A gestão, produção, comercialização e certificação do algodão orgânico na Paraíba serão discutidas durante reunião da Comissão de Produção Orgânica da Paraíba (CPOrg-PB), na próxima terça-feira (24), no auditório da Embrapa Algodão, em Campina Grande, numa organização da CPOrg-PB e Superintendência Federal da Agricultura e parceiros.
A Gestão Unificada vai fazer uma apresentação acerca do Projeto Algodão Paraíba, por meio da Emater, dentro da programação. Haverá explanação sobre o histórico, atribuições e desafios da Comissão da Produção Orgânica da Paraíba, começando às 9h e prosseguindo por todo o dia. E terá também apresentação de iniciativas de gestão, produção, comercialização e certificação do algodão orgânico na Paraíba.
Semana de orgânicos – A Comissão de Produção Orgânica da Paraíba (CPOrg-PB) coordenará no Estado a realização da Semana Nacional da Produção Orgânica, no período de 27 de maio a 03 de junho, ocasião em que fará o lançamento de Campanha Permanente para a Promoção do Produto Orgânico.Trata-se de uma campanha nacional que vem sendo realizada desde 2005 e pretende conscientizar os consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a produção orgânica.
A campanha visa promover o produto orgânico, coordenada em nível nacional pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre outros órgãos. Em cada Estado existe uma Comissão Estadual de Orgânicos integrada por entes civis e governamentais, na qual a Gestão Unificada é representada pela Emater e Emepa.
Atividades já realizadas pela CPOrg-PB em 2018 foram a realização de duas reuniões ordinárias itinerantes em fevereiro, na cidade de Sumé, com a presença das Organizações de Controle Social da região e outra reunião no dia 10 de abril em João Pessoa, na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no bairro de Mangabeira. Entre os assuntos abordados constou a atualização dos cadastros das OCSs junto ao Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos; relatório das visitas da CPOrg-PB às associações do Cariri e do Litoral, planejamento da Semana de Orgânicos e da reunião extraordinária sobre a cadeia do algodão entre outros informes.
Visitas das OCS do Cariri e do Litoral – Durante os dias 26, 27 e 28 de março duas equipes da Comissão de Produção Orgânica da Paraíba visitaram Associações e unidades produtivas familiares das Organizações de Controle Social (OCS), nos municípios do Cariri – Monteiro, Congo e Sumé, e do litoral – Pitimbu, Alhandra, Sapé e Jacaraú, que teve por objetivo repassar documentação da atualização do cadastro perante o Mapa e verificar como algumas famílias fazem o manejo de sua propriedade e da sua produção, se estão cumprindo as recomendações e, por fim, auxiliar no processo de controle social da organização.
A equipe do Cariri foi composta pela bióloga Sandra Maria Vidal Coutinho (Emater), Zilma Rubia Maximiano (Centrac) e Maycon Miguel Vieira da Silva (CDSA de Sumé) e as comunidades visitadas foram Pocinhos, Assentamento dos Dez e Tingui, em Monteiro. Foram visitadas a comunidade de Pitombeira, em Sumé, e, as comunidades Santa Rita de Baixo e Algodão, no Congo, com a participação dos técnicos da Emater na região Carlos Alexandre e Geneilson Evangelista.
A equipe do Litoral, composta por Maria Amália (ONG Arribação), Rayana (estudante Universidade Federal de Pelotas) e Marenilson Batista (Embrapa Algodão) visitaram OCSc de Pitimbu, Sapé, Cruz do Espírito Santo e Jacaraú.