O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), assinou nessa quarta-feira (21), no México, um termo de cooperação técnica com o Governo de Puebla para realização conjunta de projetos e atividades voltadas às pesquisas no campo da economia criativa, especialmente nas áreas de artesanato, arte midiática e design.
O acordo assinado entre a secretária da Setde, Rosália Lucas, e o secretário de Cultura de Puebla, Enrique Glockner, foi acompanhado pela primeira dama do Estado da Paraíba, Ana Maria Lins; pela gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez; pelo diretor do Artesanato de Puebla, Daniel Rendon Farfán; pelo diretor do Conselho Mundial do Artesanato, Eduardo Barroso; e demais integrantes da Missão Arriba Paraíba, que desembarcou no dia 14 de fevereiro no México para um intercâmbio em Puebla.
Entre as atividades previstas no convênio estão o intercâmbio de pesquisadores, professores e estudantes em residências criativas; a realização conjunta de evento internacional e simultâneo entre as cidades envolvidas; oficinas criativas para o desenvolvimento de coleção de produtos de referência cultural para a Paraíba e Puebla; o compartilhamento de projetos e práticas exitosas de gestão, em especial dos Laboratórios de Inovação; e como resultado final a implantação do Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato em Puebla e da Fábrica Social de Artesanato em João Pessoa.
Rosália Lucas destacou a importância da celebração do acordo, que pode ser considerado o ápice da missão oficial da Paraíba no México. “Esse acordo bilateral trará muitos benefícios para o nosso artesanato e vai qualificar cada vez mais os artesãos, que poderão aprender novas técnicas de pinturas e design e compartilhar oficinas virtuais e presenciais para, de forma colaborativa, desenvolverem projetos conjuntos com as cidades criativas nas áreas contempladas”.
Presidente de honra do PAP, a primeira dama Ana Maria Lins ressaltou que “a partir do termo de cooperação que assinamos com o Estado de Puebla, vamos consolidar ações estratégicas para dar maior visibilidade e fazer nosso artesanato chegar ainda mais longe para ganhar novas vitrines e novos mercados”.
A gestora do Programa, Marielza Rodriguez, vai coordenar as atividades programadas no plano de trabalho decorrentes do acordo entre os estados na Paraíba. “A satisfação é imensa em saber que nosso trabalho agora está dando mais um salto qualitativo: a internacionalização de nossas ações. O acordo de cooperação com o México vai nos permitir replicar experiências exitosas em nossa Paraíba. Voltamos com a mente e o coração repletos de boas ideias”
Em Puebla, a coordenação ficará por conta de Daniel Farfán, que assegurou que a troca cultural será uma ponte para as indústrias criativas fecharem parcerias comerciais e intercâmbios, além de favorecer o potencial criativo dos dois países. “Com o potencial criativo e artesanal que os dois estados possuem nos diferentes países, nós podemos compartilhar e complementar os programas de desenvolvimento cultural. Então nós podemos fortalecer as estratégias de gestão cultural aproveitando da informação que cada governo pode prover no outro”.
A Rede Mundial de Cidades Criativas foi lançada pela Unesco em 2004 com o objetivo de estimular a cooperação entre cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
Dos 14 municípios brasileiros que integram a rede, dois são da Paraíba: João Pessoa, é cidade das Artes Populares e Artesanato, e Campina Grande, cidade das Artes Midiáticas. Já a capital de Puebla tem o selo de cidade do Design. O objetivo é que os municípios se beneficiem mutuamente desses três segmentos da economia e sem ônus financeiro para os participantes.
Participam ainda da missão no México, que segue até o próximo sábado (24) a curadora do Artesanato Paraibano, Janete Rodriguez; a secretária de Desenvolvimento Econômico de João Pessoa, Vaulene Rodrigues; o coordenador do Curso de Design da UFPB, Kléber Barros; e o coordenador do Laboratório de Inovação em Economia Criativa da UFCG e presidente da Associação Brasileira de Artes Midiáticas – ABRAMID, Marcelo Barros, além de profissionais independentes.