Nos acompanhe

Paraíba

Evento com executivos da Caixa Econômica na Asplan reforça direcionamento ao agronegócio no país

Publicado

em

Com R$ 56,2 bilhões em carteira, com 60% deste montante destinados para custeio e 39% para investimento, a Caixa Econômica Federal entrou para valer no mercado de fomento ao agronegócio e quer ser protagonista do setor no que diz respeito à concessão de linhas de crédito para o produtor rural brasileiro. Isso ficou evidenciado para os produtores de cana-de-açúcar paraibanos que participaram, nesta segunda-feira (4), de um evento promovido pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa, com a participação de executivos do banco.

O evento denominado AgroCaixa foi aberto pelo presidente da Asplan, José Inácio de Morais, e aconteceu no auditório da Asplan e trouxe à Paraíba o Superintendente da Rede de Agronegócios do banco, João Henrique Cruz Oliveira, que junto com os superintendentes da Rede de João Pessoa, Lucius Fabiani, e de Campina Grande, Martoni Sobral, além do Gerente Geral na Paraíba, Marcelo Castro. Durante o evento, os executivos da Caixa expuseram os objetivos, diferenciais e vantagens  da instituição no tocante a concessão de linhas de crédito rural.

Na abertura, o dirigente da Asplan fez um breve histórico da evolução e importância da cultura canavieira na Paraíba e reiterou à necessidade do setor produtivo ter instituições financeiras que tenham um olhar diferenciado no tocante a disponibilidade de recursos para o segmento. “É interessante que a gente possa dispor de variadas opções de linhas de crédito e nós merecemos isso, pois somos um setor economicamente viável, socialmente responsável e temos muito potencial para contribuir com o desenvolvimento do país e tendo o aporte de bancos que nos ajudem nesta caminhada tudo fica mais fácil”, destacou José Inácio, lembrando que a Asplan não tem preferência por nenhuma instituição. “O que a gente quer é ter linhas de crédito com juros justos, prazo e facilidade de acesso. Quem nos ofertar isso, terá nosso aval para novos negócios”, reiterou José Inácio.

O Superintendente da Rede de Agronegócios do banco, João Henrique Cruz Oliveira, enfatizou que a Caixa tem condições de mercado diferenciadas e que trabalha para ampliar o acesso às linhas de crédito para todo o segmento. “A Caixa tem linhas para o pequeno, o médio e grande produtor, com diferenciais de mercado e somos um banco público com foco no crescimento e desenvolvimento do país e queremos cada vez mais ser agentes de transformação também no setor produtivo”, disse o superintendente. Ele citou o caso do Pronamp, cuja taxa na Caixa é de 7% enquanto que no mercado esse percentual gira em torno de 8%.

O Superintendente da Rede em Campina Grande, Martoni Sobral, lembrou outros diferenciais da Caixa no mercado paraibano que é a existência de duas superintendências do banco, uma em Campina Grande e outra em João Pessoa, além de uma agência agro exclusiva para atendimento ao setor produtivo.

“Nós acreditamos no potencial do agro na Paraíba que, em 2023, contratou  R$ 1,3 bilhão”, reiterou o gerente geral, Marcelo Castro que também falou sobre linhas de investimentos, a exemplo da RenovAgro, que trabalha com uma taxa de 7%, do Pronaf investimento, cuja taxa na Faixa 1 é de 4%, o Pronaf Tratores e Colheitadeiras, cuja taxa pré-fixada é de 5%, além do Inovagro, Moderagro, cujas taxas são de 10,50%, entre outras linhas para investimento. Ele também lembrou que a Caixa já ocupa a segunda posição no ranking de instituições financeiras que fomenta o agro, ficando atrás apenas do Banco do Brasil.

Lucius Fabiani, Superintendente da Rede em João Pessoa, reiterou a disponibilidade da instituição em fomentar o agronegócio na Paraíba, especialmente, a cultura canavieira que é a mais expressiva do estado. “Estamos de portas abertas para receber o produtor paraibano em qualquer uma das unidades da Caixa e prontos para fazer novos negócios”, reforçou ele.

O presidente da Asplan, José Inácio, fez uma avaliação positiva do encontro. “É bom saber que a gente pode contar também com uma instituição forte como a Caixa, e ter mais opções na hora de buscar crédito no mercado financeiro”, disse ele, agradecendo a disponibilidade dos executivos do banco. O evento foi encerrado com um almoço no hall social da Associação.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo