A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizará, nos dias 22 e 23 deste mês de abril, a I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento acontecerá no auditório do Sebrae e contará com a participação de 200 pessoas, entre delegados, convidados e colaboradores do SUS da Capital.
“As conferências municipais são ferramentas excepcionais para debater temas importantes para a construção de uma rede pública cada vez melhor. Gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão juntos, mais uma vez, para traçar metas e melhorias para o serviço já ofertado, nesse primeiro momento em nossa cidade e, posteriormente, no estado e no país, o que é incrível, pois no fim temos um serviço para a população feito por ela mesma”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Luis Ferreira.
O evento terá como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, que será trabalhado por meio de eixos temáticos. O primeiro eixo abordará a ‘Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da Educação em Saúde’, o segundo será sobre ‘Trabalho digno, decente, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil’; e o eixo III trabalhará a ‘Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da Saúde’.
“A Conferência acontecerá em todo país com a missão de fomentar os debates a cerca da valorização das pessoas que constroem o Sistema Único de saúde e fazem dele um sistema que cuida e acolhe todos os partícipes da saúde pública em sua dimensão”, explica a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mariah Marques.
Quem tiver interesse em participar da Conferência e por ventura não tenha feito a inscrição prévia, deve comparecer ao auditório do Sebrae, na segunda-feira (22) entre 8h e 9h30, assinar a listagem de ouvinte para aguardar as vagas dos inscritos que não comparecerem ao credenciamento. As vagas remanescentes serão disponibilizadas por ordem de chegada aos ouvintes.
A solenidade de abertura da I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde acontecerá as 8h30, com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais. Já o credenciamento tem início às 7h30 e segue até as 9h30.
Confira imagem: