Nos acompanhe

Paraíba

Cinema da Fundação servirá de modelo para o Cine Capitólio, em Campina Grande

Publicado

em

A expertise do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) será compartilhada com o município de Campina Grande (PB), que assumiu o projeto de requalificação do antigo Cine Capitólio, patrimônio histórico e cultural da cidade, que está inativo há mais de duas décadas. O acordo de cooperação técnica entre as entidades foi discutido, durante uma visita da Prefeitura de Campina Grande ao Cinema da Fundação. Na ocasião, a presidenta da Fundaj, a professora doutora Márcia Angela Aguiar, o diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) e o coordenador do Cinema da Fundação, Luiz Joaquim, receberam a secretária de Cultura de Campina Grande, Giseli Sampaio, e a gerente de Projetos da Secretaria de Educação de Campina Grande, Fabiola Gaudêncio.

A presidenta Márcia Angela destacou a importância da parceria para retomada das atividades daquele que já foi o maior e mais moderno cinema da Paraíba. “Nós recebemos, com satisfação, a presença das representantes da Prefeitura de Campina Grande, que reconhece a expertise da Fundaj no tocante à promoção da área cinematográfica e à relação com o público que busca o cinema. A abertura de um cinema voltado para atividades culturais e educacionais é uma ação que resgata a memória afetiva da cidade e enriquece o repertório sociocultural dos estudantes. Vamos partilhar a nossa experiência e habilidade técnica para que essa cooperação renda frutos, especialmente para o estado da Paraíba”.

Com as obras de requalificação, cuja ordem de serviço foi assinada em janeiro, o Cine Capitólio passará a ser o “Capitólio da Educação” e deve beneficiar cerca de 40 mil estudantes da rede municipal de ensino. “Avançamos bastante no setor educacional, mas ainda há muito a ser feito na cultura. Por isso, nós estamos aqui para solicitar a assessoria da Fundaj na implementação desse cinema voltado aos estudantes da rede municipal de ensino, para que eles tenham não só uma vivência educacional, mas também cultural. O objetivo é fazer do nosso cinema um equipamento público acessível a tofos”, adianta a gerente Fabiola Gaudêncio.

Para Luiz Joaquim, coordenador do Cinema da Fundação, a formalização do acordo de cooperação técnica entre a Fundaj e a Prefeitura de Campina Grande terá bons resultados. “Essa primeira conversa foi muito proveitosa. Feita a formalização do acordo, que deve sair em breve, vamos compartilhar nosso know how, nosso entendimento de funcionamento de uma sala de cinema, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto vista curatorial”.

 

Cine Capitólio
Inaugurado em 1934, o Cine Theatro Capitólio tinha capacidade para 850 pessoas e recebia grandes eventos teatrais, sociais e políticos. Após um acelerado processo de deterioração, o imóvel quase foi demolido em 1999. A pedido da Associação dos docentes da UFPB, foi cadastrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). Em razão do seu valor cultural para a cidade, o edifício foi tombado em 11 de fevereiro de 2000 pelo IPHAEP.

“Capitólio da Educação”
Após as obras de requalificação, que devem respeitar a fachada original do prédio, o espaço será o primeiro Cinema da Educação da América Latina e beneficiará, principalmente, os estudantes da cidade. O projeto prevê uma estrutura com dois pavimentos para atividades artísticas, culturais e educacionais com praça de alimentação, sala de projeção, sala de espetáculos, sala multiuso e salas de estudos.

Continue Lendo

Paraíba

São Miguel de Taipu: Daniella Ribeiro participa de inauguração do Aeroclube José Targino Maranhão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou no sábado (23/11), junto de outras autoridades, da inauguração do Aeroclube da Paraíba – José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu. A solenidade também comemorou os 84 anos do Aeroclube da Paraíba.

Daniella disse que a inauguração do Aeroclube é um passo a mais para o desenvolvimento da aviação no Estado e, também, para a economia da Paraíba como um todo. Lembrou do investimento de quase R$ 8 milhões, enviados por ela e pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para obras de infraestrutura no município de São Miguel de Taipu, o que possibilitou a instalação do Aeroclube na região.

A senadora disse ainda que é merecida a homenagem ao ex-governador José Targino Maranhão, que faleceu em 2021, em consequência da COVID-19, e que era apaixonado por aviação (por isso a homenagem). A viúva de José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, esteve presente ao evento, ao lado de familiares.

O diretor-presidente do Aeroclube, Alberto Gomes, destacou que o dia “é histórico, e demonstra a união, força e capacidade de desenvolvimento que a Paraíba e, também, a aviação tem”.

O vice-diretor do Aeroclube, Venâncio Alencar, disse que a união foi fundamental para que o dia de hoje se tornasse real. “Hoje, ao olharmos para essa nova pista, é símbolo da nossa força e união. Estamos fazendo história nesse espaço”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, o deputado federal Mersinho Lucena, além de deputados estaduais e vereadores do município de São Miguel de Taipu.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de famílias atípicas.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo