Nos acompanhe

Paraíba

Hospital Metropolitano realiza captação de múltiplos órgãos e, em sequência, transplante de coração

Publicado

em

Pela primeira vez na história do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires foram realizadas, em sequência, uma captação de múltiplos órgãos e um transplante cardíaco. O fato inédito ocorreu na noite desse domingo (14) e ambos pacientes eram acompanhados na unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba  e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). O beneficiado com o novo coração foi José Jonoilton Clementino, de 53 anos, que sofria com uma insuficiência cardíaca grave e estava na fila única de transplantes.

A nova chance para Jonoilton só foi possível graças ao sim da família do paciente doador, de 38 anos, que teve a Morte Encefálica (ME) confirmada no último sábado (13), em decorrência de hipertensão intracraniana. Além do coração, foram doados fígado, rins direito e córneas.

O cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre ressaltou que o fato do doador e receptor estarem em salas vizinhas na mesma unidade de saúde, além de ser algo inédito, foi muito positivo para preservar a saúde do órgão doado, pois quando o assunto é transplante, poucas horas fazem diferença. Para o coração, o tempo de isquemia é de apenas 4 horas. Como nesse transplante o doador e receptor estavam bem próximos, decorreram apenas 5 minutos entre retirada, que foi concluída às 23h15, e o procedimento de implante do órgão, que começou às 23h20.

“Dois cirurgiões ficaram preparando o doador, e outros três estavam na sala vizinha já preparando o receptor. Ficamos nos comunicando, e, após inspecionar o coração do doador, foi sinalizado que estava tudo bem para prosseguir com a retirada do coração do receptor para ele receber o órgão doado”, pontuou o cirurgião cardiovascular, que também fez questão de ressaltar a importância da doação. “Eu gostaria, também, de agradecer à família do doador, que no momento de dor teve a grandeza de praticar esse gesto de solidariedade e, com isso, salvar várias vidas”, pontuou Maurílio Onofre, um dos cinco cirurgiões responsáveis pelos procedimentos.

Como Jonoilton estava em Coremas, no Sertão da Paraíba, a aproximadamente 5 horas de distância via terrestre do Hospital Metropolitano, o apoio da aeronave do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba foi essencial para reduzir o tempo de sua locomoção até o Metropolitano. A aeronave pegou o paciente em Patos e o levou até o aeroporto Presidente Castro Pinto, de onde ele foi transferido de ambulância para o Hospital Metropolitano. O paciente estava em casa assistindo televisão quando recebeu a notícia que foi dada pela filha Ana Cristina.

“Quando eu fiquei sabendo que ia receber o coração corri para o quarto, abracei minha netinha, foi só alegria, não conseguia nem falar com mais ninguém que ligava de tanta emoção. A minha esposa ligou e disse que o avião ia me pegar lá em Patos, eu agradeci a Deus que pelo menos é mais rápido. Só tenho a agradecer a essa família que doou o coração, e, ao mesmo tempo, sentir a perda deles. Até nisso as coisas de Deus são tão bem feitas, minha esposa mesmo é doadora de órgãos. Eu só tenho a agradecer a essa família e desejar que Deus ilumine eles com muita paz e muita saúde”, disse José Jonoilton.

De acordo com a médica cardiologista clínica e coordenadora do ambulatório para transplante do Metropolitano, Tauanny Frazão, que acompanhou o caso de José Jonoilton desde 2023, o paciente sofria com uma insuficiência cardíaca avançada e o transplante era necessário. “O coração dele estava muito crescido, por consequência de uma miocardiopatia isquêmica, ou seja, de um infarto prévio. Ele já havia colocado stent em uma das principais artérias, mas infelizmente ele evoluiu com uma sequela importante que foi esse coração crescido”, contou a cardiologista.

Ela pontuou ainda que essa insuficiência cardíaca gerou muitos sintomas no paciente, então ele não conseguia mais fazer as atividades habituais. “Jonoilton era agricultor e já não conseguia mais trabalhar, ele tinha cansaço aos pequenos esforços, e aí, graças a Deus, chegou o tão esperado transplante cardíaco para que ele possa ter uma vida nova. E tudo isso só foi possível porque essa família, mesmo em meio a tanta dor, teve um ato de generosidade de dizer sim. Então, nós como equipe só temos a agradecer a essa família pelo privilégio e a honra de receber esse coração”, discorreu.

A diretora do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie, ressaltou que, além do complexo hospitalar ser um centro transplantador, também é centro de doação de órgãos, e isso aumenta as chances para um bom resultado do transplante. “Sabemos que quanto menor o tempo de isquemia, ou seja, quanto menor o tempo que o coração fica fora do peito do doador para o receptor, menor a chance de rejeição, de complicações, então melhor será o desfecho do transplante cardíaco. Foi um privilégio muito grande para nossa equipe que ficou bastante entusiasmada com essa novidade. E celebramos o sucesso do procedimento”, afirmou a gestora.

“O sucesso de cada transplante é fruto de uma doação de órgãos, e este é resultado de uma rede de profissionais, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros. A generosidade dessas famílias é verdadeiramente inspiradora e nos lembra da importância da solidariedade e compaixão em momentos de adversidade,” destacou a coordenadora de enfermagem da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Metropolitano, Patrícia Monteiro.

Referência em alta complexidade cardiológica – O Hospital Metropolitano foi habilitado para a realização de transplante cardíaco em junho de 2020, desde então, oito paraibanos já tiveram suas vidas transformadas com a realização do procedimento na unidade.

Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração em crianças. Em 26 de março de 2022, a unidade hospitalar realizou o primeiro transplante cardíaco 100% SUS pela Paraíba. Já em 2023, foram realizados quatro transplantes cardíacos e, este ano, três. A Unidade é também o hospital coordenador do programa Coração Paraibano, responsável por reduzir em mais de  40% a mortalidade por infarto agudo do miocárdio na Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande é destaque no Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Campina Grande foi um dos destaques do Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo (REM-F 2024), divulgado nesta semana. A Rainha da Borborema ficou em primeiro lugar, entre as médias e grandes cidades do Nordeste e entre as 200 primeiras do país, com mais eficiência nos serviços ofertados à população nas áreas de saúde, educação e saneamento, gastando menos recursos.

Campina aparece na posição 192 do ranking, entre os 5.281 municípios analisados, bem a frente da capital João Pessoa, que está na posição 1.429 e também a frente de todas as capitais do Nordeste.

Durante a participação na sabatina do Conselho Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (5), o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) falou sobre o tema e destacou os avanços que a gestão tem alcançado para garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

“ Na saúde, ampliamos a cobertura da atenção básica para 99%, reformamos 75% dos postos de saúde existentes, ampliando o horário de atendimento e ampliando o leque de especialidades ofertadas, fruto de um trabalho árduo da nossa equipe. Na educação, ampliamos o número de vagas em creches, o número de escolas integrais, de escolas que ofertam ensino bilíngue. Tudo isso, nos faz ter certeza que estamos no caminho certo”, afirmou Bruno Cunha Lima.

Continue Lendo

Paraíba

“O juiz não deve ser protagonista”, manifesta advogado sobre princípio da ampla defesa ao cidadão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e mestre em Ciência Política, Luiz Pereira, utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (05/09) para manifestar a importância da prática do princípio da ampla defesa ao cidadão ao falar sobre o tema do ativismo judicial no Brasil.

“O ativismo judicial hoje talvez seja uma das ferramentas de maior gravidade no exercício da cidadania, na proteção do direito das pessoas. O juiz, em nenhum momento do processo, ele deve ser protagonista. A gente coloca esses personagens acima da lei, e isso tem causado prejuízo, porque quando você coloca na condição de que esses personagens eles são a representação do Estado, você precisa confrontar o poder do Estado – que é soberano – com o poder do cidadão que está diante da onipotência do Estado. Eu ‘tenho’ toda uma classe jurídica contra um cidadão, que tem restrições e limitações de formação, de cultura, financeiras. Veja que quando a gente fala de ativismo judicial, a gente consegue enxergar o quão nocivo pode ser a atuação de um juiz que ultrapassa o limite”, detalhou.

Lista Sêxtupla

Luiz Pereira é um dos advogados candidatos para a lista sêxtupla que será formada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), na disputa para o preenchimento da vaga de desembargador, por meio do Quinto Constitucional, destinada à advocacia no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

A relação com os seis candidatos será encaminhada ao Poder Judiciário que irá definir a lista tríplice e encaminhar no mês de outubro ao governador João Azevêdo (PSB) para que o gestor faça a escolha.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Emenda de Eduardo Carneiro garante novo equipamento que vai beneficiar o município de Pitimbu

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O município de Pitimbu, localizado no litoral sul da Paraíba, foi beneficiado com uma nova retroescavadeira que será utilizada em ações de infraestrutura e serviços de mobilidade.

O equipamento foi garantido por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), atendendo a pleito da prefeita Adelma (PSB).

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (05/09), Eduardo celebrou os benefícios que a retroescavadeira irá proporcionar à população e destacou os esforços encaminhados ao município que já soma mais de R$ 1 milhão em recursos.

“Esta escavadeira representa um passo significativo na melhoria das nossas estradas, facilitando o tráfego e a circulação de bens e serviços para toda a população. Aqui tem trabalho!”, disse.

Confira:

Continue Lendo