Dando seguimento ao trabalho constante de aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à população, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), está promovendo uma capacitação para as cozinheiras escolares (merendeiras). A formação faz parte do Seminário Municipal de Educação. Um dos objetivos é a prevenção aos acidentes de trabalho e noções de primeiros socorros, como explica o 1° Sargento Mateus, do 2° Comando Regional de Bombeiro Militar.
’Essa palestra visa capacitar e orientar os funcionários que atuam nas cozinhas da Prefeitura de Campina Grande, a lidar com vazamentos de gás GLP, queimaduras, acidentes com uso de facas e outros objetos. A intenção é prevenir e orientar quanto a possíveis primeiros socorros’, disse o Sargento Mateus.
Num segundo momento, há orientações quanto ao manuseio e reaproveitamento de alimentos, com o objetivo de aumentar a segurança alimentar dos alunos das escolas e creches municipais. De acordo com Jéssica Costa, coordenadora de Nutrição da Seduc, a capacitação tem três objetivos principais: Promover maior segurança no ambiente de trabalho, maior qualidade alimentar aos estudantes e melhor aproveitamento das matérias primas e ingredientes.
’Vamos entrar com essa parte de técnicas de preparações, segurança alimentar, higienização, cortes, e tudo que possa agregar o conhecimento delas para o dia-a-dia’, continuou Jéssica Costa.
O treinamento, promovido pela Seduc, atende 150 merendeiras por dia. A formação impacta, de forma direta, a vida de cerca de 35 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, em Campina Grande.
’Qualquer descuido que a gente tenha, na cozinha, é perigoso, tanto pra nós, quanto para as crianças e toda comunidade escolar. Eu trabalho em creche e as crianças ficam felizes quando têm a nossa atenção. Eu gosto muito do que faço’, concluiu Roberta Cristina Santana, merendeira, há cinco anos, na Creche Célia Márcia, na Zona Leste.