Uma sessão solene no Plenário José Mariz marcou, na manhã desta quarta-feira (6), a entrega do Prêmio Assembleia Cidadã, concedida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), à Assembleia Legislativa da Paraíba. A entrega do prêmio foi feita pelo presidente da Unale, deputado Sérgio Aguiar (CE), ao presidente da ALPB, Adriano Galdino.
“A Casa está recebendo um prêmio nacional, que reconhece o que está sendo feito na Paraíba. Esse prêmio, que foi iniciado lá atrás com o ex-deputado Buba Germano e nosso sempre lembrado secretário legislativo, Guilherme Benício, é motivo de muito orgulho e a comprovação de que estamos no caminho certo”, afirmou emocionado o chefe do Legislativo paraibano Adriano Galdino.
Sobre o projeto da ALPB ganhador do Prêmio Assembleia Cidadã, o presidente da Unale, Sérgio Aguiar, destacou sua importância social. “Na nossa última conferência, realizada no último mês de novembro, em Fortaleza, o colegiado analisou e reconheceu a importância social da iniciativa da ALPB; um projeto que se destacou frente aos demais apresentados por outras assembleias do Brasil”, reconheceu.
O projeto que garantiu a concessão do Prêmio Assembleia Cidadã, na categoria Gestão, à ALPB foi o Plano de Adesão da ALPB à Agenda 2030 da ONU (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que tornou a Casa pioneira entre o poder legislativo do Brasil nesta iniciativa. O projeto da vem marcando a atuação da Casa de Epitácio Pessoa em ações de aproximação com a sociedade e ampliando o reconhecimento nacional do Parlamento paraibano. Ele foi elaborado e idealizado pelo ex-deputado Buba Germano e pelo ex-secretário Legislativo da Assembleia, Guilherme Benício, falecido em setembro de 2023.
O deputado Bubba Germano disse da sua satisfação de, juntamente com o ex-secretário Guilherme, convencer o presidente Adriano Galdino a implementar a política da Agenda Global dentro da Assembleia Legislativa. “Hoje recebemos o reconhecimento desse importante prêmio, fruto de uma emenda impositiva de nossa autoria que geramos uma plataforma de monitoramento dos indicadores sociais de todos os municípios paraibanos. Aliás a Paraíba é um único estado do Brasil que tem uma plataforma dessas”, afirmou o idealizador do projeto.
A mãe de Guilherme Benício, Joseane Castro, falou da emoção de recebe mais uma homenagem ao filho. “Ele partiu tão jovem, mas deixou um legado para que outros jovens possam se inspirar em suas ações em favor da sociedade. Agradeço muito à Assembleia e ao presidente Adriano Galdino. Tenho certeza de que Guilherme está muito feliz, onde estiver”.
O projeto
A Agenda 2030 é um plano de ação global para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. O documento foi elaborado e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York (EUA), em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros.
O projeto da ALPB consiste em implantar uma plataforma de monitoramento de indicadores que vai acompanhar a evolução dos ODS em todos os municípios paraibanos, além de auxiliar os parlamentares a vincular seus projetos de lei aos ODS correspondentes. Dessa forma, a ALPB pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado e do país, além de dar mais transparência e eficiência à sua atividade legislativa.