Nos acompanhe

Paraíba

Insegurança: Em quase sete anos, Paraíba registra 723 ocorrências contra bancos

Publicado

em

Um levantamento realizado, anualmente, pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba apontou que desde 2011 – ano de início dos registros –, até esta quarta-feira (25), um total de 724 ocorrências de violência contra bancos foram registradas no Estado. Entre as ocorrências estão: explosão, assalto, arrombamento, tentativa de arrombamento e saidinha. Sendo, explosão (384) o caso em maior número, em seguida de arrombamento (168) e, por último, a tentativa de arrombamento (65).

Na madrugada desta quarta-feira mais um posto bancário foi explodido no Estado, dessa vez na cidade de Bananeiras, no Agreste da Paraíba. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos chegaram armados e, além da explosão, também dispararam vários tiros nas ruas da cidade. Não se teve informação de quanto em dinheiro foi levado pelos bandidos.

Para tentar coibir a ação dos criminosos que praticam este tipo de violência, o deputado Benjamin Maranhão (SD), apresentou um projeto de Lei (PL 9882/2018), na Câmara dos Deputados e aumenta a pena de prisão para pessoas que comercializarem ilegalmente produtos, substâncias ou explosivos. A pena que na Lei atual (10.826) é de 4 a 6 anos, passa a ser de 6 a 12 anos na proposta apresentada pelo parlamentar paraibano. “O número de crimes a bancos praticados em nosso país é um caso grave. Semanalmente sabemos de notícias envolvendo assaltos e arrombamentos a bancos com o uso de explosivos”, disse.

Além do projeto, o parlamentar cobra ao Ministério da Segurança Pública investigações da Polícia Federal nos crimes de furto ou roubo de caixas eletrônicos com o uso de explosivos e que aponte os crimes que vêm sendo apurados, quais as ações para coibir os criminosos, entre outros. “Buscamos com o Ministério encontrar respostas práticas para os crimes. Pois é óbvio que somos leigos quando se trata de organizações criminosas com atuação em diversos estados do Brasil”, afirmou.

Mais preparo e estrutura para polícia – Benjamin Maranhão também ressalta a participação do Governo do Estado para combater a criminalidade. “Nossos policiais precisam estar preparados para enfrentar esses grupos que invadem as cidades da Paraíba, arrombam e explodem caixas eletrônicos e agências bancárias e saem impunes. É preciso capacitar e investir em equipamentos para nossa polícia e fazer valer o direito que todo e qualquer cidadão possui em termos de segurança”, declarou.

De acordo com levantamento do Sindicato dos Bancários da Paraíba, do Litoral ao Sertão diversos municípios são alvos da violência contra bancos. De 2011 a março de 2018 é possível observar que as cidades de João Pessoa – Capital da Paraíba –, e Campina Grande – segunda maior cidade do Estado –, são sempre alvo dos criminosos. Já as cidades de Cabedelo, Santa Rita e Caaporã também são vistas como alvos preferenciais da criminalidade.

Continue Lendo

Paraíba

São Miguel de Taipu: Daniella Ribeiro participa de inauguração do Aeroclube José Targino Maranhão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou no sábado (23/11), junto de outras autoridades, da inauguração do Aeroclube da Paraíba – José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu. A solenidade também comemorou os 84 anos do Aeroclube da Paraíba.

Daniella disse que a inauguração do Aeroclube é um passo a mais para o desenvolvimento da aviação no Estado e, também, para a economia da Paraíba como um todo. Lembrou do investimento de quase R$ 8 milhões, enviados por ela e pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para obras de infraestrutura no município de São Miguel de Taipu, o que possibilitou a instalação do Aeroclube na região.

A senadora disse ainda que é merecida a homenagem ao ex-governador José Targino Maranhão, que faleceu em 2021, em consequência da COVID-19, e que era apaixonado por aviação (por isso a homenagem). A viúva de José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, esteve presente ao evento, ao lado de familiares.

O diretor-presidente do Aeroclube, Alberto Gomes, destacou que o dia “é histórico, e demonstra a união, força e capacidade de desenvolvimento que a Paraíba e, também, a aviação tem”.

O vice-diretor do Aeroclube, Venâncio Alencar, disse que a união foi fundamental para que o dia de hoje se tornasse real. “Hoje, ao olharmos para essa nova pista, é símbolo da nossa força e união. Estamos fazendo história nesse espaço”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, o deputado federal Mersinho Lucena, além de deputados estaduais e vereadores do município de São Miguel de Taipu.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de famílias atípicas.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo