O hambúrguer é extremamente consumido no mundo todo, e o Brasil não é exceção. Ele é uma das opções de comida rápida e popular, tanto em estabelecimentos especializados, quanto em lanchonetes e restaurantes. A crescente oferta de opções “gourmet” e artesanal contribuiu para a consolidação desta refeição como um dos pratos favoritos de muitas pessoas. O sucesso é tanto que o hambúrguer ganhou até um dia especial, comemorado mundialmente em 28 de maio.
Em João Pessoa, a comemoração começa antes, no God Save The Burger Festival, dia 26 de maio, com o primeiro festival totalmente dedicado a ele. Promovido pela indústria Unipão em parceria com a Alfa Confraternizações, o evento open food, acontece no Casarão Alfa, no Cabo Branco, e vai receber as melhores hamburguerias artesanais de João Pessoa, além da Madre Tereza Déli, reconhecida como a melhor hamburgueria do Brasil pela Batata McCain e pelo Blog Hambúrguer Perfeito.
João Júnior, diretor da Unipão, conta que a ideia do festival surgiu do desejo de unir pessoas apaixonadas por hambúrguer e celebrar esta data especial, dedicada a um alimento que conquistou um lugar cativo nos corações e mesas de milhões ao redor do mundo. “É mais que apenas uma refeição, o hambúrguer se tornou símbolo de momentos especiais e da vida cotidiana. Hoje em dia é mais pedido até mesmo do que a pizza nos aplicativos de comida”, conta.
Esse desejo foi amadurecido por dois anos, inspirado também pela vontade de desmistificar a ideia que “hambúrguer é tudo igual”. “Queríamos mostrar as variações desse alimento, e João Pessoa foi escolhida como sede, pois foi onde começamos a atuar com especialização em pães para hambúrguer artesanal. Além disso, acreditamos muito no mercado daqui, que é forte, tem boas opções. Vamos valorizar nossos parceiros e os produtos da nossa terra”, conta.
Apesar de voltado para o público pessoense, o festival vai contar com turistas de outras cidades como Manaus. Já as estações terão hamburguerias de João Pessoa, Campina, Recife e Natal. “Todos são referência no mercado. Serão sete estações comandadas por grandes hamburguerias e ainda terá a participação da Madre Teresa Deli, de Brasília, reconhecida como melhor do Brasil em 2023”, adianta João.
Atrações — Muita música vai animar o público do God Save The Burger Festival. Uma das atrações é Victor Gouveia, com um samba de alta qualidade. Logo em seguida, a banda Primeira Estrada, com muito rock. Para entreter o público, além da música ao vivo, João planeja um desafio épico: um concurso para ver quem consegue devorar mais hambúrgueres em 20 minutos, com direito a um prêmio surpresa. Além das atrações da noite, os participantes também podem desfrutar de entradinhas, smashburguer, hambúrguer alto, suíno, de frango e até sobremesas.
Apesar dos desafios de realizar o festival durante o mês do hambúrguer, no qual há muita demanda dos parceiros, a determinação dos organizadores segue inabalável. “Queremos expandir, tornar maior e até levar para outras cidades. A expectativa é que o God Save the Burger seja o primeiro de muitos. Quem sabe pode ter outro no segundo semestre?”, sugere.
O evento é realizado pela Unipão e Alfa Confraternizações e conta com o patrocínio de Rei das Carnes, Batatas McCain, Cervejaria Philipéia, Padaria Névi, Padeirão food service, Nutella, Vigor, Ovomaltine e Mccoy’s. Está incluso no open food água e refrigerante, bebidas alcóolicas são vendidas separadamente no local.
Confira imagens: