado federal.

Carlão Pelo Bem –  Conservador, ele é bolsonarista e vem seguindo detalhadamente as orientações que o ex-presidente dá para as eleições na Paraíba. Foi o primeiro a ficar com Marcelo Queiroga na disputa municipal, assim que houve a sinalização de Bolsonaro.

Continue Lendo