A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e do Comitê Gestor, formado por outras secretarias municipais, está concluindo os preparativos para a realização da 9ª Edição da Ação Intersetorial (2024), que acontece durante a realização d’O Maior São João do Mundo nas áreas do Parque do Povo e nos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista. A novidade deste ano é que haverá um número maior de colaboradores. Serão 90 pessoas trabalhando em todo o período junino.
Outra mudança está na escolha do Centro Profissionalizante Antônio de Carvalho Souza, mais conhecido como Centro da Jovem, como local para acomodar as crianças e adolescentes identificados em situação de violações (a exemplo de exploração sexual, trabalho infantil, consumo de bebidas alcoólicas, mendicância, além de violência física e psicológica). Essa nova localização vai facilitar o trabalho das equipes porque o Centro da Jovem está localizado ao lado do Parque do Povo e próximo ao palco principal do evento, considerando o novo layout da festa.
A primeira-dama do Município, Juliana Figueiredo Cunha Lima, o secretário Fábio Thoma (Semas), e uma equipe da Secretaria visitaram o local nesta semana para discutir os ajustes necessários para o desenvolvimento dos trabalhos. Uma sala ampla e lúdica está sendo preparada para receber esse público (crianças e adolescentes), que será acompanhado por uma equipe técnica, enquanto aguarda a chegada dos pais ou responsáveis para buscá-las.
O Comitê Gestor da Ação Intersetorial é formado por equipes da Semas, que neste ano será a responsável pela logística da ação, e assessores das Secretarias de Educação (Seduc), Saúde, de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), Desenvolvimento Econômico (SEDE) e Gabinete do Prefeito. Também farão parte o Ministério Público do Trabalho (MPT); Conselho de Direito e Defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA); Conselho Tutelar; Vara da Infância e Juventude; Polícias Civil, Militar e equipes do Corpo de Bombeiros.
O Comitê Gestor trabalhará para garantir que crianças e adolescentes também possam aproveitar a festa, desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis. De acordo com Paulineto Sarmento, coordenador da Ação Intersetorial pela Semas, a edição deste ano está mais completa, em relação às anteriores, ampliando para as crianças e adolescentes os direitos garantidos à segurança durante os festejos juninos.
“Nesta terça e quarta-feira, dias 21 e 22, teremos a capacitação das equipes compostas por 90 colaboradores, com expertise em abordagem social, que irão atuar na ação. Já no próximo dia 28 de maio será o lançamento oficial da Ação Intersetorial 2024, no Sítio São João, com a presença de várias autoridades e convidados. Na ocasião estaremos fazendo a distribuição de kits que serão utilizados durante os trabalhos”, ressaltou Sarmento.