O Ministério da Educação (MEC) emitiu um ‘Comunicado Oficial’ na noite da terça-feira (31/01) confirmando, através da sua Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que houve a identificação de problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado.
De acordo com informações de diversos candidatos uma instabilidades no site do Sisu foi surgiu logo após às 09h e persistiram ao longo do dia. O resultado chegou a ser divulgado pelo MEC no início da tarde, mas foi retirado do ar para acionamento de protocolos de homologação.
O que se sabe de pronto até o momento é que instabilidades no sistema do Sisu costumam ser registrados devido ao alto número de acessos ao mesmo tempo.
Vagas
Em números gerais, para essa edição do programa, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior, que assinaram o Termo de Adesão (TA).
Dentre as vagas dispostas no Sisu 2024 estão 38.453, em 1.159 cursos de graduação, distribuídos em 31 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que aderiram a essa edição do programa. Desse total, estão participando: 28 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs); 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets); e o Colégio Pedro II.
Paraíba
No total, para o Estado da Paraíba foi disponibilizado um total de 21.673 vagas. Já em se tratando de vagas em Institutos Federais, a lista de oferta de vagas nessa edição do Sisu é liderada, respectivamente, pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com 5.520 vagas; do Ceará (IFCE), com 5.342; e da Paraíba (IFPB), com 3.290.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior brasileiras que participam do processo seletivo vigente. A maior parte dessa oferta se refere a instituições federais (universidades e institutos).
Confira o cronograma oficial divulgado inicialmente pelo MEC: