Sergio Almeida, professor e consultor de marketing político da empresa TGT Resultados, em entrevista para o RádioBlog analisa a importância do bom uso das redes socais nas eleições
Leia também:
Eleições 2018: “A internet é o canal”, diz especialista
Eleições 2018: “Será a campanha do WhatsApp”, diz especialista
Você sempre tem destacado a importância das redes sociais dentro do processo eleitoral. Por quê?
Dentro de um planejamento estratégico, elas permitem uma comunicação mais ágil, que bem utilizadas, geram conexão, aproximando os candidatos dos eleitores. Dessa forma, é possível fazer campanhas vitoriosas, mais inteligentes, e ao contrário do que se pensa mais baratas também.
Qual o principal erro cometido nas redes sociais por aqueles que pretendem ser candidatos nas eleições deste ano?
O que mais estamos vendo aí são muitos pré-candidatos adotando aqui e acolá algum posicionamento modinha, em face do que as pesquisas de opinião tem mostrado como tendências de comportamento do eleitorado. Contudo, é preciso saber ajustar essa informação a um conteúdo e discurso realmente condizente com o pensamento de quem será candidato. Muitos estão errando neste ponto.
Posicionamento modinha?
Posicionamento “modinha” é aquele que surge de informações coletadas em pesquisa de opinião, e que alguns pré-candidatos tentam adotar no discurso como se tivesse uma identidade verdadeira com o que realmente pensam ou acreditam, mas que não verdade não refletem a realidade a opinião de um candidato.
Qual o problema que isso pode provocar na campanha de algum candidato?
As redes sociais não perdoam falta de autenticidade de posicionamentos nos temas. Tem que existir sinceridade. É preciso respeitar minimamente o perfil do candidato, aquilo que ele acredita ou defende. Usar a verdade e valorizar o conteúdo da mensagem é fundamental.
Como um candidato pode se diferenciar nas redes sociais?
Campanhas digitais requerem planejamento e estratégia. Outro fator e definir a forma adequada de comunicação. Trabalho e dedicação não podem faltar. O espaço virtual é destinado para ser um campo de diálogo, interação, mas não podemos esquecer que servem e muito, para entender as ideias e críticas existentes.
Cada candidato deve ter sua identidade e posicionamento devidamente definido. Caso contrário, vira mais do mesmo. E o eleitor já não quer consumir mais do mesmo, ainda mais, algo artificial.
Sobre a TGT Resultados
A TGT Resultados é uma empresa de consultoria com atuação no segmento público e privado, atuando com ênfase na área estratégica de planejamento político e eleitoral em ações relacionadas à gestão de conteúdo para redes sociais.