Nos acompanhe

Paraíba

Coordenadoria da DPE atende quase 3 mil pessoas privadas de liberdade e seus familiares em 2023

Publicado

em

Os atendimentos realizados pela Coordenadoria de Atendimento da Execução Penal e Estabelecimentos Penais (Caepep) da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) chegaram a quase três mil, entre março e novembro de 2023. A assistência em benefício das pessoas privadas de liberdade é estendida aos familiares dos apenados, com foco nas demandas judiciais e extrajudiciais.

A coordenadoria atende demandas individuais, cujo número de requerimentos ultrapassou 1,2 mil reivindicações individuais e coletivas, sendo a maior parte delas referentes à execução da pena de multa. Sobre este último ponto, a defensora pública Iara Bonazzoli, coordenadora da Caepep, afirmou ter disponibilizado aos servidores modelos de petições com todas as teses defensivas possíveis acerca da temática.

No último ano, a coordenadoria tem acompanhado semanalmente, em média, 400 processos de cobrança da reprimenda pecuniária. “A defesa se inicia com o atendimento à pessoa usuária e o recolhimento dos documentos pertinentes, procedendo-se a uma manifestação simples. Todavia, se os pleitos são indeferidos, a irresignação é levada ao Tribunal de Justiça e, conforme o caso concreto, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF)”, explica Iara Bonazzoli.

TESES DEFENSIVAS –
 Desde o início da atuação da Caepep, a equipe tem se dedicado a fazer prevalecer as teses defensivas, alcançando êxito em diversos requerimentos. Um deles foi o reconhecimento da prescrição da pretensão executória da pena de multa, assim como o reconhecimento de extinção da punibilidade independentemente do pagamento da multa em razão da hipossuficiência.

“Atualmente, em razão das penhoras realizadas pela Vara de Execução Penal de João Pessoa, que tem bloqueado bens e valores imprescindíveis ao sustento das pessoas apenadas, como auxílios governamentais e salários, a Caepep tem se dedicado ao preparo de mandados de segurança ao Superior Tribunal de Justiça para garantir o direito à impenhorabilidade dos objetos e quantias impenhoráveis”, destacou a defensora pública.

Ainda junto ao STJ, a coordenadoria tem interposto Recursos Especiais para garantir, em certos casos, a extinção da punibilidade para assistidos. No STF, Recursos Extraordinários são movidos com a finalidade de obter a nulidade dos processos de execução nos quais houve cerceamento de defesa ante a ausência de defesa técnica, dada a falta de intimação da Defensoria Pública nos casos em que não são constituídos de advocacia particular.

INSPEÇÕES – Outra atuação da Caepep tem sido voltada às inspeções nas unidades prisionais do Estado, em parceria com a Coordenadoria Administrativa de Execução Penal e Acompanhamento aos Defensores Públicos nos Estabelecimentos Penais (Caep), a partir das quais são realizadas reivindicações de melhorias ou correções de violações.

Outras medidas coletivas consistem em combater a prática de revistas vexatórias, garantindo o tratamento humanizado às visitantes das pessoas encarceradas, inclusive desburocratizando o reconhecimento de união estável (o que confluiu na publicização da Resolução 002/CECP).

A coordenadoria também tem atuado, em níveis coletivo e individual, no combate à tortura e outros tratamentos desumanos e degradantes, não apenas cobrando a responsabilização dos envolvidos e ajuizando ações de indenização, mas também fazendo um levantamento estatístico com os usuários da Defensoria Pública.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo