A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc) , abre novamente as portas para o início das atividades anuais do projeto Educar PRF, promovido pela Polícia Rodoviária Federal na Paraíba.
O município foi um dos primeiros do Estado a assinar o termo de adesão para dar continuidade ao projeto, que tem atuação nos anos finais (6° ao 9 ano) das unidades escolares.
A retomada do projeto em Cabedelo teve início nessa segunda-feira (25), com os alunos dos 7° e 8° anos da escola municipal Rosa Figueiredo de Lima.
O Educar PRF leva a temática de educação para o trânsito aos futuros condutores. As atividades pedagógicas desenvolvidas nas escolas envolvem os educadores que abordam o tema de forma lúdica (de acordo com faixa etária que participa), com o objetivo de orientar e conscientizar sobre o protagonismo de todos na promoção de um trânsito seguro.
O projeto acontece em Cabedelo desde 2013, quando começou com 3 unidades participantes, e, somente na atual gestão, teve sua área de atuação ampliada para 10 escolas municipais. Neste ano, o alunado contemplado em Cabedelo são os das escolas: Major Adolfo Pereira Maia, Maria das Graças Carlos Resende, Maria José de Miranda Burity, Maria Pessoa Cavalcanti, Marizelda Lira, Paulino Siqueira, Plácido de Almeida, Professora Elizabeth Ferreira da Silva, Rosa Figueiredo de Lima e Vereador Pedro Américo da Silva.
“Essa parceria que firmamos com este projeto da PRF nos permite traçar uma linha de atividades pedagógicas nas quais os alunos são protagonistas e eles mesmo vão mostrar tudo o que acontece no âmbito do trânsito, quais intervenções poderiam ser feitas, tudo o que pode ser melhorado e, mais na frente, eles mesmos podem estar usufruindo destas melhorias. Inclusive, além de pedestres, muitos já são adolescentes que daqui a alguns anos poderão ser os condutores de veículos. Então, todos têm que estar bem orientados de como prevenir acidentes. O projeto também tem esse intuito de destacar a importância dos acessórios de segurança que são utilizados no trânsito, a exemplo de cintos e capacetes, e ainda mostrar todas as imprudências que se pode cometer e como podemos ajudar a fim de melhorar a qualidade do nosso trânsito”, ressaltou a educadora Andréa Silva, coordenadora do Educar PRF nas Escolas em Cabedelo.
O projeto tem início com palestras e rodas de conversas, que são ministradas nas escolas municipais por inspetores da PRF e que, juntamente com os educadores, traçam os planos de ação com atividades pedagógicas com vistas na educação para o trânsito.
Durante a retomada do Educar PRF em Cabedelo, o agente federal Francenildo Fortunato foi o responsável para coordenar as atividades nas salas de 7° e 8° ano da escola municipal Rosa Figueiredo de Lima, e explicou como o projeto pode ser abordado pelos educadores, comentando a posição estratégica que Cabedelo ocupa e elogiando o município por sua atuação na área de Educação para o Trânsito.
“A finalidade do projeto Educar é, primeiramente, fazer com que seja cumprido o que está estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro, pois os órgãos de trânsito são responsáveis por fomentar a política de Educação para o Trânsito nas escolas. A PRF se apropria dessa predisposição da lei e criou o projeto, que visa fazer com que as escolas sejam estimuladas a debaterem e transversalizarem o tema trânsito, introduzindo-o nas salas de aula em momentos pontuais. Cabedelo é uma cidade emergente e um destino turístico do Brasil, por isso é uma cidade estratégica dentro do projeto, tendo esse apelo também em relação à demanda no trânsito”, disse.
Metodologia e culminância – O projeto Educar PRF trabalha com alunos dos anos finais, do 6º ao 9º ano, com o intuito de fomentar a paz no trânsito, desde uma simples e pequena discussão ao mais grave acidente, mantendo assim tranquilidade e coerência nas atitudes. Propostas são lançadas pela supervisão traçadas por um plano de ação, e através das atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula, os alunos realizam, desde cordéis, textos narrativos, teatros, maquetes e outras atividades envolvendo a temática.
Até o mês de agosto, os técnicos da Polícia Rodoviária Federal irão ministrar palestras e rodas de conversas nas 10 escolas dos anos finais, dando o norte para as atividades a ser desenvolvidas. Ao final do período (previsto para o dia 20 de setembro), será realizada uma culminância com apresentações das atividades que foram realizadas em cada escola.