O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta quinta-feira (14), que o Instituto Cândida Vargas (ICV), de outorga federal, passará a ser do Município de João Pessoa, em concessão que deve acontecer no próximo mês de abril. O anunciou ocorreu durante solenidade em que o gestor entregou 40 cadeiras de rodas e 60 enxovais para beneficiar as usuárias do equipamento, em parceria com a empresa de crédito Sicredi.
O prefeito já havia anunciado, nesta quarta-feira (13), a construção de uma nova maternidade na Capital, com recursos já adquiridos junto ao Ministério da Saúde. Agora, com a municipalização do prédio do Instituto Cândida Vargas, a Prefeitura poderá, de acordo com Cícero, ampliar a assistência na Capital.
“Já que esse prédio, essas instalações são do Governo Federal, já acertamos em Brasília e estará sendo repassado como um presente também para a cidade de João Pessoa. Além de uma maternidade, padrão nacional, com investimento de R$ 153 milhões, que também foi aprovado em Brasília. Nós vamos discutir como vamos fazer, se vamos fazer aqui mesmo, se vamos fazer em outro local, mas tivemos essa alegria e essa felicidade dessa conquista, de mais um equipamento, buscando a eficiência e a competência da área de saúde da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Sobre a entrega dos insumos e cadeiras de rodas, o gestor disse que mostra a capacidade da gestão municipal encontrar parceiros e instituições que também tenham o olhar solidário e destacou outros avanços do ICV. “A gente mostra o quanto essa casa, nesse espaço, tem um sentimento de inovação e de solidariedade e de humanização. Aqui foi a primeira enfermaria pública do Brasil com ar-condicionado. A Cândida Vargas foi premiada e reconhecida no programa Mãe Canguru, também na nossa gestão que virou maternidade amiga da criança”, complementou Cícero Lucena.
A secretária executiva de Saúde do Município, Janine Lucena, disse que o Poder Executivo precisa do Legislativo, do Judiciário e da iniciativa privada para conseguir os avanços que fazem a diferença na vida das pessoas. “É com essa união que a gente realmente consegue alcançar coisas incríveis. Esse gesto de hoje, para mim, é um sinal de parceria, de empatia, de cuidado com o próximo. Então, nosso muito obrigado a Sicredi, pela doação”, agradeceu a secretária.
O diretor presidente da Sicredi, João Bezerra Júnior, elogiou a assistência que é prestará no ICV, no cuidado com as mulheres, e disse que a doação dos equipamentos está em acordo com uma das missões da empresa, que é de servir a comunidade. “Essa casa é referência para o Nordeste, porque recebe pacientes até de fora da Paraíba, em uma gestão pro eficiente. A Sicredi Evolução é a maior instituição financeira cooperativa do Nordeste, com 34 anos de fundação, iniciando em João Pessoa. Dentro dos sete princípios do cooperativismo – o interesse pela comunidade faz a empresa destinar recursos para fundos e ajudar instituições parceiras”, afirmou.