Na última segunda-feira (5), a Prefeitura de Campina Grande deu mais um passo significativo em direção ao fortalecimento da saúde feminina e à promoção da dignidade menstrual. Por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Saúde e Assistência Social (Semas) foi realizado um treinamento pioneiro para capacitar profissionais ao uso do aplicativo Gov.br.
Cerca de 30 pessoas participaram do treinamento, a exemplo dos agentes comunitários de saúde, colaboradores do CRAS e CREAS, além de colaboradores de centros POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).
O treinamento teve como objetivo principal orientar os participantes desde a criação de uma conta no aplicativo até a emissão da autorização emitida pelo meu SUS Digital, dentro do Gov.br. Essa iniciativa tem por meta o acesso a programas voltados para a mulher, como o Dignidade Menstrual.
O Dignidade Menstrual é um programa que busca conscientizar as pessoas sobre a naturalidade do ciclo menstrual e garantir o acesso gratuito a absorventes higiênicos. Uma das etapas essenciais para participar do programa é a emissão de uma declaração via Gov.br, na aba Meu SUS Digital, que permite às mulheres beneficiadas retirar pacotes de absorventes nas farmácias populares.
O programa, que vai beneficiar cerca de 24 milhões de mulheres entre 10 e 49 anos de idade, visa preencher uma lacuna no acesso a produtos de higiene menstrual, que são fundamentais para a saúde e o bem-estar das mulheres.
O treinamento, que ocorreu na Lan House Social da Secti, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi um passo importante para capacitar os profissionais envolvidos na implementação e execução do programa. Ao proporcionar o conhecimento necessário para utilizar o aplicativo Gov.br, a Prefeitura de Campina Grande demonstra seu compromisso com a inclusão digital e o acesso igualitário aos serviços de saúde.
Esse esforço conjunto, entre diferentes setores da administração municipal, mostra o comprometimento com a promoção da saúde feminina e o combate à exclusão social. A Prefeitura mostra seu compromisso em criar oportunidades e garantir dignidade para todas as mulheres da cidade.
A iniciativa facilita o acesso aos produtos de higiene menstrual, e também promove uma mudança cultural ao abordar abertamente questões relacionadas à menstruação e à saúde da mulher. Por meio dessas ações, Campina Grande reafirma seu papel como uma cidade que valoriza a igualdade de gênero, o acesso à saúde e o respeito aos direitos fundamentais de todas as suas cidadãs.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Laryssa Almeida, comentou sobre a importância de capacitar os colaboradores para auxiliarem as mulheres a utilizarem o benefício: “A tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas, contudo, em virtude da falta de letramento digital nem todos os beneficiários conseguem acessar o gov.br. E é importantíssimo esse apoio por parte da Prefeitura para que todas as mulheres em situação de vulnerabilidade social possam desfrutar do seu direito aos absorventes oferecidos pelo programa”, completou.