Nos acompanhe

Paraíba

Centro de Estudos do HMSI reúne ligas acadêmicas e realiza aula do Programa Professor Convidado

Publicado

em

O Centro de Estudos do Hospital Municipal Santa Isabel (Ceapes/HMSI) realizou nesta terça-feira (2) a primeira reunião das ligas acadêmicas, que promovem a educação continuada de acadêmicos de Medicina atendidos na unidade hospitalar, dentro de grupos de estudos específico, integrado a prática médica, supervisionada por médicos e professores em diversos setores do hospital. Juntas, as ligas abrangem 150 estudantes.

O encontro, de acordo com a nutricionista Paloma Egídio, coordenadora do Centro de Estudos do Santa Isabel, teve como objetivo fomentar a integração entre novas ligas, construção de calendários para estágios, apontamento de necessidade de projetos a serem desenvolvidos junto a núcleos já existentes no hospital, perspectivas de eventos acadêmicos com trocas de experiência e apresentação da nova coordenação do Ceapes.

A liga acadêmica também estimula a realização de pesquisas científicas, facilita o networking, troca de conhecimento e experiências, possibilitando o desenvolvimento de habilidades como comunicação e trabalho em equipe.

A estudante do 7° período de Medicina e ligante atuante a mais de um ano, Priscila Nogueira, da Liga Acadêmica de Anatomia Orientada para Clínica (LAOC), ressaltou o trabalho acadêmico prestado pelo Hospital Santa Isabel.

“O HMSI oferece grandes oportunidades por atender diversas áreas da medicina com suporte de excelentes médicos, que estão sempre dispostos a transmitir ensinamentos sobre a medicina, ética, habilidades e tudo que envolve um atendimento médico. Neste ano estamos com grandes expectativas para ampliar nossas trocas de experiências, agregando valores entre as ligas, profissionais do HMSI e a comunidade, fortalecendo ainda mais nossos conhecimentos e amadurecimento profissional”, afirmou.

Participaram da primeira reunião presencial do ano para retomada de atuação das ligas, e acolhimento de duas novas, acadêmicos de medicina de três faculdades privadas de João Pessoa. As ligas participantes foram: Liga Acadêmica de Hematologia (LAHEP); Liga Acadêmica de Cirurgia da Paraíba (LAC); Liga Acadêmica de Anatomia Orientada para Clínica (LAOC); Liga Acadêmica de Cirurgia Metabólica e Digestiva (LACMED); Liga Acadêmica de Cirurgia e Clínicas Integradas (LACCI); Liga Acadêmica de Urologia e Nefrologia (LAUNE); e Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica (LIACC).

Os participantes do Centro de Estudos do HMSI foram a nutricionista Paloma Egídio, coordenadora do Ceapes; a nutricionista Danielle de Moraes Chiappetta; coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP); e Dione França Targino, do Ceapes.

Debate sobre protocolos de abreviação de jejum – Nesta quarta-feira (3), o Ceapes também sedia debate sobre novos protocolos de abreviação do jejum, promovido pelo Serviço de Residência Médica em Coloproctologia. O debate acontece dentro da aula realizada pelo Programa Professor Convidado e será ministrada pela médica anestesiologista Ana Luísa Souto, vice-supervisora do Programa de Residência Médica em Anestesiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A aula, que acontece a partir das 19h30, de forma presencial no Ceapes, proporciona o melhor da atualização científico-acadêmica para a comunidade médica, beneficiando secundariamente, assim, toda a população usuária da rede SUS. O público-alvo é formado por médicos, médicos-residentes e estudantes de medicina de várias escolas cirúrgicas da cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande é destaque no Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Campina Grande foi um dos destaques do Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo (REM-F 2024), divulgado nesta semana. A Rainha da Borborema ficou em primeiro lugar, entre as médias e grandes cidades do Nordeste e entre as 200 primeiras do país, com mais eficiência nos serviços ofertados à população nas áreas de saúde, educação e saneamento, gastando menos recursos.

Campina aparece na posição 192 do ranking, entre os 5.281 municípios analisados, bem a frente da capital João Pessoa, que está na posição 1.429 e também a frente de todas as capitais do Nordeste.

Durante a participação na sabatina do Conselho Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (5), o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) falou sobre o tema e destacou os avanços que a gestão tem alcançado para garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

“ Na saúde, ampliamos a cobertura da atenção básica para 99%, reformamos 75% dos postos de saúde existentes, ampliando o horário de atendimento e ampliando o leque de especialidades ofertadas, fruto de um trabalho árduo da nossa equipe. Na educação, ampliamos o número de vagas em creches, o número de escolas integrais, de escolas que ofertam ensino bilíngue. Tudo isso, nos faz ter certeza que estamos no caminho certo”, afirmou Bruno Cunha Lima.

Continue Lendo

Paraíba

“O juiz não deve ser protagonista”, manifesta advogado sobre princípio da ampla defesa ao cidadão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e mestre em Ciência Política, Luiz Pereira, utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (05/09) para manifestar a importância da prática do princípio da ampla defesa ao cidadão ao falar sobre o tema do ativismo judicial no Brasil.

“O ativismo judicial hoje talvez seja uma das ferramentas de maior gravidade no exercício da cidadania, na proteção do direito das pessoas. O juiz, em nenhum momento do processo, ele deve ser protagonista. A gente coloca esses personagens acima da lei, e isso tem causado prejuízo, porque quando você coloca na condição de que esses personagens eles são a representação do Estado, você precisa confrontar o poder do Estado – que é soberano – com o poder do cidadão que está diante da onipotência do Estado. Eu ‘tenho’ toda uma classe jurídica contra um cidadão, que tem restrições e limitações de formação, de cultura, financeiras. Veja que quando a gente fala de ativismo judicial, a gente consegue enxergar o quão nocivo pode ser a atuação de um juiz que ultrapassa o limite”, detalhou.

Lista Sêxtupla

Luiz Pereira é um dos advogados candidatos para a lista sêxtupla que será formada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), na disputa para o preenchimento da vaga de desembargador, por meio do Quinto Constitucional, destinada à advocacia no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

A relação com os seis candidatos será encaminhada ao Poder Judiciário que irá definir a lista tríplice e encaminhar no mês de outubro ao governador João Azevêdo (PSB) para que o gestor faça a escolha.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Emenda de Eduardo Carneiro garante novo equipamento que vai beneficiar o município de Pitimbu

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O município de Pitimbu, localizado no litoral sul da Paraíba, foi beneficiado com uma nova retroescavadeira que será utilizada em ações de infraestrutura e serviços de mobilidade.

O equipamento foi garantido por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), atendendo a pleito da prefeita Adelma (PSB).

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (05/09), Eduardo celebrou os benefícios que a retroescavadeira irá proporcionar à população e destacou os esforços encaminhados ao município que já soma mais de R$ 1 milhão em recursos.

“Esta escavadeira representa um passo significativo na melhoria das nossas estradas, facilitando o tráfego e a circulação de bens e serviços para toda a população. Aqui tem trabalho!”, disse.

Confira:

Continue Lendo