Apoio aos corredores de rua, suporte a competições em João Pessoa, além do custeio de passagens, inscrições e materiais de treinos para atletas paraibanos são ações recentes realizadas pelo deputado federal Ruy Carneiro em prol do esporte. O parlamentar, que foi o responsável pelo novo formato do programa Bolsa Atleta, criticou o Governo da Paraíba por conta do grave descaso com os desportistas do estado.
Treinadores, atletas e equipes estão desde janeiro sem respostas sobre o projeto estatal que deveria dar suporte aos selecionados pelo programa governamental, condenou Ruy. “O descaso em relação ao Bolsa Atleta é absurdo. Na semana passada, tanto eu quanto o Pedro denunciamos a inércia do Governo do Estado com o que deveria ser uma das principais políticas públicas de incentivo ao esporte na Paraíba. As inscrições para a seleção do ano de 2024 foram encerradas em janeiro. Já estamos em abril, os atletas estão há 3 meses sem saber quem foi selecionado e sem receber nada”, afirmou.
O deputado afirmou que vai seguir monitorando a situação e cobrando regularidade por parte da gestão. “Depois das nossas cobranças, o Governo do Estado marcou com três meses de atraso a data para o anúncio do resultado. Vamos seguir acompanhando para ver se o pagamento será mensal e em dia. Porque caso isso não aconteça, desestabiliza completamente o dia a dia e a organização dos atletas. Nossa missão enquanto oposição responsável e propositiva é apontar esses problemas e cobrar melhoria na qualidade das ações”, enfatizou.
Apoio ao Esporte
Ruy tem utilizado parte dos recursos do auxílio-mudança, que ele não concorda com o recebimento e abriu mão, para promover incentivos aos atletas paraibanos.
A criação do Time Ruy foi pensada justamente para tentar minimizar a falta de efetividade nos programas esportivos desenvolvidos pelos poderes públicos no estado e em João Pessoa. Quatro atletas de diferentes modalidades foram selecionados entre centenas de inscritos. Eles receberam R$ 2 mil reais em patrocínio e os recursos foram utilizados para custeio de materiais de treino, viagens para campeonatos ou passagens aéreas.
Os valores do auxílio também foram utilizados para garantir a inscrição de 25 lutadores no Open Jampa de Jiu-Jítsu, 30 inscrições no Campeonato Paraibano de Jiu-Jítsu e 115 inscrições de corredores na 2ª Corrida Contra o Câncer, promovida pelo Hospital Napoleão Laureano. Todos os atletas beneficiados foram selecionados por meio de ações promovidas através das redes sociais do deputado.
Projetos Históricos
Ruy também foi responsável pela criação do Projeto Ginásio Cidadão, promovido pelo Governo da Paraíba durante o período em que ele foi Secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado. A iniciativa beneficiou milhares de crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, que tinham acesso gratuito à diversas modalidades esportivas no horário oposto ao escolar.
No mesmo período, Ruy também aprimorou o Programa Bolsa Atleta na Paraíba, elevando em mais de 50% o número de beneficiários. A iniciativa deu suporte a 450 selecionados, com bolsas de até R$ 2 mil. Entre os beneficiados estavam atletas como a corredora Pretinha e o lutador Cara de Sapato.