O Tribunal de Contas da Paraíba reuniu-se, extraordinariamente, na manhã desta quinta-feira (15), para a investidura do conselheiro substituto Marcus Vinícius Carvalho Farias. Emocionado, o mais novo membro da Corte disse estar ciente da responsabilidade de integrar um sistema de controle externo por ele descrito como “braço direito do cidadão”.
Falou das incertezas, das dificuldades e da solidão de quem enfrenta os concursos públicos (ele obteve o primeiro lugar no do TCE), do apoio de amigos (alguns até com empréstimo de livros), do trabalho indispensável dos professores e do incentivo permanente e irrestrito da família. “Ninguém vence sozinho. Esta é uma conquista nossa”, disse ele à esposa Thamires que então ocupava, ao lado do seu pai, Sr. Venâncio Gomes Farias, e da mãe, dona Tereza Rodrigues Carvalho Farias, três das primeiras cadeiras do Plenário.
Mostrou-se convicto de que passou a integrar uma instituição inscrita entre as mais ágeis e modernas do país e, ainda, de que contará com a experiência dos seus pares em benefício de “uma sociedade livre, mais justa e igual”.
O presidente Nominando Diniz informou que Marcus Vinícius havia optado por uma solenidade meramente administrativa, mas que isso não impedia a presença e as saudações dos conselheiros, procuradores, diretores e servidores do TCE na Sala das Sessões. “Todos lhe damos as boas vindas e V. Exa. terá todo nosso apoio para trabalhar”, assegurou.
A saudação ao novo membro do Tribunal foi feita, em nome da Casa, pelo também conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago Melo. Este último traçou um rápido perfil do recém-chegado e aludiu à sua primeira colocação no concurso para preenchimento da vaga aberta com a titularidade do colega Antonio Gomes Vieira Filho.
O vice-presidente Fábio Nogueira ressaltou que Marcus Vinícius passava a integrar um Tribunal onde a harmonia reina em todos os setores e quadros. Também, “um Tribunal que exercita o controle externo moderno, que tem um novo olhar para as contas públicas e age sempre em busca de melhor qualidade de vida da população”.
O conselheiro André Carlo Torres Pontes fez que Marcus Vinícius doravante terá como encargo o exame de parcela dos R$ 40 bilhões movimentados, anualmente, pelo Estado e Municípios paraibanos, nos setores da educação, saúde, previdência, ou infraestrutura. “Sua atuação vai melhorar a vida das pessoas”, disse.
O procurador geral de contas Marcílio Toscano Franca Filho, com atuação no TCE, enalteceu a obrigatoriedade do concurso para ingresso efetivo nos cargos públicos do País e parabenizou Marcus Vinícius pela conquista que, a seu ver, “nunca é solitária”. Lembrou que a fase dos estudos e do preparo tem o custo episódico da menor convivência familiar. O advogado Johnson Abrantes cumprimentou o conselheiro substituto Marcus Vinícius em nome da Seccional Paraibana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).