Nos acompanhe

Paraíba

Autoridades de trânsito de todo o país estão reunidos em Campina no VII Focotran

Publicado

em
As maiores autoridades de trânsito, de vinte e dois estados do país, estão reunidas em Campina Grande até a próxima quinta-feira, 26, durante a realização do VII Encontro Nacional de Conselhos de Trânsito, no Centro de Convenções do Garden Hotel. O tema do evento para este ano é “Nós Somos o Trânsito”.

O Focotran é uma promoção da Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, e a solenidade de abertura ocorreu na manhã desta terça-feira, 24, contando com as prestigiadas presenças do Presidente do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, Mauricio Alves, do Presidente do Focotran – Horácio Mello, do Vice-Prefeito Enivaldo Ribeiro, e de demais autoridades locais e nacionais, sendo recepcionados pelo Superintentende da STTP – Félix Neto.

No primeiro dia do encontro, que acontece pela segunda vez em Campina Grande, a pauta discorreu sobre A Resolução 688/2017 – Regimento Interno dos Cetran’s, e o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), e a exposição de assuntos relativos aos Cetrans (Conselho Estadual de Trânsito) dos Estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Ceará, Pará e Pernambuco.

Na exposição do anfitrião, o dirigente da STTP – Félix Neto – destacou as inúmeras ações desenvolvidas para a redução de acidentes em Campina Grande, sempre focando na engenharia, na educação, e na fiscalização, além dos bem sucedidos projetos de tecnologia implementados no trânsito local, em parceria com as universidades, a exemplo da fábrica de semáforos. “Estamos discutindo uma politica estratégias de redução de acidentes de transito, a ser dotada em todas as cidades do País, onde o Denatran tem apresentado propostas visando essa redução, e Campina grande está comprometida com esse projeto”, disse Félix.

Outros temas de ordem administrativa também estão sendo discutidos durante o encontro, como a própria estrutura do sistema nacional de trânsito e que ao final será apresentada como proposta de lei ao final do evento, na carta de Campina Grande que será redigida.

Na fala do Vice-Prefeito Enivaldo Ribeiro, representando o Prefeito Romero Rodrigues, ele disse que a cidade acolhe a todos com satisfação, e desejou que ao final do evento os temas abordados sejam discutidos, e partilhados através das experiências e boas práticas, para um melhor gerenciamento, ordenamento e humanização do trânsito nos municípios, através de estratégias e de planos de ação, e finalizando disse que a Prefeitura e a STTP tem feito a parte que lhes cabes, principalmente na execução das obras e projetos do plano de mobilidade urbana, garantindo e proporcionando mais segurança viária.

O Presidente do Denatran, Paraibano Mauricio Alves, em tom emocionado, disse estar orgulhoso em participar de tamanho encontro, numa cidade que está mudando o conceito de gestão de trânsito e transportes, através de pessoas gabaritadas e que estão mostrando para todo o País que é possível administrar o bem público com excelência, e cuidando de vidas através de projetos que tem garantido a redução de acidentes no trânsito.

Para o Presidente do Focotran, Horácio Melo, “a escolha novamente em realizar o evento em Campina Grande consiste da formação teórica, planejamento, e formação adequadas, com ações e gestão administrativa, com atitudes que tem elevado o nome da cidade para outras partes do País, com resultados positivos dos projetos efetivados”, comentou.

Também se fizeram presentes na solenidade: O Secretário de Comunicação da PMCG, Marcos Alfredo; o Presidente da Urbema – Carlos Dunga Júnior; O representante da PM – Coronel Almeida Martins; o Secretário de Segurança Pública da Paraíba – Cláudio Lima; O representante da Policia Civil, Delegado Iasley Almeida; o Diretor do DER – Carlos Pereira; O Representante do Detran/PB, Orlando Soares; a Representante do Maio Amarelo na Paraíba, Abimadabe Vieira; Superintendentes e Secretários de trânsito de várias cidades e estados, e que fazem parte do Focotran.

Continue Lendo

Paraíba

Alyne Moreira defende políticas públicas de inclusão às pessoas com deficiência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21/09), a candidata a vereadora em João Pessoa, Alyne Moreira (Agir 36), destacou a importância de políticas públicas de inclusão social voltadas ao grupo.

A data foi instituída pela Lei nº 11.133/2005 e é uma oportunidade para a sociedade refletir sobre os desafios enfrentados por essas pessoas, bem como para celebrar as conquistas e avanços.

Sendo uma das principais pautas do Plano de Governo apresentado pela candidata, ela reforçou a necessidade de seguir na luta pela garantia de direitos às pessoas com deficiência e assumiu o compromisso de ser voz ativa na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“Neste dia, é essencial reforçar o papel de cada um de nós na construção de um mundo mais justo e inclusivo, onde as diferenças sejam respeitadas e celebradas. A luta pela dignidade, respeito e direitos das pessoas com deficiência é uma responsabilidade coletiva que deve ser exercida diariamente, e não apenas em datas específicas. Na Câmara Municipal seremos o mandato da inclusão, a voz verdadeira daqueles que sabem a importância de incluir a todos verdadeiramente!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Candidatos às eleições 2024 não podem ser presos a partir deste sábado; entenda regra

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir deste sábado (21/09), candidatos que irão disputar aos cargos de prefeito e vereador nas eleições não podem mais ser presos, a não ser no caso de flagrante de crimes. A restrição vale até o dia 8 de outubro, dois dias após o primeiro turno, marcado para o dia 6.

Cinco dias antes do pleito, a mesma regra da prisão passa a ser aplicada aos eleitores. A partir do dia 1º de outubro, nenhum eleitor pode ser preso, salvo em flagrante delito ou por setenção criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

O que diz a legislação

A regra consta do Código Eleitoral. A lei também define que, havendo detenção, a pessoa será levada à presença do juiz que, se verificar que o procedimento foi ilegal, vai revogar a medida e pode responsabilizar quem prendeu.

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e o pleno exercício das atividades de campanha por parte das candidatas e dos candidatos. Também busca prevenir que prisões sejam utilizadas como estratégia para prejudicar quem disputa o cargo eletivo por meio de constrangimento político ou o pelo afastamento da campanha.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison Targino enaltece defesa das prerrogativas e valorização da classe advocatícia pela OAB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (20/09) para enaltecer a atuação na entidade em defesa das prerrogativas e valorização da classe advocatícia do Estado.

O gestor pontuou diversas ações realizadas que promovem qualificação e melhores condições de atuação para os advogados e advogadas. Entre elas, a Escola Superior de Advocacia (ESA) que já beneficiou mais de 2800 profissionais com cursos de especialização gratuitos.

A construção da nova sede da entidade também é um marco da gestão. O espaço terá mais de 6.800 metros quadrados e irá garantir mais conforto, modernidade e infraestrutura para os mais de vinte e três mil advogados atuantes.

“Formamos um movimento de advogadas e advogados trabalhando de maneira horizontal e participativa, com o objetivo de resgatar o prestígio da Ordem, defender as prerrogativas e valorizar a advocacia paraibana. Nossa gestão é multifacetada, igualitária, atenta às demandas de todos e, acima de tudo, com os olhos voltados para o futuro”, destacou Harrison.

Veja mais:

Continue Lendo