Nos acompanhe

Paraíba

Procedimento endoscópico de alta complexidade agiliza recuperação dos pacientes do Edson Ramalho

Publicado

em

A realização de um procedimento endoscópico de alta complexidade está possibilitando rapidez na recuperação dos pacientes no Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER): é a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), que passou a ser realizada na unidade a partir de agosto do ano passado com a modernização promovida pelo Governo da Paraíba na área da saúde. O procedimento terapêutico é utilizado para desobstrução das vias biliares, nos casos de doenças como coledocoletíase (pedras no canal do fígado) e tumores malignos no pâncreas e no canal do fígado.

De acordo com o cirurgião e endoscopista do HSGER, Victor Andrade, a CPRE proporciona conforto e qualidade de vida ao paciente, por ser mais vantajosa do que uma cirurgia convencional. Segundo ele, o tempo de recuperação é bem menor. “Se no dia seguinte o paciente está bem, ele já recebe alta. Antigamente, era preciso operar para tirar a pedra do canal do fígado, com incisão abdominal, sendo necessário um pós-operatório de 10 a 15 dias. Portanto, nós diminuímos o tempo de internação, liberando o leito para outros pacientes”, contou ele.

O médico explicou que o procedimento terapêutico permite o acesso à via biliar do paciente para tratar diversas doenças, sobretudo a coledocoletíase (pedras no canal do fígado). “Essas pedrinhas podem migrar para o canal do fígado, o que faz com que o paciente fique com a pele amarelada, urina escura e fezes esbranquiçadas. Então, com esse procedimento cirúrgico por endoscopia, nós retiramos essas pedrinhas”, simplificou.

Foi com esse quadro sintomático que a paciente Maria das Graças, de Santa Rita, chegou ao HSGER. “Eu estava amarelada e bem debilitada, com dores na vesícula. O pessoal da enfermagem não conseguia nem acesso às minhas veias. Mas a equipe cuidou bem de mim e agora estou com condições de fazer esse procedimento”, esclareceu ela.

A paciente vai permanecer internada após a CPRE para realizar a cirurgia de cálculos na vesícula. “Gostei muito do atendimento daqui, mas quero logo voltar para casa. Meus filhos e minha nora estão me acompanhando e Jesus está pegando na minha mão. Estou firme e forte”, disse dona Maria das Graças.

Victor Andrade apontou que a CPRE também é realizada para o tratamento de tumor do pâncreas, que obstrui o canal do fígado. “Nesse caso, é preciso passar um stent biliar para desobstrução. Também há utilidade quando o paciente apresenta quadro de colangiocarcinoma, tumor maligno que se forma no canal do fígado e que pode obstruí-lo”, elucidou.

Modernização – A CPRE é realizada no HSGER desde agosto do ano passado, após a unidade hospitalar passar para a administração da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). Segundo o diretor-técnico do hospital, Ramonn Chaves, o procedimento é realizado em apenas três hospitais da Paraíba.

“A realização da CPRE era muito restrita na Paraíba, mas há alguns meses estamos ofertando à população. É um serviço que atende pacientes de todo o estado, de Conceição a João Pessoa, regulados via Secretaria de Estado da Saúde. Felizmente, estamos superando as metas e seguiremos trabalhando”, declarou o diretor-técnico.

Apesar de estar no rol de atendimentos do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), a realização do procedimento é no bloco cirúrgico, devido à sua complexidade. Os demais exames por imagem disponibilizados no HSGER são: tomografia (com e sem contraste), raio-X, ultrassom, endoscopia, colonoscopia e ecocardiograma. No ano passado, o CDI realizou 26.650 atendimentos.

Continue Lendo

Paraíba

Reta final: Marmuthe celebra apoio da população na busca pela reeleição na CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (04/10) para celebrar o carinho e apoio da população na reta final da campanha eleitoral. No terceiro mandato na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o parlamentar, que tem forte atuação nos bairros da Zona Sul da Capital, busca a postulação nas eleições deste domingo (06/10).

“A hora está chegando e o povo tem demonstrado seu apoio e carinho pelo trabalho. Certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Candidato em Curral de Cima denuncia ameaças e esclarece presença de profissionais da segurança em agendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato de oposição à Prefeitura de Curral de Cima, Adjamir (PSB), emitiu nota oficial em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (03/10) para esclarecer os motivos que o fizeram contratar profissionais da segurança para acompanhá-lo durante compromissos de agenda.

De acordo com o comunicado, episódios recentes de violência contra ele e sua família, além de uma série de ameaças à sua integridade física o fizeram não ter a sua vida e segurança exposta.

Leia abaixo a nota: 

Afim de manter a tranquilidade da minha família e de todos que se preocupam comigo.

Não era do meu interesse expor tal fato.

Mas diante das fake News que estão divulgando nas redes sociais, venho comunicar a toda população de Curral de Cima o porque estou andando na companhia de profissionais da segurança e que são da minha confiança.

É de conhecimento de todos, que não faz muito tempo, atentaram contra a mim e minha esposa em minha residência.

Nas últimas semanas venho sofrendo sérias ameaças contra a minha vida.

E hoje me preocupo ainda mais, pelo fato deles estarem a todo custo tentando me tirar o direito de me proteger.

O por que estão querendo que eu fique “exposto”?

Continue Lendo

Paraíba

Carlão destaca propositura de combate ao aborto além da segurança das crianças em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Carlão Pelo Bem (PL), utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (03/10) para reafirmar esforços do mandato pelas causas voltadas à promoção da vida e segurança das crianças e adolescentes da Capital.

Ao destacar o compromisso de ser oposição na Câmara Municipal, ele ressaltou a importância de promover o diálogo no Legislativo de leis em combate ao aborto, além da destinação de investimentos para garantir a prática de esportes às crianças e adolescentes.

“Lei de combate ao aborto que traz pra ela os malefícios que isso pode trazer, sejam eles espirituais, físicos e mentais. Fui o único vereador que fiz um trabalho contundente voltado pra criança e adolescente, tirando do tráfico, da violência e das drogas, colocando elas no esporte fazendo artes marciais. O meu trabalho sempre foi de lutar por João Pessoa e não por um grupo político”, enfatizou.

Sobre

Cristão, conservador e advogado, Carlão é militante de direita e defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele concorre à reeleição em outubro.

No primeiro mandato, enquanto suplente, apresentou projetos voltados ao fortalecimento das obras de caridade; à proteção da criança e do adolescente; e ao combate às drogas por meio das artes marciais.

Carlão também tem destacado esforços na Câmara por mais investimentos nos esportes de luta, além de estimular os cristãos a refletirem sobre as políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado.

Confira:

Continue Lendo