Neste final de semana, começa na Usina Cultural Energisa a segunda edição do projeto Viva Usina, trazendo uma programação repleta de arte, música e gastronomia. Para começar com pé direito, no sábado (02) a Tenda da Música será palco para o grupo As Calungas, a partir das 20h, prometendo uma apresentação repleta de ritmos e energia contagiante.
Continuando a programação, no domingo (03), no Palco Bonde, tem muita contação de história, a partir das 16h, com Fabíola Ataíde, com o espetáculo, Agreste, que conta uma história de um amor impossível, mas, sobretudo, incondicional, que resistiu à intolerância e ao preconceito de um povoado. Em seguida, também no Palco Bonde, às 18h, tem a performance de Laíz Oyá, intitulada “Encruzilhada Fêmea”,
Do dia 02 ao dia 30 de março, a Galeria Alexandre Filho recebe a exposição de Linha Motriz, da artista visual, Louise Gusmão. Além disso, a área externa da Usina será animada pela Feirinha Viva Usina, que estará aberta sábado e domingo, das 16h às 22h, oferecendo uma variedade de opções gastronômicas e produtos criativos para todos os gostos e interesses.
Com essa programação diversificada e empolgante, o Viva Usina se firma como um evento imperdível para toda família. A entrada é gratuita.
Para mais informações e detalhes sobre a programação completa, visite www.vivausina.com
Sala Vladimir Carvalho
Selecionada no Edital de Ocupação 2024 do Instituto Energisa, a dupla ‘Som D’Luna’ se apresenta, na sexta-feira (01), a partir das 20h30, na sala Vladimir Carvalho com o show: ‘As autorais e outras coisas mais’. No repertório músicas autorais e uma grande lista de versões que a dupla tem gravado e compartilhado nas redes sociais. O show é montado pelas vivências de vida da dupla, e vai sendo costurado com conversas pessoais sobre canções, histórias das andanças musicais e motivações. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla.
Café da Usina
O café da Usina segue com uma programação vasta cheia de samba, forró e muito mais. Confira:
01/03 – Sexta-feira – Mulheres na Roda de Samba
Horário: 21h
Couvert Artístico: 20,00
O grupo Mulheres na Roda de Samba faz um show especial com um repertório que destaca o protagonismo e o legado histórico de compositoras e intérpretes do samba como: Teresa Cristina, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Leci Brandão, Clara Nunes, além das paraibanas Clara Bione, Polyana Resende, as Irmãs Cantoras de Campina Grande, dentre outras. O objetivo do projeto, é criar redes locais nacionais e internacionais, entre as artistas do samba, aumentando as trocas culturais e contribuindo para fortalecer a divulgação da força feminina do samba.
02/03 – Sábado – Erick No Show Nêgo Pêto De Vô
Horário: 16h
Couvert Artístico: 20,00
O cantor e compositor paraibano Erick volta aos palcos, para a segunda edição do show: ‘Nêgo Pêto de Vó’, que estreou em dezembro de 2023. Na primeira edição foi lançado o seu primeiro videoclipe da canção que dá título ao show, marcando esta nova etapa em sua trajetória musical em que abraçou a ideia de prosseguir, agora, em carreira solo. O ex-integrante do grupo musical Baluarte, reapresentará ao público o show Nêgo Pêto de Vó, que tem repertório capitaneado pela canção que dá nome e conceito a apresentação – estamos falando de uma composição em homenagem a dona Marlene, sua avó materna, que dá possibilidade de reflexões sobre ancestralidade, religiosidade, amor e tolerância. O show contará com algumas participações especiais: Mayra Montenegro, Titá Moura, Chico Limeira, Gláucia Lima, Jambeira.
02/03 – Sábado – Novos Goliardos Cantilena
Horário: 20h
Couvert Artístico: 15,00
Os Novos Goliardos, grupo surgido dos contatos musicais e da amizade que vem se firmando no doutorado junto ao programa de pós-graduação em música da UFPB, apresentam o show “Cantilena”, com um repertório conectado com a longa tradição musical popular e erudita. O Grupo é constituído pelos músicos compositores Rainer Patriota (violão) Gilfranco Lucena (violão e voz), Lucas Oliveira (violão e voz), Alexandre Siqueira (violão e voz) Marlon Trindade (violão e voz), CH Malves (percussão). O Show Cantilena contará também com a participação especial de Gustavo Seabra (cavaquinho) e Alphonsos Silveira (clarinete).
03/03 – Domingo – Projeto Café No Forró Com: Sandra Bele no Show o Melhor do Forró
Horário: 20h
Couvert Artístico: 30,00 (Sympla) – Social: 20,00 + 1kg de alimento
O “Café no Forró”, é um projeto cultural voltado para divulgação e apoio da cultura nordestina. O projeto fomenta o Forró e sua formação rítmica, valorizando e preservando os grupos locais e mostrando a sua importância na identidade de uma nação que curti, dança e canta suas raízes culturais. E para saudar os grandes compositores tipicamente nordestinos, o Café da Usina, abre as portas, sempre no primeiro domingo de cada mês para contemplar nossos artistas com comidinhas tipicamente nordestina e um rala bucho bem gostosinho. E neste domingo teremos o show de SANDRA BELÊ. Uma grande homenagem do Café da Usina a todas as mulheres da música, com muito forró, xote, xaxado, baião, arrastapé e os sucessos dos grandes nomes da música nordestina.