Nos acompanhe

Paraíba

Mais de 200 pessoas concluem cursos profissionalizantes no projeto Construindo Projetos de Vida

Publicado

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em convênio com o Centro Integrado das Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi), realizou, na noite dessa quinta-feira (7), a solenidade de entrega de certificados aos mais de 200 concluintes dos cursos profissionalizantes de: Computação, Cuidador de Idosos, Cabeleireiro, Barbeiro, Alongamento de Unhas, e Embelezamento (Maquiagem) – após dois meses de aulas teóricas e práticas, com carga horária de 30h. O evento aconteceu no Cicovi, no bairro do Valentina Figueredo II, em João Pessoa.

Os cursos fazem parte do projeto “Construindo Projetos de Vida”, que tem como objetivo a capacitação profissional dos alunos, entre 16 e 55 anos, para o empreendedorismo e a busca de oportunidades no mercado de trabalho, desenvolvendo conhecimentos técnicos, manuseio das ferramentas, e aprimorando as competências pessoais necessárias para o exercício profissional, como relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.

Na ocasião, a gestora de Convênios da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Pamela Queiroga, representou a secretária Pollyanna Dutra, e destacou a importância do Governo do Estado em estar levando mais cidadania e garantindo autonomia para esse público. “Estou feliz em participar desse momento, ver que estamos contribuindo em entregar para o mercado de trabalho 200 profissionais capacitados a exercer a função que eles bem escolherem. Ressaltar também a parceria do Governo da Paraíba com organizações não governamentais que são capazes de chegar onde o braço do governo às vezes não consegue chegar”, disse a gestora.

Patrícia Gomes da Silva, concluinte do curso de maquiagem, moradora do bairro do Valentina, empreendedora na área de turismo, falou que resolveu fazer o curso para aprimorar a técnica de maquiagem, de embelezamento, além de ter uma segunda profissão. “O curso me abriu novos horizontes, novas perspectivas no sentido de me valorizar mais, fazer aquela maquiagem e sentir vontade de sair. O curso me trouxe essa inovação, a perspectiva de uma segunda profissão, essa coisa de você se olhar, você se ver mulher, estou muito realizada” enfatizou.

Já Ana Caroline de Araújo, de 30 anos, cabeleireira, finalizou o curso técnico de Cabeleireira. “Já trabalho na área e quis me aprofundar mais. Saí da área de enfermagem há 4 anos, e entrei no universo do embelezamento, me apaixonei. O curso me trouxe muito entendimento, foram dois meses que me trouxe bastante aprendizado. O secador pra mim era um inimigo, aprendi a escovar o cabelo, a cortar o cabelo liso, porque só trabalhava com cabelos cacheados. Para mim foi um aprendizado que aprimorou e agregou mais serviços lá no estúdio. Sou gratidão pela oportunidade”, ressaltou.

Por sua vez, a presidenta Dalva Costa, do Centro Integrado das Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi), enfatizou que é um sentimento de gratidão realizar esse trabalho gerando novas oportunidades. “É um combustível diário para mim poder estar ajudando esses jovens e adultos, mas em especial os jovens que estão em busca do primeiro emprego, da primeira oportunidade. E sabemos que hoje o mercado de trabalho é muito concorrido. E nós ofertamos de forma gratuita para a comunidade”, finalizou Dalva.

A professora Dalvanira Pereira manifestou sua felicidade, que sempre sente quando finaliza cada turma. “A gente sabe que são pessoas vulneráveis que às vezes não têm condições de pagar um curso, uma faculdade, e aí esse curso técnico vai abrir portas para outra realidade. Fico feliz em partilhar com respeito e fidelidade de tudo que eu aprendi. Então, quando encerra uma turma, eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo porque eu tenho o dever cumprido, com certeza de que vou colocar para o mercado de trabalho pessoas realmente preparadas”, observou a professora.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo viajará até Brasília para tentar reverter suspensão da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB) se deslocará pessoalmente até a Capital Federal para tentar reverter a suspensão da Operação Carro-Pipa na Paraíba que atinge, a partir desta segunda-feira (25/11), alcança 270 mil pessoas de 159 municípios localizados em território paraibano.

João Azevêdo, em Brasília, acionará deputados federais paraibanos e ministros para tentar resolver a situação.

O Escritório Regional do 1º Grupamento de Engenharia do Exército, localizado em João Pessoa, Capital da Paraíba, afirma que a paralisação do programa se dá, não por falta de verbas mas, sim, pela ausência de uma descentralização de recursos financeiros por parte do Governo Federal.

Continue Lendo

Paraíba

“Esse momento é de arrochar os que estão”, diz Cícero sobre reforma administrativa para nova gestão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), ao comentar sobre possibilidade de uma reforma administrativa para a nova gestão que será iniciada em 2025, preferiu se referir apenas aos que ainda estão atuando nesta gestão.

Esse momento é de arrochar os que estão“, frisou o gestor.

Às vésperas do fim da gestão 2021-2024 à frente da administração municipal, vozes que circulam pelos bastidores da política em João Pessoa, já começam a sugerir  renovação e novos nomes para integrar o time do primeiro escalão da PMJP como, por exemplo, o do vereador Tarcísio Jardim (PP), para o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

Leia também: Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Outro nome que também já circula pelos bastidores é o de Alyne Moreira, esposa do presidente estadual do Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, que também é presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

MPPB, Caixa, Crea e Cagepa visitam obras de nova estação elevatória, em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Caixa Econômica Federal e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) visitaram as obras da nova Estação Elevatória de Esgotos (Usina II), na tarde desta quinta-feira (21), para conhecer de perto o andamento da construção e a relevância do projeto. O MPPB foi representado pela 43ª promotora de Justiça de João Pessoa em substituição, Cláudia Cabral. Tramita na Promotoria de Justiça o Inquérito Civil n. 002.2024.027412 que busca o redimensionamento da rede de esgoto da capital.

A obra contempla uma nova estação elevatória e um Emissário de Recalque, que elevarão os efluentes de esgotos coletados nos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano até a Estação de Tratamento de Esgotos do Baixo Paraíba, onde será tratado.

A promotora de Justiça Cláudia Cabral disse estar surpreendida com os pontos positivos do projeto. “Estou realmente impressionada com a grandiosidade dessa obra, que é complexa mas está sendo tratada com muita responsabilidade e tecnologia. A população precisa saber dos benefícios que ela vai trazer para todos da cidade”, disse.

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinicius Neves, esteve à frente do encontro e, junto de sua equipe técnica, apresentou detalhes sobre a obra, que faz parte do Programa de Segurança Hídrica (PSH), e tem por objetivo melhorar e ampliar o sistema de esgotamento sanitário da cidade de João Pessoa.

Os trabalhos devem ser concluídos até outubro de 2025 e será feito por etapas, interditando gradativamente trechos específicos. Atualmente, uma intervenção está ativa entre as Avenidas Tancredo Neves e a Governador Flávio Ribeiro Coutinho, em Manaíra. Essa etapa deve ser finalizada em até 15 dias.

Tecnologia e pioneirismo

Para minimizar os transtornos para a população e agilizar os serviços, e diante da complexidade dos trabalhos, a obra está sendo executada pelo Método Não Destrutivo (MND), na modalidade furo unidirecional, uma tecnologia que permite implantar, em cerca de 24 horas, uma nova tubulação com garantia de 80 anos e com mínimo impacto nas vias. O presidente da Cagepa, Marcus Vinicius, destacou que a Paraíba é pioneira no Nordeste na execução do Método Não Destrutivo com tubulações de diâmetros de grande porte. “Apenas São Paulo já realizou obras desse porte em MND. Portanto, para dar conta, uma grande operação está sendo realizada desde o final de outubro com transporte, logística e engenharia de ponta”, disse.

Diferentemente das técnicas convencionais, que envolvem longas escavações, esse método utiliza equipamentos especiais, de alta precisão, feitas sempre na parte lateral das vias públicas. “Dessa forma menos invasiva, preserva os pavimentos e minimiza os transtornos no trânsito e à população, além de possibilitar maior rapidez na conclusão das obras”, explicou o presidente.

A tecnologia sustentável também está nos novos emissários, que contarão com um tipo de tubulação diferente da usada atualmente: será utilizado uma tubulação de 900 milímetros, fabricada em polietileno de alta densidade (PEAD). Os tubos em PEAD possibilitam uma maior vida útil da rede de esgotamento e possuem resistência à corrosão, infiltrações e outros tipos de desgastes.

O financiamento de R$ 102 milhões foi firmado pelo Governo da Paraíba junto ao Banco Mundial e, portanto, não impactará a receita tarifária da Cagepa.

Continue Lendo