Cerca de mil candidatos participaram do Processo Seletivo Simplificado para as residências médica e multiprofissional, que foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na manhã deste sábado (20), no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ao todo, estão sendo disponibilizadas 83 vagas.
Segundo a organização do Processo Seletivo Simplificado, apenas uma ocorrência foi registrada. O celular de um candidato tocou durante a prova e o mesmo foi desclassificado. Além disso, 123 candidatos não compareceram para fazer a prova.
“Hoje realizamos a prova de seleção para os nossos residentes médicos e multiprofissionais. Mais de mil pessoas participaram do processo buscando vagas em diversas especialidades e estamos felizes porque tudo transcorreu muito bem. Os candidatos estudaram, as provas foram muito bem elaboradas e, daqui a pouco tempo, novos especialistas estarão fazendo parte dos quadros da Prefeitura de João Pessoa”, destacou o secretário de Saúde da Capital, Luis Ferreira.
Os candidatos elogiaram a condução de todo Processo Seletivo Simplificado. Thayse Filgueira de Oliveira, que busca uma vaga na residência multiprofissional em Psicologia, adorou a prova e está confiante na aprovação.
“Eu achei o processo tranquilo e organizado. Eu acho que é um programa muito importante para nós, profissionais da saúde. Ele agrega bastante, principalmente no âmbito da saúde coletiva. Gostei muito da prova e estou confiante na aprovação”, contou.
De acordo com o calendário do edital, o resultado final está previsto para o dia 5 de fevereiro. Os editais e todas as informações referentes ao Processo Seletivo estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de João Pessoa.
Vagas – No programa de residência multiprofissional estão sendo ofertadas 37 vagas distribuídas nas áreas de Enfermagem (09), Farmácia (04), Fisioterapia (04), Fonoaudiologia (03), Medicina Veterinária (03), Nutrição (04), Odontologia (04), Psicologia (04) e Terapia Ocupacional (03).
Já para o programa de residência médica estão disponíveis 46 vagas, divididas nas áreas de Anestesiologia (02), Clínica Médica (06), Cirurgia Geral (05), Coloproctologia (02), Ginecologia e Obstetrícia (04), Medicina de Família e Comunidade (20), Neonatologia (03), Ortopedia e Traumatologia (03).
Os aprovados utilizarão os serviços da Rede Municipal de Saúde como campo prático de atuação para a formação profissional, atuando, a partir de 2024, nos três níveis de atenção: primária, especializada e hospitalar.
Rede Escola – As residências médica e multiprofissional, assim como estágios, pesquisas e visitas técnicas na Rede Municipal de Saúde são coordenadas pela Gerência da Educação na Saúde (GES) da SMS, através do projeto Rede Escola. A iniciativa estabelece parcerias na construção e efetivação da aprendizagem pelo trabalho na rede de serviços, favorecendo a melhoria da qualidade e humanização do atendimento prestado à população.