Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de CG lança campanha “Forró Sim, Assédio Não” de combate a violência contra mulher

Publicado

em

Com os objetivos de divulgar, prevenir, orientar e acolher, a campanha “Forró Sim, Assédio Não”, elaborada pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria da Mulher, está sendo lançada nesta segunda-feira, 20, através do instagram coordenadoriadamulhercg.  A campanha vai executar ações para diminuir o índice de crimes de importunação sexual, especialmente neste período de realização d’O Maior São João do Mundo.

⁠Na prática, cerca de 150 pessoas estarão envolvidas no trabalho, que dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por advogadas, psicólogas e assistentes sociais, além de 70 voluntários atuando diretamente na campanha para prestar todo apoio e orientação, caso haja mulheres vítimas de violência na festa junina.

Um ponto fixo será instalado no Parque do Povo, que servirá como local de apoio e proteção, segundo informou a coordenadora da Mulher em Campina Grande, Talita Lucena. A campanha também vai fazer a distribuição de material educativo, em três idiomas, para conscientizar sobre a importância de respeitar e curtir a festa de uma forma respeitosa.

A novidade deste ano será a Central de atendimento 180, que estará pela primeira vez com uma equipe no Parque do Povo como parceira da Coordenadoria da Mulher.  O número estará disponível para atender chamadas e encaminhá-las para os profissionais que vão analisar as denúncias de assédio e oferecer o suporte necessário às vítimas.

A Guarda Municipal, através da Ronda da Mulher, também será uma inovação da Campanha. Toda equipe estará de prontidão nos mais de 30 dias de festa para fortalecer o trabalho. As denúncias de assédio, importunação sexual e outros tipos de agressão também poderão ser feitas através do whatsApp (83) 9 9307-8631.

A importunação sexual é um crime frequente em ambiente de festas. Entre as ações mais ‘comuns’ estão os beijos roubados, toques físicos não consentidos e as piadas vexatórias. Esse crime está previsto no artigo 215-A do Código Penal, com pena mínima de um ano e máxima de cinco anos de prisão.

As ações da campanha contra a importunação sexual e outros tipos de violência não se resumirão apenas ao Parque do Povo, serão estendidas para a rodoviária, aeroporto e outros espaços públicos.

“É importante frisar o apoio da primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, que desde o primeiro ano da campanha nos garante todo o apoio como uma das idealizadoras, bem como, o olhar atento do prefeito Bruno Cunha Lima, que está sempre aberto para as pautas de proteção à mulher, já que temos diversos projetos, hoje em prática, para proteger e prevenir a violência doméstica ou familiar”, concluiu Talita Lucena.

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro recebe honraria da Capitania dos Portos pelo apoio às atividades da instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), recebeu, nesta quinta-feira (28/11), uma homenagem da Capitania dos Portos da Paraíba, por meio do capitão fragata Ronaldo Júnior, que a entregou uma moeda simbólica representando que estão “no mesmo barco” contribuindo para o país.

A honraria ressaltou o apoio da parlamentar, que destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas para fortalecer e apoiar as atividades desenvolvidas pela instituição.

“Esse gesto simboliza a parceria e o compromisso que temos com o desenvolvimento do nosso estado, na Paraíba. Como senadora, destinei emendas importantes para a Capitania dos Portos, confirmando sua relevância estratégica para a economia da Paraíba e do Brasil”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB reúne-se em Brasília com o deputado Gervásio Maia e pleiteia emendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, acompanhada de diretores-gerais dos campi, reuniu-se com o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) nesta quinta-feira (28). Realizada no gabinete do parlamentar em Brasília, a audiência teve dois objetivos: apresentar a importância do papel do IFPB para a educação e pleitear emendas de bancada para o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025.

No encontro, Mary Roberta ressaltou o empenho de Gervásio Maia em defesa do desenvolvimento da Paraíba e da pauta da educação, especialmente pelas ações executadas para que o IFPB estivesse entre as instituições contempladas, ao longo dos anos, com recursos de emenda. A reitora também ressaltou o trabalho realizado pelo parlamentar para que a instituição recebesse novos códigos de vagas para contratação de professores. “Este é um momento de agradecer, mas de também fazer as solicitações para o ano de 2025. É um momento de agradecer, de solicitar e de projetar o futuro juntos”, afirmou.

Ao conversar com os integrantes da comitiva do IFPB, Gervásio Maia citou conquistas recentes para o Instituto, fruto ainda de suas ações na legislatura passada, como liberação de recursos para a construção de restaurante estudantil e ginásio esportivo, bem como para investimentos em laboratórios e aquisição de material didático.

O parlamentar também externou seu agradecimento ao ministro da Educação, Camilo Santana, à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foram sensíveis às ações empreendidas para “salvar o concurso do IFPB”, cujo prazo estava próximo a expirar.

“O concurso ia vencer e aqueles profissionais iam deixar de ter a oportunidade de servir na ampliação dos quadros  de um instituto que tinha a maior deficiência de quadros do país. E a gente conseguiu reparar essa injustiça histórica. No último instante, a gente conseguiu publicar e dar posse aos novos profissionais”, comentou. De forma informal, Gervásio Maia ainda “cobrou” à reitora Mary Roberta a implementação de um curso de Energias Renováveis no Campus Catolé do Rocha.  “Mas sei que isso vai chegar em breve”, pontuou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac visita obras do complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última quarta-feira (27/11), o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, realizou vistoria das obras que estão acontecendo no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.

Durante a visita, Flavio pôde constatar que a obra está em ritmo acelerado e destacou a importância desse investimento de quase 8 milhões de reais do Governo do Estado, que vai transformar a realidade da socioeducação na região de Campina Grande.

A visita foi acompanhada pela diretoria técnica da Fundac e a direção do Complexo Lar do Garoto, na ocasião, o presidente da Fundac teve ainda a oportunidade de dialogar com os agentes socioeducativos para que a unidade funcione da melhor forma possível.

Veja:

Continue Lendo