Nos acompanhe

Paraíba

Hospital Edson Ramalho realiza cirurgia de fechamento de colostomia

Publicado

em

O mês de março é conhecido pelo azul marinho, cor alusiva à campanha que tem por objetivo alertar sobre o diagnóstico precoce e o combate ao câncer colorretal. No Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade administrada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), pertencente à rede hospitalar do Governo do Estado, o Março Azul Marinho começou com a ampliação de mais um serviço para os paraibanos.  Trata-se da oferta de cirurgias de fechamento de colostomia, procedimento que consiste na liberação de parte do intestino previamente exteriorizado na parede abdominal, seguido de fechamento do orifício estomal, reconstituindo o trânsito digestivo.

De acordo com o diretor hospitalar Cícero Ludgero, desde fevereiro o HSGER tem dado prosseguimento ao tratamento de pacientes já regulados pela Secretaria Estadual de Saúde.

Já a partir deste mês de março, além das cirurgias, o Edson Ramalho disponibiliza desde a consulta no ambulatório especializado até os exames pré-operatórios necessários para a realização do procedimento. “É mais uma importante ampliação dos nossos serviços, pois se trata de um procedimento que comumente é realizado apenas em hospitais de trauma ou centros oncológicos. Agora o Hospital Edson Ramalho está ofertando o fechamento de colostomia para todos os paraibanos”, destacou.

Para ter acesso ao serviço no Hospital do Servidor, segundo Cícero Ludgero, inicialmente os pacientes devem procurar o ambulatório da unidade para agendar consulta, passar pela avaliação do médico da especialidade, posteriormente serem encaminhados para realização de todos os exames necessários, até o agendamento da cirurgia.

Foi o que aconteceu com a aposentada Maria da Conceição Ferreira, moradora da cidade de Guarabira, que foi submetida ao procedimento de fechamento de colostomia. Ela passou por período de recuperação na enfermaria do Edson Ramalho e já recebeu alta. “Lá na nossa cidade não conseguimos essa cirurgia. Então fomos encaminhadas para cá. Ficamos muito surpresas com a rapidez no atendimento e a marcação do procedimento. Graças a Deus, está dando tudo certo e só temos a agradecer à toda equipe do hospital pelo trabalho”, contou Zenaide Ferreira, filha de dona Maria da Conceição, que acompanhou a mãe.

Março Azul Marinho

Ação criada para alertar sobre o câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima o surgimento de 41 mil novos casos por ano no país, a campanha Março Azul Marinho tem por objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e combate à doença.

O câncer colorretal origina-se no intestino grosso, também chamado de colón, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus.

Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer colorretal são idade acima de 50 anos, histórico familiar de câncer de intestino, dieta pobre em fibras, ingestão excessiva de carnes vermelhas ou carnes processadas, como por exemplo salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame, bacon, peito de peru.

Os principais sintomas dependem da localização do câncer. Câncer localizado no colo direito, os sintomas mais frequentes são diarreia, anemia e massa palpável. Câncer do colo esquerdo apresenta constipação intestinal e obstrução intestinal. Câncer do reto os sintomas são sensação de evacuar, muco e fezes em fitas. A incidência de câncer com evolução assintomática ou com sintomas raros é o grande obstáculo para o diagnóstico precoce.

Continue Lendo

Paraíba

Nepotismo: Paulo Maia e a chapa familiar para seu terceiro mandato

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A chapa encabeçada por Paulo Maia, que tenta um terceiro mandato na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), mais parece um episódio da série ‘A Grande Família’, com flagrante casos de nepotismo. Parentes do candidato já estão em cargos estratégicos e outros ele incluiu em sua chapa, gerando repercussão negativa entre a advocacia.

O advogado Paulo Maia parece ter apostado alto em manter sua base familiar nas posições de destaque. Além dele, sua esposa, filhos e até sogra de filho e genro compõem cargos importantes na chapa.

O próprio Paulo Maia gravou um vídeo para as redes sociais dizendo que a OAB não é Sine (Sistema Nacional de Emprego). “A OAB sob minha liderança jamais será uma agência de empregos”, disse. O problema é que a chapa dele pretende sim ser uma agência de emprego, mas só para os seus familiares.

Confira:

1. Regina Maia, esposa de Paulo, ocupa uma posição em uma comissão nacional.
2. Paulo Maia Filho, conselheiro estadual.
3. Torben Maia, outro filho de Paulo, também em uma comissão nacional.
4. Andressa Maia, filha de Paulo Maia, ocupando uma função na comissão nacional.
5. Maria Cristina Santiago (Kiu), sogra do filho de Paulo Maia, no cargo de conselheira federal.
6. Maria Thereza Santiago Moura de Moura Maia (nora).
7. José Alberto Barroca Falcão Neto (genro).
8. Gabriel Barbosa de Farias Neto.

Continue Lendo

Paraíba

Nesta sexta: Cagepa inicia campanha com descontos de até 100% em juros e multas para inadimplentes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) inicia, nesta sexta-feira (1º/11), a quinta edição do “Fique em Dia com a Cagepa”, campanha que oferece até 100% de desconto nos juros e multas, além de parcelamento em até 60 vezes. Neste ano, além dessas condições especiais, os clientes também poderão quitar multas por irregularidade (desvios, ligação clandestina, entre outras) com até 90% de desconto.

As facilidades para pagamento têm como objetivo auxiliar os clientes inadimplentes a fecharem o ano “no azul”, mesmo aqueles que foram autuados por algum tipo de irregularidade. “O ‘Fique em Dia’ já é um sucesso consolidado e a ação já faz parte da agenda da companhia. Pensamos, desta vez, em ampliar os descontos para todos os tipos de débitos. É uma ótima oportunidade que ofereceremos ao cliente que deseja voltar a ficar com suas contas em dia, com condições exclusivas”, afirmou o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves.

Durante o período da campanha, que segue até o dia 30 de novembro, os clientes poderão pagar os débitos acumulados à vista ou parcelar em até 60 vezes. As facilidades variam conforme a negociação acertada entre a Cagepa e o cliente. “Os descontos e parcelamentos são progressivos, que variam de acordo com o perfil de cada cliente e sua capacidade de pagamento. E a campanha abrange todos os clientes de imóveis residenciais, comerciais e industriais que tenham contas em aberto”, explicou o diretor Comercial da Cagepa, Isaac Veras.

Como participar? – Para negociar, basta entrar em contato com um dos canais de atendimento da Cagepa, tendo em mãos o RG, o CPF e uma fatura de água. Os clientes poderão negociar seus débitos por meio dos seguintes canais de atendimento:

– Call Center 115;
– WhatsApp (83) 98198-4495;
– Atendente Virtual Acqua, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Agência Virtual, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Aplicativo Cagepa, disponível para Android e iOS;
– Atendimento presencial nas lojas de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Pombal e Cajazeiras, além de postos de atendimento disponíveis em várias Casas da Cidadania espalhadas em todo o estado.

Continue Lendo

Paraíba

Marcha Para Jesus acontece neste sábado, dia 2 de novembro, com Gabriel Guedes em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Marcha Para Jesus de João Pessoa vai acontecer neste sábado, dia 2 de novembro. A Associação Marcha Para Jesus, que realiza o evento na Capital, confirmou que o cantor Gabriel Guedes será a principal atração, no Busto de Tamandaré, e os trios elétricos descerão a Epitácio Pessoa.

A concentração da Marcha acontecerá a partir das 14 horas na Praça da Independência. Este ano, quatro trios elétricos serão usados no evento. Eles desceram a Epitácio Pessoa com o Louvor nas Varandas, Sara Music, Leomir do Ide e IBM Music. Todos eles também se apresentaram na Marcha de 2022 e 2023. Quem vai puxar o quarto trio este ano será a Banda do Betel.

Um comboio de motociclistas fará a escolta na frente da Marcha, seguido pelo grupo de tambores Rugido do Leão, do Recife. Quem também vai participar do evento será o cantor Alex Filho e a Blessband.

A concentração da Marcha Para Jesus acontecerá na Praça da Independência e seguirá até o Busto de Tamandaré. Os trios elétricos percorrerão a Epitácio Pessoas com as atrações locais e o show com Gabriel Guedes acontecerá na praia. Dezenas de igrejas evangélicas da cidade e de outros municípios já confirmaram participação no evento organizado pela Associação Marcha Para Jesus.

O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa apoiam a Marcha Para Jesus que também tem o apoio da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab) e do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp), além das igrejas evangélicas da cidade.

Continue Lendo