Setenta e cinco pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, da rede própria da Unimed João Pessoa, ganharam mais qualidade de vida e puderam retomar a rotina com mais tranquilidade. Ao longo de um ano, de março de 2023 até março deste ano, eles foram beneficiados com o protocolo ERAS (sigla em inglês para “Enhanced Recovery After Surgery), que vem sendo adotado pela instituição, que é referência em alta complexidade e única no Nordeste a adotar esse conceito.
No último sábado (18), foi realizado o Seminário, onde médicos e outros profissionais de saúde do Hospital Alberto Urquiza que participam do protocolo compartilharam experiências e resultados com outros médicos membros do grupo ERAS no Brasil. Entre as principais vantagens do uso do ERAS nas cirurgias cardíacas está a redução no tempo de internação do paciente, tanto na Unidade de Terapia Intensiva, onde ele fica de um a dois dias, quanto na internação hospitalar, onde a alta é concedida entre dois e quatro dias no pós-cirúrgico.
Durante o evento, os médicos participantes, apresentaram os princípios do protocolo ERAS, desde o pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório, reforçando sempre a segurança do paciente e qualidade na recuperação dele por meio de um trabalho conjunto, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas.
O anestesiologista e presidente da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho, foi um dos participantes do evento e apresentou seu trabalho sobre gestão da dor e cuidado no pós-operatório no contexto do paciente ERAS. Ele destacou a importância da adoção do protocolo adotado pela Unimed JP no benefício aos pacientes cardíacos. “É mais uma inovação pioneira trazida pela nossa Cooperativa e em prol dos nossos pacientes, promovendo uma recuperação mais eficaz, rápida e com qualidade”, destacou.
O responsável pela implementação do ERAS no Hospital Aberto Urquiza, o cirurgião cardiovascular Maurílio Deininger, falou sobre os princípios do protocolo e fez um balanço do primeiro ano de atendimento dos pacientes beneficiados com o ERAS. “O ERAS nos apresenta inúmeras vantagens. É um procedimento rigoroso e tem se mostrado muito relevante na recuperação e segurança do paciente, desde o pré-operatório até a alta e o pós-operatório”, disse.
PALESTRANTES
O evento contou ainda com a apresentação presencial da médica intensivista e gestora operacional do Hospital Alberto Urquiza, Yuzeth Brilhante, do cardiologista André Franci, que atua no Hospital Sírio Libanês (SP), além de outros profissionais da área que participaram de forma remota, debatendo o assunto.