Nos acompanhe

Paraíba

Lideranças do Aratu dão posse aos novos defensores públicos da Paraíba

Publicado

em

A convite da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), lideranças da comunidade do Aratu, localizada no bairro de Mangabeira, deram posse aos 10 novos membros da instituição, em uma cerimônia simbólica realizada na Associação Amigas Solitárias, na última quarta-feira (8). A comunidade já é atendida pela Defensoria Pública da Paraíba e abraçou a iniciativa inédita da instituição de promover uma posse popular.

Os moradores do Aratu também protagonizaram outro feito: foram os primeiros paraibanos assistidos pelos novos defensores e defensoras. O atendimento jurídico foi realizado logo após a cerimônia e integrou o cronograma do Curso de Formação da Carreira de Defensor (a) Público (a), promovido pela Escola Superior da DPE-PB.

Na abertura, a defensora geral da Paraíba, Madalena Abrantes, ressaltou que a Defensoria Pública foi criada para o povo, sobretudo para as pessoas em estado de vulnerabilidade. “É junto de vocês que a gente se fortalece. A Defensoria não deve ficar ‘encastelada’, pelo contrário, a Defensoria precisa estar nas comunidades, escutando o povo, escutando o que vocês precisam. Para, então, reivindicar seus direitos e fazer justiça social”, ressaltou a DPG.

Coordenadora do Núcleo Especial de Cidadania e Direitos Humanos (Necidh), a defensora pública Fernanda Peres, aprovada no primeiro concurso da instituição, ressaltou a importância do evento e a escolha da comunidade do Aratu. “Essa posse é a realização de um sonho. Não foi possível fazer quando nós ingressamos na instituição, mas ver isso se concretizar agora é muito significativo, ainda mais porque a Defensoria tem uma ligação muito forte com a comunidade. Esse momento é muito simbólico e o acolhimento da comunidade torna tudo ainda mais especial”, ressaltou.

A fala foi reforçada pela ouvidora externa da DPE, Céu Palmeira, que acrescentou: “Muito me honra ver 10 jovens defensoras e defensores empossados agora pelo povo. É um momento histórico e muito simbólico”, ressaltou.

O mesmo foi destacado pelo procurador federal José Godoy Bezerra de Souza, que participou do evento a convite da Defensoria e da comunidade. “Esse momento é muito representativo, tanto no sentido da Defensoria estar buscando se estruturar do ponto de vista do seu pessoal para melhor atender ao povo paraibano, como é muito representativa uma posse em uma comunidade. O Aratu é uma comunidade simbólica que tem uma luta muito, muito representativa, que é a luta pela regularização fundiária. Então, é um momento realmente de um simbolismo, a Defensoria sai gigante por ter feito um evento onde fez, com os convidados que teve, com a comunidade sendo convidada, eu me senti muito honrado de estar aqui”, disse o procurador.

REALIZAÇÃO DE UM SONHO – Bruno Cavalcante Pedote é um dos defensores recém-empossados pela DPE. Ele avalia que a experiência na comunidade foi super proveitosa. “Estar na Defensoria é um sonho pra gente e estar aqui é conhecer as vulnerabilidades das pessoas e efetuar a nossa missão constitucional de promover os direitos humanos aos povos mais necessitados”, ressaltou.

Além de Bruno, tomaram posse Fernanda Apolonio Nobrega, Laura Maria Silva Cortez, Denis Fernandes Monte Torres, Leticia Maciel Emerenciano, Jessica Maria De Moura e Silva, Lorena Cordeiro de Oliveira, Sabrina Bruna De Oliveira Rigaud, Karielson Fernandes de Farias e Gabriel Garcia Soledade.

BOAS VINDAS – 
Várias lideranças fizeram questão de cumprimentar os novos defensores, desejando-lhes boas-vindas. Uma delas foi Sara, da Associação Amigas Solidárias. “Esse momento é único pra gente: uma posse de 10 defensores na comunidade. Que Deus abençoe essa jornada. Sem vocês, defensores, muita gente estaria passando perrengue. Vocês lutam pelos oprimidos, pelos sofridos, pelas minorias. Portanto, sejam muito bem-vindos”, disse.

Coordenadora da ONG Mulheres do Amanhã, Yara Guimarães aproveitou para agradecer o trabalho da Defensoria e destacou o papel da instituição para as pessoas mais vulneráveis: “Sem vocês nós não conseguiríamos avançar na luta por políticas públicas, por direitos e por igualdade social. Com vocês, seguimos adiante”, disse.

A Posse Popular foi conduzida pela diretora geral da Escola Superior, Monaliza Montinegro, e também contou com as presenças do subdefensor Institucional, Sylvio Porto, e da coordenadora de Combate ao Racismo da DPE, Aline Mota.

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro é diplomado vereador e projeta mandato propositivo na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador eleito de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade) foi diplomado, nesta segunda-feira (16), durante solenidade realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB).

Na oportunidade, Fábio Carneiro agradeceu a confiança da população que o escolheu como representante na Câmara Municipal e projetou um mandato propositivo, em consonância com os anseios da cidade.
“Vamos fazer um mandato participativo e antenado com a população de João Pessoa, defendendo pautas como o empreendedorismo, a geração de emprego e renda, a causa animal e outros temas relevantes do dia a dia da cidade”, destacou.

Após a diplomação, Fábio Carneiro aguarda a cerimônia de posse que será realizada no dia 1° de janeiro de 2025

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de Cabedelo convoca 105 aprovados em Concursos Público para 38 especialidades

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma das ações que contribuem para melhorar a eficiência, a transparência e a democratização do acesso ao serviço público é a realização de concursos. Em seis anos, a Prefeitura Municipal de Cabedelo já realizou três concursos públicos, contribuindo para o ingresso de 544 novos servidores públicos efetivos.

Nesta segunda-feira (16), foi divulgado o edital de convocação de mais 105 futuros servidores concursados, aprovados no último certame realizado em dezembro de 2023 para o preenchimento de vagas em 38 especialidades em diversas áreas.

De acordo com o edital 020/2024, os convocados deverão comparecer de 17 de dezembro até 27 de janeiro de 2025 na Secretaria Municipal de Administração (Sead), localizada à Rua Ernani Siqueira, nº 134 – Jardim Brasília, para apresentação dos documentos. O atendimento será realizado por ordem de chegada dos candidatos e distribuídas senhas limitadas à capacidade de atendimento, por turno.

Os exames médicos serão realizados, também, no mesmo período, mediante agendamento, das 8h às 13h, na Sead. A nomeação e posse dos novos servidores estão marcadas para o dia 03 de fevereiro de 2025

O edital completo com a lista de todos os convocados, documentos e prazos está disponível no site oficial da PMC (www.cabedelo.gov.pb.br).

Com a nova convocação, a gestão atual reduz de 1.500 em 2018 para menos de 200 o número de contratados por excepcional interesse público (o que representa menos de 10% do total de servidores), superando a meta estabelecida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), que limita em até 30% a existência desse tipo de contrato.

“Com essa nova convocação, atingimos a marca histórica de três concursos públicos em uma só gestão, possibilitando o ingresso de mais de 645 servidores efetivos para os quadros da PMC, o que mostra responsabilidade , comprometimento e zelo pelo dinheiro público, além de respeito às legislação e recomendações dos entes fiscalizadores”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

Cargos – Assistente Social (05 + 01 PCD), Assistente Social PSF (02), Biomédico (02), Condutor Socorrista (02), Profissional da Educação Físics (02), Enfermeiro (08), Enfermeiro Intensivista Neonatologista (03), Enfermeiro PSF (04), Farmacêutico (03), Fisioterapeuta (03 + 01 PCD), Fisiterapeuta especialista em Quiropraxia (01), Fisioterapeuta PSF (02), Fisioterapeuta UTI Neonatologista  (02), Fonoaudiólogo (03), Fonoaudiólogo  PSF (01), Médico Cirurgião Geral (03), Médico Cirurgião Vascular (01), Médico Infectologista (01), Médico Nefrologista (01), Médico Intensivista Neonatologista (01), Médico Neurologista (01), Médico Proctologista (01), Médico Psquiatra (02), Médico urologista (01), Médico Veterinário ( 02), Nutricionista (02),  Nutricionista PSF (02), Psicólogo (08 + 01 PCD), Psicólogo infantil (01), Psicólogo PSF (04), Técnico de enfermagem UTI neonatologista (02), Técnico em enfermagem (10), Técnico em enfermagem PSF (07 + 01 PCD), Técnico em labortório (02), Terapeuta Ocupacional UTI (01), Agente fiscal de tributos (03), Fiscal de Postura (01).

Continue Lendo

Paraíba

Flávio Moreira mira ocupar espaços na gestão municipal pelos diplomados do AGIR 36 em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do AGIR 36, Flávio Moreira, após ato de diplomação realizado nesta segunda-feira (16/12) do vereador eleito do partido, Luís da Padaria, e dos suplentes, busca ocupar espaços na gestão municipal em que a legenda “possa dar execução os projetos que fazem nosso partido”.

Consta entre os diplomados a suplente Alyne Moreira, 5ª mulher mais votada nas eleições deste ano em João Pessoa.

Mesmo sem querer apontar secretarias específicas, por entender que a decisão cabe ao prefeito Cícero Lucena (PP), Moreira destacou a trajetória da esposa Alyne no que tange o tocante à administração pública.

“Alyne é reconhecidamente uma técnica de mão cheia e capaz de ocupar qualquer espaço para servir ao povo de nossa cidade, visto que é vocacionada a ajudar quem mais precisa, assim como Cícero. Alyne tem como maior inspiração Lauremilia, uma abnegada mulher a serviço de nosso povo e certamente pode estar em qualquer lugar que o prefeito entender necessário”, destacou.

O gestor concluiu enaltecendo a parceria entre ele e Cícero, além dos avanços que o prefeito tem feito na cidade ao lado do governador João Azevêdo (PSB).

“A capacidade de escolha do Prefeito Cícero, que sabe o que é melhor para nossa cidade, bem como sabe o quanto somos leais ao projeto que ele e o governador João Azevedo tem implementado em favor de nosso povo”, frisou.

 

 

Continue Lendo