Nos acompanhe

Paraíba

Secretaria de Saúde divulga segundo levantamento de infestação do Aedes aegypti do ano na cidade

Publicado

em

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental, divulgou na manhã desta terça-feira, 9, o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do Município em 2024. O resultado foi de 4,5.

O levantamento foi realizado entre os dias 1 e 5 de abril. Foram vistoriadas 9.024 casas. É a maior amostra já coletada. As equipes localizaram focos do mosquito em 4,5% das residências, ou seja, em 406 imóveis. Cerca de 80,5% dos focos estavam em depósitos localizados ao nível do chão, que são as cisternas, baldes, vasos, caixas d’água no solo, entre outros.

O resultado configura alto risco de proliferação do mosquito e de disseminação das doenças provocadas pelo Aedes aegypti. Dos 63 bairros vistoriados, 34 apresentaram índice superior a 4,0%, ou seja, alto risco. Os bairros com maiores índices são Santa Cruz e Presidente Médici (9,8%). Os menores índices foram registrados em Catolé e Estação Velha (1,2%).

O Complexo Aluízio Campos apresentava índice de 7,4% no primeiro LIRAa e agora teve 1,6%. O distrito de Galante caiu de 5,0% para 1,7%. Palmeira Imperial e Bairro das Cidades reduziram de 8,0% para 5,3%. “Em todas essas áreas em que houve queda foram realizadas diversas ações, panfletagem, palestras em escolas, em unidades de saúde”, ressaltou o gerente de Vigilância Ambiental do Município, o biólogo Hércules Lafite.

Lafite, que é especialista em gestão ambiental, considerou o resultado razoável diante do período. “Estamos em um período de muitas chuvas e de muito calor. A água favorece que as fêmeas coloquem seus ovos e as larvas do mosquito nasçam e o calor propicia a reprodução, diminuindo o tempo do ciclo reprodutivo e aumentando a proliferação. Diante de tudo isso, o índice demonstrou um controle”, explicou.

Lafite também analisou que os dados são reflexo da ação governamental com a campanha “Em Campina, Mosquito não se cria” e ressaltou o papel da população. “Ora, se houve redução exatamente nos bairros em que levamos conscientização, isto significa dizer que o maior agente de combate é a população”, avaliou.

O segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do Município em 2024 pode ser acessa por meio do link https://campinagrande.pb.gov.br/liraa-secretaria-de-saude-divulga-segundo-levantamento-de-infestacao-do-aedes-aegypti-do-ano-na-cidade/

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Com investimento de quase R$10 milhões, São Bento recebe obras de pavimentação em diversas ruas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento segue avançando nas ações estruturais da cidade e chega a última etapa das obras de pavimentação na comunidade da Barra de Cima.

Com um investimento de quase R$ 10 milhões de reais, os serviços ocorrem por meio de parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado.

“A persistência, as parcerias verdadeiras entre a Prefeitura Municipal de São Bento e o governador João Azevêdo, porque isso honra de verdade a vontade do povo. Isso sim é uma nova cidade graças ao trabalho”, destacou o prefeito Doutor Jarques em vídeo publicado nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo