Nos acompanhe

Paraíba

Mídia nacional aponta Tambaba como uma das principais praias de nudismo do Brasil e do mundo; veja

Publicado

em

A mídia nacional apontou Tambaba como uma das principais praias de nudismo do Brasil e do mundo através de uma reportagem assinada pela jornalista Priscila Carvalho que foi publicada pela Folha nesta quarta-feira (03/04).

A praia de Tambaba, localizada no Município de Conde, que fica a cerca de 30 km da Capital João Pessoa, no Litoral Sul paraibano, é a primeira praia do Brasil a permitir a prática do naturismo por Lei Municipal.

Em Tambaba, na Paraíba, um dos lugares mais famosos para ficar sem roupa, é proibida a entrada de homens desacompanhados. Também não é permitido praticar ato sexual no local, entre outras orientações“, adverte a repórter.

Confira a íntegra da matéria com fotos clicando aqui ou lendo o texto abaixo:

Conheça as principais praias de nudismo do Brasil e do mundo

Ficar sem roupa em um lugar desconhecido pode ser uma experiência diferente durante uma viagem

Pode parecer um pouco estranho ficar nu na frente de alguém que você nunca viu na vida. No entanto, essa sensação não se aplica aos praticantes de naturismo ou aos turistas mais curiosos, que buscam explorar diferentes lugares para a prática, sendo as praias de nudismo as mais comuns.

O naturismo representa uma busca pela liberdade e uma conexão íntima com a natureza por meio da nudez. Segundo a Federação Brasileira de Naturismo, atualmente, o país conta com oito praias oficiais onde é possível desfrutar dessa experiência.

Recentemente, os praticantes do naturismo entraram na mira em Santa Catarina. A praia da Galheta, em Florianópolis, decidiu combater a presença dessas pessoas com fiscais e até com uso de drones.

Mas não pense que não há regras no naturismo. Muito pelo contrário: por serem espaços autorizados, a cada visita, o turista precisa seguir normas e recomendações específicas. Em Tambaba, na Paraíba, um dos lugares mais famosos para ficar sem roupa, é proibida a entrada de homens desacompanhados. Também não é permitido praticar ato sexual no local, entre outras orientações.

Se você pretende explorar algumas dessas praias na sua próxima viagem, veja a seguir quais são as principais no Brasil e no mundo.

PRAIAS NUDISTAS NACIONAIS

Praia do Pinho (SC)

Localizada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, é considerada a primeira praia de nudismo do Brasil. Ela foi reconhecida em 1988 e tem aproximadamente 500 metros de extensão. O local conta com mar calmo, areia grossa e um ambiente familiar, proporcionando um destino popular entre os adeptos do naturismo há mais de três décadas.

Praia de Tambaba (PB)
Localizada em Conde, na Paraíba, é conhecida por suas falésias e águas cristalinas. A praia é dividida em duas áreas: uma para naturistas e outra para visitantes vestidos. Ao chegar lá, o turista pode escolher qual lado deseja ficar. A grande curiosidade é que o espaço destinado às pessoas com roupa tem menor faixa de areia. Dessa forma, quem opta pela área naturista aproveita um pouco mais da praia.

Para ter uma experiência ainda mais profunda, o turista pode se hospedar na única pousada naturista que há no local. Por lá, a regra é ainda mais específica, e o visitante pode descer para tomar café da manhã e andar pelas dependências do local sem roupa tranquilamente.

Praia do Abricó (RJ)
Próxima ao Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro, oferece um refúgio tranquilo para os naturistas em meio à agitação da cidade. Ela é bem pequena, com 250 metros de extensão. Cercada pela vegetação da Reserva Biológica de Grumari, o lugar é quase um santuário para aqueles que buscam se reconectar com a natureza. E, diferentemente de outras praias nudistas, ela pode receber homens desacompanhados, e até crianças.

Praia de Massarandupió (BA)
Situada no litoral norte da Bahia, a 93 quilômetros da capital Salvador, é famosa por suas extensas dunas e coqueiros. Criado em 1999, o local também tem regras semelhantes à praia de Tambaba, e não é permitido ficar sem roupa em toda a praia —somente em uma faixa de dois quilômetros. A comunidade naturista da região é ativa e acolhedora, organizando eventos e atividades para os visitantes que desejam explorar o lugar.

Praia Olho de Boi (RJ)
Quase escondida e próxima a Búzios, no Rio de Janeiro, conta com uma pequena faixa de areia e mar azul. Mas não é tão simples chegar ao local. É preciso fazer uma trilha (considerada fácil) de 30 a 40 minutos, que começa na praia Brava. É um local bem reservado e não são todas as pessoas que sabem da existência da praia nudista. Para quem tem um pouco de vergonha, é possível se esconder entre as rochas, mas é mandatório estar sem roupa.

Barra Seca (ES)
Considerada a única praia de nudismo no Espírito Santo, o local fica a 142 quilômetros de distância da capital Vitória. Para chegar até lá, o turista deve pegar um barco. A praia é dividida em duas: uma parte é destinada a casais e sócios do naturistas do Espírito Santo, e a outra é para pessoas que estão sozinhas e querem praticar o nudismo.

Praia de Galheta (SC)
Uma das mais populares da capital catarinense e cercada por muita vegetação, é acessível apenas por trilha. Até recentemente era um lugar tranquilo para os naturistas e até mesmo para quem preferia visitar a faixa de areia vestido —ainda que isso contrariasse as normas do local. Mas a cidade decidiu combater a presença de pessoas sem roupa, inclusive com fiscais e até uso de drones para encontrar quem burla as regras.

Praia de Pedras Altas (SC)
Fica no município de Palhoça, a 30 quilômetros da capital Florianópolis. Para acessar o local, é necessário fazer uma trilha que começa na região chamada Enseada do Brito. A praia também conta com dois lados: para pessoas que querem praticar o nudismo, e o outro para as que não tem interesse. O local possui infraestrutura nas duas partes. Para quem deseja dormir nesta praia, a parte nudista tem ainda uma pousada pequena e simples.

PRAIAS NUDISTAS INTERNACIONAIS

Praia Vermelha (Grécia)

Localizada na paradisíaca ilha de Santorini, é conhecida por sua areia avermelhada e águas cristalinas. Os visitantes podem chegar de barco a partir de vilarejos próximos, como Matala. O naturismo é praticado nas duas pontas da praia, e é amplamente aceito pelos moradores na ilha.

Wreck Beach (Canadá)
Embora tenha uma extensa área para a prática do nudismo, ficar sem roupa no local é opcional. A praia fica em Vancouver, Canadá, e o acesso pode ser feito por trilhas a partir do campus da Universidade da Colúmbia Britânica ou por barco. As regras são rigorosamente seguidas, assegurando um ambiente respeitoso e tranquilo para quem deseja tirar a roupa.

Praia de Vera Playa (Espanha)
Na região de Almería, sul da Espanha, está a Praia de Vera Playa, um dos principais destinos naturistas do país. Com mais de dois quilômetros de extensão, oferece infraestrutura completa e vistas deslumbrantes do mar Mediterrâneo. O acesso é fácil, com estradas bem sinalizadas e estacionamentos próximos.

Little Beach (Havaí, EUA)
Na ilha de Maui, no Havaí, encontra-se a Little Beach, uma área tranquila e popular entre os naturistas.
Apesar de não ser oficialmente reconhecida como uma praia naturista, é muito comum ver pessoas exercendo a prática. O acesso pode ser feito a pé a partir da Praia de Big Beach, com uma curta trilha ao longo da costa.

 

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo

Paraíba

Maior evento religioso da PB, Romaria da Penha ocorre neste sábado e deve reunir milhares de fiéis

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A tradicional Romaria da Penha, maior evento religioso do Estado, acontece neste sábado (23/11) em João Pessoa. Em um percurso de caminha com extensão de 14 quilômetros, milhares de fiéis participarão da 261ª edição da festa, que tem como tema “Senhora da Penha, porque ‘somos todos irmãos’, ajudai-nos a viver a fraternidade e a amizade social”.

Programação

Os eventos começam às 16h30, com a Carreata de Nossa Senhora da Penha. A imagem da santa será conduzida do Santuário da Penha, localizado no bairro da Penha, até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes*, no Centro da cidade.

A Romaria tem início às 22h, partindo da Igreja de Lourdes em direção ao Santuário da Penha. A caminhada, que atrai devotos de diversas cidades e estados, deve terminar por volta das 3h30, com a celebração de uma missa campal presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Caminhada de fé

A Romaria da Penha é uma manifestação de fé que atrai pessoas de todas as idades, reunindo famílias, grupos de oração e comunidades paroquiais. Os fiéis caminham em oração e cânticos, muitos carregando velas ou imagens da santa, criando um ambiente de emoção e devoção.

O evento, que acontece há décadas, é considerado uma das maiores expressões de religiosidade popular do país e celebra a intercessão de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Santuário e símbolo de proteção para os fiéis.

Continue Lendo

Paraíba

Sudene aprova liberação de recursos do FDNE para parques eólicos da PB e RN

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Sudene autorizou o pagamento de novas parcelas de financiamento, através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), para os parques eólicos Ventos de Santa Tereza 01 e Serra do Seridó II, IV, VI, VII e IX.

No total, a Diretoria Colegiada da autarquia aprovou o desembolso de R$ 70,8 milhões do fundo regional para estes empreendimentos que estão instalados no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

“O FDNE é um dos principais instrumentos de financiamento para a energia renovável na nossa área de atuação, atraindo investimentos para o setor. Nos últimos anos, quase que a totalidade dos recursos do fundo foi destinada ao financiamento de implantação de parques de energia solar e eólica, contribuindo para o papel de destaque que o Nordeste tem na transição energética”, afirmou o superintendente Danilo Cabral. Ele frisou que o Fundo é administrado pela Sudene e operado por instituições financeiras parceiras.

A empresa Ventos de Santa Tereza 01 investiu R$ 249,4 milhões no parque eólico de geração de energia no município de Pedro Avelino (RN). Desse valor, R$ 143,1 milhões foram financiados pelo FDNE, com projeto aprovado em 2022, dos quais já haviam sido liberados R$ 67,7 milhões.

A última aprovação foi referente à segunda parcela do financiamento. O projeto tem potência instalada de 41,3 MW de energia e vai gerar 90 empregos diretos e indiretos quando estiver em operação plena.

Os cinco parques eólicos Serra do Seridó, localizados no município de Junco do Seridó (PB), somam um investimento total de R$ 832,5 milhões, dos quais R$ 239 milhões são do FDNE.

Os valores liberados na última reunião da Diretoria Colegiada correspondem à quarta parcela do financiamento – no total, serão R$ 15,7 milhões. Essas unidades são da multinacional EDF Renewables e fazem parte do Complexo do Seridó, composto por 12 parques eólicos, que entraram em operação em julho do ano passado e têm capacidade total instalada de 480 MW.

O agente operador desses financiamentos é o Banco do Brasil. A Sudene conta com quatro instituições financeiras como agentes operadores do FDNE, além do BB. São elas Caixa Econômica Federal , Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Evolução, Banco do Nordeste (BNB) e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destaca a importância do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste para a região e reforça que a contratação de novos agentes operadores “fortalece a política de democratização de acesso ao crédito e contribui para uma maior interação com o setor produtivo, uma vez que essas instituições estão mais próximas da realidade local. “Essa ação está em sintonia com a aposta da Sudene em um diálogo mais efetivo que tenha, como consequência, a atração de novos negócios e a geração de emprego e renda”, afirmou.

Em fevereiro, foi assinado um protocolo de intenções para que o Banco do Estado de Sergipe (Banese) também passe a operar os recursos do FDNE. Para o diretor de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire, esse é um caminho para “democratizar os fundos regionais, que é uma orientação do Governo Federal, contribuindo para uma maior divulgação desse importante instrumento de ação, que é o fundo, e ampliando o acesso ao crédito”.

Heitor Freire falou sobre a importância do FDNE para o desenvolvimento regional. “Esse é um importante instrumento para a atração de investimentos para os 11 estados da área de atuação da instituição, com taxas bastante atrativas. Para 2024, há a disponibilidade de R$ 1,1 bilhão”, disse o gestor.

Continue Lendo