A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), promoveu, nesta terça-feira (19), o Natal Solidário do projeto “Procuradoria Cidadã”. Em sua primeira realização natalina para a comunidade, a PGM realizou a entrega de presentes a 100 crianças da Creche Municipal Santa Catarina, localizada no Jardim Manguinhos.
A decoração natalina e a música de época emprestaram um ar de festa ao ambiente da unidade escolar. A chegada do Papai Noel, sempre tão aguardada, antecipou a distribuição dos brinquedos – bonecas, carrinhos e aviõezinhos – que fizeram a alegria dos pequenos.
“Esse é um momento muito feliz para a PGM, pois se trata de um projeto constante da Legislação da procuradoria, que existe no papel e não havia sido implementado até agora. Hoje, graças a Deus, estamos conseguindo colocá-lo em prática, por meio de um evento lindo para as crianças, tornando o natal bem mais especial para eles com a presença do Papai Noel e presentes. É um momento muito gratificante para nós que fazemos a PGM e representa o pontapé inicial de um projeto que prevê ações junto a asilos, escolas públicas e hospitais. Pretendemos estendê-lo, torná-lo ainda maior, fazendo realizações para transformar a vida das pessoas e, também, para contribuir com a formação da responsabilidade cidadã dos procuradores em nossa gestão”, afirmou o procurador geral, Diego Carvalho Martins.
Para a gestora da unidade, professora Leda Xavier, a realização patrocinada pela PGM representou um momento de alegria e satisfação para os alunos e para a equipe da Creche.
“Quando recebi a notícia, por parte da Coordenação de Educação Infantil, para a realização desse evento, fiquei muito surpresa, por se tratar de uma iniciativa maravilhosa. Nossa creche foi agraciada e ficamos muito felizes, pois trabalhamos em uma comunidade carente e que merece toda a atenção. Quero, de coração, parabenizar toda equipe da PGM que trouxe uma benção para nossa creche, através dos presentes para todas as crianças. A presença do Papai Noel foi emocionante e terminar o ano letivo 2023 com essa festa não tem igual”, comentou a gestora.
Procuradoria Cidadã – As ações do projeto têm como base a Lei Municipal n.º 1.692/2014 que, em seu Artigo 15-A, prevê a instituição de trabalhos sociais visando a integração entre o órgão de representação jurídica e a comunidade cabedelense.
O objetivo é promover o senso de solidariedade e responsabilidade mútua entre os servidores públicos municipais e a população em geral.
Lado a lado com a sociedade, a Procuradoria Cidadã é voltada à execução de ações sociais de interesse coletivo, tais como de assistência jurídica gratuita às comunidades carentes, de realização de eventos em datas comemorativas, em creches, orfanatos, asilos mantidos ou não pelo Poder Público, com intuito de permitir momentos de interação entre os membros da Procuradoria Geral e a sociedade.