Nos acompanhe

Paraíba

Alunos vencedores dos Desafios de História da Paraíba e de Ciências são premiados

Publicado

em

Os estudantes das escolas municipais de João Pessoa receberam maior número de medalhas por desempenho no 1º Desafio Paraibano em Ciências e no 1º Desafio em História da Paraíba. Ao todo, foram 39 medalhas concedidas aos alunos da rede municipal, em dois níveis. As escolas particulares receberam um total de 34 medalhas, nos três níveis. A entrega da premiação (medalhas e certificados) aconteceu, nesta terça-feira (19), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Os dois desafios foram realizados durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Espaço Cultural José Lins do Rego. O secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Guido Lemos, comentou que a intenção de desafios como estes é fazer com que os alunos possam, já no ensino médio, alcançar melhores níveis no mercado e a prefeitura alcance melhores níveis de ensino. “No próximo ano, vamos buscar mais parcerias para que o evento cresça ainda mais”, destacou.

Além de receber a medalha e o certificado, os alunos participarão da Seleção Paraibana de Olimpíadas Científicas, na Plataforma Medalhei (https://medalhei.com/), tendo acesso gratuito a todos os conteúdos exclusivos de forma gratuita. Nesse mesmo site de conteúdos, foram abertas 30 vagas destinadas aos estudantes que não alcançaram a medalha, mas se destacaram nos desafios.

O organizador e idealizador dos desafios, o estudante Giovanny Arthur, 18 anos, comentou que esse momento de premiação é de extrema importância para os alunos porque os motiva. “Nada mais justo do que, além da medalha, tenha a premiação, os aplausos, o orgulho da família. Tudo isso vale mais do que a medalha em si”, afirmou.

1º Desafio Paraibano em Ciências – Os alunos do nível A (6º e 7º anos) das escolas municipais receberam 11 medalhas de bronze, 05 de prata e 02 de ouro. Os medalhistas de ouro foram os alunos: Arthur Dantas de Oliveira, da Escola Municipal Chico Xavier, e Daniel Jorge da Silva de Medeiros, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, ambos do 6º ano.

No nível B (8º e 9º anos), foram 14 medalhas de bronze, 06 de prata e apenas 01 de ouro, da aluna Andressa Kelli dos Santos Silva, da Escola Municipal Moema Tinoco da Cunha Lima. A estudante contou que a prova foi relativamente fácil e que se dedicou bastante para tirar uma boa nota. “Estudei pelas provas de outros lugares também”, revelou Andressa, que estava do lado da mãe Jaqueline dos Santos, que estava feliz pelo desempenho da filha. “Estou muito orgulhosa da minha filha. São muitas emoções neste momento”, declarou Jaqueline.

O professor de Ciências, Igor Leitão de Oliveira, da Escola Municipal Moema Tinoco, disse que eventos como este são muito importantes para a educação. “Ficamos surpresos com a premiação, com a medalha de prata. O grande desafio é para os alunos. Eles precisam criar coragem para enfrentar seu desafio. Eu acho isso muito legal, porque estimula os alunos a se expressarem. Isso os ajuda a descobrir qual área desejam se aprofundar nos estudos. Assim, eles já escolhem uma área para seguir”, disse.

1º Desafio em História da Paraíba – Cinco equipes levaram para casa a tão sonhada medalha de ouro. Foram elas: ‘As Incríveis Historiadoras’, da Escola Municipal Moema Tinoco da Cunha Lima. Os alunos foram orientados pela professora Luciana Rodrigues Ferreira Varejão; ‘Os Socráticos’, da Escola Municipal Professora Anayde Beiriz, dirigido pelo professor Midian Nascimento Santos da Silva; a equipe ‘Seráfico da Nóbrega’, da Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, sob a orientação da professora Ana Bezerra Cavalcanti; ‘Sol Paraibano’, da Escola Municipal Chico Xavier, com a coordenação do professor Carlos André Bezerra Soares; e a equipe ‘Tríplice Aliança’, do Colégio da Polícia Militar, com o professor Márcio José Silva Lima como orientador.

Além dessas, 08 equipes conquistaram a medalha de prata, enquanto 12 levaram para casa a de bronze. A professora da Escola Municipal João Monteiro da França, Jéssica Reis, coordenou três equipes ao mesmo tempo: ‘Eletrizadas pela História’, ‘Filhas de Clio’ e ‘Lendários’. Eles receberam medalhas de bronze. “Essa cerimônia foi muito importante para os alunos que, ao longo do ano letivo, se esforçaram bastante”, disse emocionada a professora.

Escolas particulares – As escolas competiram em três níveis. No nível A, foram 04 medalhas de bronze, 07 de prata e 02 de ouro. No nível B, foram 07 medalhas de bronze, 03 de prata e 01 de ouro. No nível C, 07 de bronze, 02 de prata e 01 de ouro. Os alunos que conquistaram ouro foram: Eduardo Sousa Carvalho, do Colégio Iso Bessa, e Maria Fernanda de Oliveira, do Colégio Vila Sul, ambos do 6º ano. O vencedor do ouro foi Ivan Santos Braga, do 8º ano do Colégio Iso Sul. No nível C, disputado por alunos do 1º ano do ensino médio, foram 07 medalhas de bronze, 02 de prata e 01 de ouro.

O aluno Gustavo Medeiros Macêdo de Melo, do Colégio Vila Sul, recebeu a medalha de ouro e disse que a prova teve um nível bom. “Eu me dediquei bastante para conseguir tirar uma nota boa, estudei por outras provas também e isso ajudou. Eu também queria agradecer aos meus professores que me ajudaram a chegar até aqui e ao conselho pedagógico que nos incentiva muito a fazer os projetos para chegar aonde estou hoje”, comentou Gustavo.

A lista completa dos medalhistas de cada desafio pode acessada por meio dos links abaixo:

1º Desafio em História da Paraíba

https://mostra.snctjp.com.br/snct-2023/dhpb/

 

1º Desafio Paraibano em Ciências

https://mostra.snctjp.com.br/snct-2023/dpc/

Continue Lendo

Paraíba

“Tem construído uma ALPB mais unida”, diz Doutora Paula ao parabenizar Adriano Galdino em reeleição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) desta terça-feira (26/11), a deputada estadual Doutora Paula (PP), parabenizou o deputado Adriano Galdino (Republicanos) pela reeleição por unanimidade à presidência da Casa Legislativa durante o biênio 2025-2026.

“Isso traz uma harmonia entre nós deputados e os representantes legais nessa Paraíba que tanto tem diferenças regionais. Parabéns à sua ética, o seu respeito e a sua liberdade dentro de um parlamento de 36 representantes e que você tem construído cada vez mais uma Assembleia unida, se preocupando sempre com os interesses do Estado, da maioria e daqueles mais pobres. É assim que se faz a democracia, é assim que se faz o parlamento, é assim que trabalham os políticos. Uma união de forças para que nosso povo seja bem representado em um país como todo”, disse a deputada.

Além de Galdino (presidente), são componentes da nova Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão (1º vice-presidente), Cida Ramos (2ª vice-presidente) e Taciano Diniz (3º vice-presidente), Caio Roberto (4º vice-presidente), Tovar Correia Lima (1º secretário), Eduardo Carneiro (2º secretário), Anderson Monteiro (3º secretário), Jane Panta (4ª secretária), Sargento Neto (1º suplente), Galego de Sousa (2º suplente), Eduardo Brito (3º suplente) e Júnior Araújo (4º suplente), Wallber Virgolino (corregedor parlamentar), Branco Mendes (1º corregedor), Jutay Meneses (2º corregedor) e George Morais (4º corregedor).

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Balanço do FNDE atesta conclusão de 30 obras de Educação em 26 municípios da PB em menos de 2 anos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um total de 1.215 obras relativas a diversos tipos de melhorias estruturais em escolas das 27 unidades da Federação foram concluídas entre o início de 2023 e a primeira quinzena de novembro de 2024. As ações contemplam reformas, coberturas de quadras esportivas, ampliações e melhorias em escolas de ensino fundamental, profissionalizante e educação infantil.

Os dados integram relatório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) com propósito de transferir recursos e prestar assistência técnica a estados, municípios e ao Distrito Federal para garantir educação de qualidade em todo o país.

Do total de obras entregues, 30 foram finalizadas na Paraíba, em 26 municípios, com 19 concluídas em 2023 e 11 em 2024. As melhorias beneficiam mais de 6,6 mil alunos, entre eles 2,2 mil matriculados no período integral. O valor total do investimento supera R$ 23,9 milhões, dos quais R$ 22,5 milhões já foram pagos.

Das 30 obras realizadas na Paraíba, 15 referem-se à construção ou cobertura de quadras esportivas, cinco em escolas de educação infantil e dez em escolas do ensino fundamental. Todas as 30 obras estão na esfera municipal. São cinco intervenções em áreas rurais, 24 em áreas urbanas e uma em território quilombola.

“Esses números são muito expressivos e refletem o esforço conjunto do Governo Federal, estados e municípios para garantir que mais crianças e jovens tenham acesso a escolas com infraestrutura adequada. Nosso compromisso é com a continuidade desse trabalho e com a ampliação de oportunidades educacionais em todo o país”, destacou a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

PACTO NACIONAL – Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de novembro de 2023, a Lei nº 14.719/2023 instituiu o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante e à Saúde. A lei criou um arcabouço normativo para a retomada de obras e serviços de infraestrutura educacional e da saúde que estavam paralisados ou inacabados, em um processo que depende também da manifestação de interesse de estados e municípios.

Encerrado em 22 de dezembro de 2023, o prazo para estados e municípios manifestarem interesse na retomada de obras paralisadas e inacabadas na área da educação foi marcado por uma expressiva adesão, totalizando 3.783 solicitações registradas através do Sistema de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

Esse esforço do Governo Federal representa um investimento significativo de R$ 4,1 bilhões. A meta de conclusão é de 24 meses a partir da retomada de cada obra, com possibilidade de uma única prorrogação pelo mesmo período. Estima-se a criação de 741,6 mil novas vagas nas redes públicas de ensino em todo o país.

Confira dados:

Continue Lendo

Paraíba

MPT reúne entidades da Paraíba para debater sobre financiamento sindical e atos antissindicais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) vai promover, na próxima quinta-feira (28), o evento ‘Atos antissindicais e financiamento antissindical’. A palestra, seguida de debate, será realizada no auditório da Procuradoria do Trabalho no município de Campina Grande (PTM-CG), a partir das 9h30. A iniciativa é da Coordenação Regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis).

O evento integra as ações do projeto ‘Liberdade Sindical Sob a Ótica dos Atos Antissindicais’, que tem como objetivo estimular uma mudança da cultura institucional sobre o trato das práticas antissindicais e o aprimoramento da atuação do MPT na promoção da liberdade sindical.

O evento é aberto a entidades sindicais com atuação em diversos setores, associações, estudantes e pessoas da sociedade em geral interessadas na temática. As inscrições são online e podem ser feitas pelo QR Code na Programação (no final desta matéria).

Programação
A palestra ‘Atos antissindicais e financiamento sindical’ será realizada pelo procurador do Trabalho e coordenador Regional da Conalis, Paulo Germano Costa de Arruda.

O debatedor convidado é o advogado e membro da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), Humberto Bezerra Cavalcanti.

A mediação do debate será realizada pelo procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida.

Confira imagem:

Continue Lendo