Nos acompanhe

Negócios

O Boticário desenvolve tampas de embalagem de nova fragrância por meio do reúso do óleo de cozinha

Publicado

em

Arbo, marca de perfumaria do Boticário com a ambição de se tornar a mais sustentável entre as demais, segue avançando em atributos de embalagem e composição de fragrância, reforçando o compromisso em trazer inovações que diminuam o impacto na natureza e contribuam para um planeta mais equilibrado. Alinhado a isso, Arbo Puro, recente lançamento da marca, compactua com a diminuição do uso de materiais não renováveis e apresenta inovações em sua formulação e embalagem.

O projeto, em parceria com as empresas Nest, Borealis e Aptar, prevê a substituição de recursos fósseis por matérias-primas renováveis, visando eliminar gradualmente os plásticos utilizados na indústria da beleza. Segundo Gustavo Dieamant, diretor-executivo de P&D do Grupo Boticário, a iniciativa contribui para a transformação sustentável do setor de beleza, alinhada às estratégias climáticas e à meta de desenvolvimento do Grupo Boticário, em reduzir o impacto ambiental dos produtos por meio da utilização de matérias-primas de fontes renováveis e/ou fontes alternativas de menor impacto até 2030.

“Em vez de petróleo bruto, para o desenvolvimento da nova tampa, são utilizados materiais de base biológica, como rejeito de óleos e gorduras coletados de restaurantes e indústrias de alimentos, na produção de polipropileno (PP) de segunda geração, feito de matéria-prima renovável e atestado pela International Sustainability & Carbon Certification (ISCC). Por meio da abordagem de balanço de massa, essa iniciativa visa reduzir não só o consumo de plástico obtido a partir do petróleo, como também as emissões de gases de efeito estufa, já que a nova tampa emite 51%* menos dióxido de carbono (CO2) equivalente. A iniciativa ainda prevê reduzir o uso de 11,68 toneladas** de matéria-prima virgem, sem impactar a cadeia de reciclagem do polipropileno, pois o novo material pode ser reciclado normalmente na cadeia já consolidada no Brasil”, comenta.

*51% menos emissões de CO2 e 11,68 toneladas** a menos de matéria-prima virgem (com base na projeção de vendas de 2024), em comparação com outras tampas do portfólio de Arbo desodorante colônia.

Como parte do processo, o Grupo Boticário contou com o apoio e incentivo de empresas parceiras que compactuam com a agenda da companhia em favor do meio ambiente. Para a coleta dos óleos e gorduras no mundo todo e transformação em Neste RETM (substituto do petróleo), a marca contou com a Neste, maior produtora mundial de combustíveis para aviação e matérias-primas renováveis para polímeros e produtos químicos. A partir desse processo, a empresa Borealis, um dos principais fornecedores mundiais de soluções avançadas e sustentáveis de poliolefinas, recebeu o Neste RETM e o transformou na resina PP, comercializada como Bornewables. Por fim, a AptarGroup, líder global em distribuição de medicamentos, produtos de consumo e soluções de ciência de materiais ativos, recebeu a resina e a transformou nas tampas dos produtos. A parceria permitiu uma colaboração rápida para levar às prateleiras embalagens cosméticas de base renovável, utilizando a abordagem de balanço de massa, que garante segurança e desempenho (semelhante ao virgem), ao mesmo tempo que reduz significativamente a pegada de carbono.

Para além da embalagem, a formulação da fragrância é composta por 92% de ingredientes de origem natural e promove a sensação de acalmar a mente – segundo teste de eficácia percebida realizado com consumidores – e contém Eco Álcool, feito a partir do bagaço da cana-de-açúcar e outros resíduos de biomassa, que antes eram queimados ou descartados.

Toda a linha Arbo possui frascos que possibilitam a refilagem, ampliando a vida útil da embalagem (frasco, atuador e tampa) e permitindo reduzir em 89% o uso de materiais – em comparação com a embalagem dos desodorantes colônias regulares. O refil é feito de alumínio, um material leve e altamente reciclável, que garante a preservação da fragrância e permite que a refilagem do produto seja feita em casa, unindo inovação, sustentabilidade e praticidade.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.
**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Continue Lendo

Negócios

Roots Talent oferece curso de ferramentas de análise comportamental

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A crescente busca por autoconhecimento e desenvolvimento profissional motivou a Roots Talents, empresa especializada em treinamentos e recrutamentos, a lançar um novo curso focado em análise comportamental. Com o nome “Ferramentas de Análise Comportamental”, o curso será ministrado por Márcia Peixoto, especialista em recursos humanos e psicóloga, no dia 28 de setembro, no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na Paraíba.
O treinamento irá proporcionar uma imersão nos conceitos de DISC, sabotadores e dominância cerebral, oferecendo aos participantes uma oportunidade única de aprimorar a compreensão dos perfis comportamentais e superar desafios. “O objetivo é capacitar líderes, gestores e  profissionais de RH para que possam aplicar essa ferramenta e obter resultados mais assertivos em suas análises de comportamento, seja em seleção ou no desenvolvimento da equipe”, explica a psicóloga.
Márcia Peixoto ressalta a aplicabilidade do método. “Essas ferramentas comportamentais não são exclusivas de psicólogos. Elas são extremamente assertivas e podem ser aplicadas por profissionais de diferentes áreas para analisar o comportamento no ambiente de trabalho”, detalha.
O curso será realizado no Instituto Euvaldo Lodi- IEL PB, na avenida Epitácio Pessoa-1010, os ingressos  podem ser adquiridos facilmente pelo Sympla pelo link https://www.sympla.com.br/evento/curso-de-ferramentas-de-analise-comportamental/2604813  , que também fornece todas as informações do evento de forma prática.  O credenciamento terá início às 08h, com programação até às 16h.
Sobre a Roots Talent – Especializada em gestão de pessoas, a Roots Talent tem o propósito de conectar pessoas às organizações por meio de serviços de consultoria, treinamentos organizacionais, diagnóstico de perfis e outros, de forma que se sintam pertencentes. Sob direção de Márcia Peixoto, psicóloga especialista em RH com aproximadamente 30 anos de atuação na área de Gestão de Pessoas, a Roots atende organizações de diversos segmentos no Brasil. Para saber mais sobre a empresa,  siga @rootstalent no Instagram. O e-mail [email protected] . Para saber mais sobre a empresa,  o Instagram é @rootstalent.

Continue Lendo

Negócios

Lavagem profissional é aliada no combate a ácaros: dermatologista alerta sobre riscos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presença de ácaros em roupas e tecidos pode trazer sérios riscos à saúde, especialmente para pessoas alérgicas e com sensibilidade na pele. De acordo com a dermatologista Marla Rocha, professora da pós graduação de Dermatologia na Afya Educação Médica, os ácaros são artrópodes que se alimentam de materiais com alto teor de proteínas, como a pele humana. Entre os mais conhecidos, o Sarcoptes scabiei se destaca por causar a escabiose, popularmente conhecida como sarna humana. “Esse ácaro se alimenta da camada mais externa da pele, onde abre túneis, se reproduz e deposita ovos”, explica a especialista.

Além de ser altamente transmissível, a escabiose pode se disseminar por meio de roupas não higienizadas corretamente e superfícies como travesseiros e camas compartilhadas. Marla destaca que a falta de bons hábitos de higiene, como não trocar roupas de cama com frequência, é um fator que contribui para o aumento das infestações.

Para prevenir a proliferação de ácaros, a dermatologista recomenda medidas simples, como manter ambientes limpos e trocar a roupa de cama semanalmente. “Pessoas alérgicas devem evitar o acúmulo de poeira em itens como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia. A limpeza da casa com pano úmido também é essencial para remover os ácaros presentes na poeira”, orienta.

Além dos problemas dermatológicos, como coceira e irritações, a presença de ácaros pode agravar quadros respiratórios, como rinites. “Pacientes alérgicos apresentam sintomas como espirros frequentes, prurido no nariz e ouvidos, coriza e até lacrimejamento dos olhos”, alerta Marla.

Higiene correta e completa – Quando se trata de higienização de roupas e tecidos a lavagem caseira nem sempre é eficaz. Além do risco de desbotar as roupas ou perder acessórios, peças mal lavadas ou mal secas podem contribuir para a proliferação de ácaros na parte interna das fibras.

Nesse contexto, a Minha Lavanderia João Pessoa, franquia nacional com mais de uma década de know how na área, se destaca como uma solução segura e eficaz. Todas as peças são lavadas conforme as instruções das etiquetas, garantindo a preservação das características dos tecidos e a eliminação completa de ácaros e outros micro-organismos. Uma lavagem profissional não apenas remove sujeiras visíveis, mas também garante que os tecidos fiquem livres de ácaros, contribuindo para a saúde e o bem-estar das
pessoas.

Bama e banho – Quando se fala em roupas de banho e cama, os cuidados devem ser redobrados. As roupas de cama e banho desempenham um papel crucial na manutenção da higiene e saúde pessoal e podem ser pontos de proliferação de ácaros, bactérias e fungos, especialmente em ambientes úmidos ou mal ventilados. Para garantir a eliminação desses microrganismos, a Minha Lavanderia recomenda a lavagem semanal das roupas de cama, como lençóis e fronhas, enquanto as toalhas de banho devem ser lavadas a cada três usos e as de rosto a cada dois dias. O uso de água quente e secagem completa são essenciais.

Ao optar por uma lavagem profissional como a oferecida pela Minha Lavanderia, os clientes não apenas preservam a qualidade e a durabilidade dos tecidos, mas também garantem um ambiente mais saudável, livre de microrganismos nocivos.

Além dos serviços básicos, é também uma lavanderia ecológica e utiliza o sistema de lavagem Wet Clean, processo computadorizado que limpa as fibras das roupas com profundidade, sem danificá-las. A Minha Lavanderia trabalha com produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente.

Em João Pessoa, a Minha Lavanderia está localizada na Av. Esperança, 1126, em Manaíra. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h30, e aos sábados das 9h às 13h. Para mais informações, entre em contato no (83) 99161-9340 ou no site https://minhalavanderia.com.br . O instagram é @minhalavanderia.jpmanaira.

Continue Lendo

Negócios

Mardisa Hotel e Resort formaliza instalação de novo empreendimento na Paraíba nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Polo Turístico Cabo Branco, um dos maiores polos hoteleiros do Nordeste, receberá um novo empreendimento que contemplará a atividade do setor na Paraíba. Nesta segunda-feira (16/09), os empreendedores Maria Edwiges Lobato Goes de Albuquerque e Alexandre Teixeira Jubert assinam documento para a formalização da instalação do Mardisa Hotel e Resort.

O evento será realizado no DCT – Duo Corporate Towers, que fica às margens da BR-230, próximo ao Manaíra Shopping, a partir das 11h, e contará com as presenças do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e secretários da área econômica do Governo do Estado.

O Polo Turístico já tem em andamento as obras de mais outros cinco empreendimentos.

 

Continue Lendo