Nos acompanhe

Paraíba

Rede Municipal de Saúde de Campina Grande se destaca como uma das maiores do Nordeste

Publicado

em

O Município de Campina Grande, com mais de 400 mil habitantes, tem uma Rede Municipal de Saúde superior a diversas cidades de maior porte. A estrutura da Rainha da Borborema é uma das maiores do Nordeste. Em termos de Atenção Primária à Saúde, a cidade tem mais equipes, por exemplo, que municípios maiores como Jaboatão dos Guararapes (PE) e Feira de Santana (BA), e cidades de porte parecido, como Caruaru (PE).

Campina Grande tem 121 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), o que representa uma equipe para cada grupo de 3.477 moradores. A recomendação do Ministério da Saúde é de que a cidade não ultrapasse 4 mil. Municípios como Caruaru (PE), Mossoró (RN) e a própria capital da Paraíba, João Pessoa, excedem esse índice.

Além disso, com o projeto Campina Atende Mais, ligado ao programa APS do Futuro, Campina Grande vai saltar de 121 para 203 equipes de ESF neste ano, atingindo cobertura de 100% da população com Atenção Básica. O número de equipes de Saúde Bucal também vai subir de 54 para 115. A cidade ainda dispõe de quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Outro diferencial da rede campinense é a estrutura da Saúde Mental. O Município foi o primeiro do Norte/Nordeste a abrir leitos de emergência psiquiátrica em um hospital geral, acabando com os antigos manicômios. E, mais recentemente, a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima abriu a primeira Clínica Escola do Autismo da região, servindo de modelo para outras cidades, como Petrolina (PE).

Ainda na Saúde Mental, a cidade conta com 8 Centros de Atenção Psicossocial, 4 Residências Terapêuticas, 1 Ambulatório de Saúde Mental na Policlínica do Catolé, 1 Centro de Convivência e 1 estande de exposição de produtos de artesanato.

Na rede hospitalar, Campina é uma das cidades que detêm o maior número de serviços da Média e Alta Complexidade. São 4 hospitais e 2 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). João Pessoa, que tem o dobro da população campinense, tem apenas 5 hospitais municipais.

O Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) é a maior maternidade da Paraíba, sendo a referência em gestação de alto risco para cidades até de outros estados. São 170 municípios referenciados para a maternidade, que realiza até 7 mil partos por ano.

O Hospital Municipal Pedro I é um centro de procedimentos com mais de 300 mil atendimentos por ano. O Hospital Municipal Dr. Edgley é a referência em cirurgias eletivas com mais de 2 mil procedimentos cirúrgicos em 2023. E o Hospital da Criança e do Adolescente é a única referência regional em urgência pediátrica para 70 municípios pactuados. Já as duas UPAs realizam juntas mais de 300 mil atendimentos por ano.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Campina Grande é regional e regula a operação de mais de 50 cidades. O SAMU atende mais de 50 mil ocorrências por ano. A Central de Transferência, que conta com 8 ambulâncias, também realiza o transporte de pacientes entre hospitais ou para domicílio nas altas hospitalares. A Secretaria de Saúde também disponibiliza o transporte para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) objetivando deslocamento até outras cidades. A frota veicular é superior a 100 veículos na pasta.

Além disso, a cidade dispõe de serviços especializados, a exemplo do Centro de Reabilitação e Assistência à Saúde do Trabalhador (Cerast) e do Centro Especializado em Reabilitação (CER), que atende pacientes de doenças raras e múltiplas deficiências de 143 cidades, inclusive de outros estados.

Na Vigilância em Saúde, diversos serviços prestam assistência à cidade, como o Centro Municipal de Infectologia para pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, o Serviço de Referência em Hanseníase e Tuberculose, a Gerência de Vigilância Sanitária, o Centro de Controle de Zoonoses, a Vigilância Ambiental, a Coordenação Municipal de Imunização, serviços de monitoramento de doenças, agravos, óbitos e lixo hospitalar, entre muitos outros.

Outros serviços se somam como Ouvidoria SUS; Auditoria SUS; Central AcesSUS (3077-1321); Programa de Residência Médica com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia, Pediatria e Medicina de Saúde da Família e da Comunidade; além da Central de Abastecimento Farmacêutico.

A pasta também é responsável pela regulação de procedimentos como cirurgias, consultas e exames para cidades de toda a Paraíba pela Programação Pactuada e Integrada (PPI). O orçamento anual para manter toda essa estrutura é de mais de meio bilhão de reais.

A estrutura completa está descrita no site saude.campinagrande.pb.gov.br e qualquer informação pode ser acessada pela Central AcesSUS, pelo telefone (83) 3077-1321.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça Eleitoral determina remoção de publicações de Queiroga contra Cícero e Lauremília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral, através de uma decisão liminar proferida pela 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, o juiz Adilson Fabrício Gomes Filho determinou a remoção de publicações do candidato Marcelo Queiroga consideradas ofensivas à honra do candidato à reeleição para prefeito, Cícero Lucena (Progressistas), e sua esposa, Lauremília Lucena. A liminar foi deferida nesta sexta-feira (18).

A defesa da “Coligação João Pessoa no Caminho Certo” alegou que Queiroga publicou em sua conta pessoal do Instagram uma série de postagens que continham informações inverídicas e difamatórias. Entre os conteúdos ofensivos destacam-se afirmações de que a esposa de Lucena estaria envolvida em um esquema de compra de votos e que pacientes estariam sendo favorecidos em troca de apoio à campanha.

Na decisão, o juíz ressaltou que as postagens ultrapassaram os limites da crítica política, configurando propaganda negativa e ofensa à honra do candidato. Adilson Fabrício ainda enfatizou a importância de manter um debate civilizado e respeitoso durante o período eleitoral, e a necessidade de proteger a integridade dos candidatos de informações prejudiciais e não verificadas.

Com a concessão da liminar, a Justiça Eleitoral determinou a remoção imediata dos conteúdos ofensivos por parte de Queiroga, sem a necessidade de ouvir a parte contrária, em virtude do potencial dano à imagem do ofendido. A decisão foi publicada e as partes foram intimadas a cumprir a ordem judicial.

Continue Lendo

Paraíba

“Confio plenamente na Justiça, ficará evidenciada nossa inocência”, diz Dinho a eleitores e amigos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley, se manifestou acerca da operação da Polícia Federal (PF) que o transformou em alvo de mandado de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (18/10), em João Pessoa.

Segundo Dinho, o pronunciamento é em respeito e para tranquilizar os eleitores e amigos que acompanham a sua vida parlamentar que, em 20 anos de vida pública, nunca foi alvo de um processo sequer, mas sim, de dedicação à Capital paraibana.

Leia também: Polícia Federal realiza nova fase da Operação Território Livre na Grande João Pessoa

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Polícia Federal realiza nova fase da Operação Território Livre na Grande João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (18/10), na região da Grande João Pessoa, uma nova fase da Operação Território Livre.

Segundo informações da PF, estão sendo cumpridos mandados na Capital paraibana, bem como, na cidade de Cabedelo.

A iniciativa se trata de mais uma fase das investigações acerca de um suposto esquema de aliciamento violento de eleitores em algumas comunidades de João Pessoa. Um dos alvos na manhã desta sexta foi o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley, que foi afastado provisoriamente da Presidência da Casa Legislativa e terá que usar tornozeleira eletrônica.

Em Nota Oficial, o parlamentar afirma que tem sido alvo, nos últimos dias de ilações maliciosas, lembra que possui mais de 20 (vinte) anos de vida pública sem nenhum processo ou mesmo indiciamentos e que ele mesmo se colocou à disposição, desde o início, “para explicações sobre eventuais citações levianas” ao seu nome.

Confira abaixo a íntegra da Nota:

Nota à imprensa

Tenho sido alvo, nos últimos dias, de ilações maliciosas envolvendo meu nome com motivos meramente eleitoreiros. Tenho 20 anos de vida pública, com cinco mandatos dedicados à população de João Pessoa, sem nenhum processo, denúncia ou indiciamento. Sempre fui bem votado nos bairros da capital e tive meu trabalho referendado pela força da aprovação popular.

No que se refere à atuação da Polícia Federal, relacionada à operação Território Livre, deixo claro que apoio à investigação e esclareço que me coloquei desde o início à disposição para explicações sobre eventuais citações levianas ao meu nome. Confio na Justiça dos homens e de Deus e estou certo de que ficará patente a minha inocência, já que não há qualquer envolvimento meu nos fatos investigados.

Vereador Dinho Dowsley

Continue Lendo