No período entre os dias 2 e 4 de maio, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai homenagear o suplente de vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), além de realizar mais uma palestra formativa do projeto de estágio-visita ‘Aprendiz de Vereador’.
Na quarta-feira (2), às 11, acontece uma sessão solene para outorga do Título de Cidadão Pessoense ao suplente de vereador Marmuthe de Souza Cavalcanti. A honraria e a solenidade foram propostas pela vereadora Helena Holanda (PP). O evento será realizado no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo municipal.
O suplente de vereador Marmuthe de Souza Cavalcanti é natural de Juazeiro do Norte (CE). Também foi suplente de vereador em 2008; e exerceu o mandato na 16ª Legislatura de 2013 a 2016. Na última eleição, em 2016, ficou como segundo suplente na coligação PSD, PSDB, PHS e PTN; o primeiro suplente era o vereador Professor Gabriel, que está no lugar do vereador Pedro Alberto Coutinho, falecido no ano passado.
Na sexta-feira (4), às 11h, está prevista mais uma palestra formativa do projeto de estágio-visita ‘Aprendiz de Vereador’, em uma iniciativa da Escola do Legislativo Celso Furtado da CMJP. O evento será realizado no plenário Fernando Paulo Carrilho Milanez, no Anexo da Casa. Essa é mais uma palestra de apresentação aos estudantes universitários que irão participar do projeto em 2018, sobre as atividades e os trâmites dos processos legislativos da Casa.
O ‘Aprendiz de Vereador’ possibilita a cada estudante participar das atividades legislativas inerentes a um gabinete, trabalhando com toda a equipe parlamentar do vereador para o qual for selecionado. O destaque é que, após duas semanas de atividades na CMJP, os universitários vão sugerir projetos que poderão ser aprovados pelos parlamentares da Casa Napoleão Laureano e virarem lei.
Os universitários vão vivenciar os bastidores do Parlamento Mirim através da iniciativa por duas semanas. As iniciativas dos estagiários poderão virar Projeto de Lei (PL), Requerimentos, Indicações, Medidas de Fiscalização ou Estudo Técnico e, se aprovados, vigorarem como normas oficiais da Capital.