Nos acompanhe

Paraíba

Conselheiros tutelares e suplentes são diplomados em Cabedelo

Publicado

em

Os 10 novos conselheiros tutelares de Cabedelo foram diplomados em solenidade no auditório do gabinete do prefeito (Casa do Alemão), nesta terça-feira (19). O evento contou com a presença dos eleitos, suplentes e autoridades municipais.

A solenidade foi conduzida pela Comissão Eleitoral para Conselheiros Tutelares em Cabedelo formada por membros da sociedade civil e do poder público. A cerimônia de posse para o quadriênio 2024-2027 está prevista para o dia 10 de janeiro, às 9h, no Cabedelo Clube.

A eleição para a escolha dos conselheiros aconteceu no último dia 1º de outubro. A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Assistência Social (Semas) acompanhou todo o processo eleitoral, fornecendo todo o suporte administrativo que o órgão autônomo requer.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por dois setores, com cinco membros cada, escolhidos pela comunidade local para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha.

O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo Castellano, participou da solenidade juntamente com outras autoridades.

“Aproveitamos a ocasião para parabenizar novamente os conselheiros eleitos pelo povo. Reconhecemos a abnegação e a vital importância da categoria para o município. Eu, particularmente, tenho dois filhos adotivos e sei bem da importância e força do órgão. E por isso, nós, enquanto Prefeitura, dentro da legalidade, vamos fazer de tudo para sempre elevar o nível de suporte e estrutura dos conselhos tutelares de Cabedelo. Vamos sempre buscar condições de trabalho mais dignas para estes profissionais e, em breve, também vamos sentar com o setor financeiro para discutir o reajuste da categoria”, ressaltou o prefeito.

Em conformidade com o artigo 136 do ECA, são atribuições do Conselho Tutelar atender crianças e adolescentes nas hipóteses em que seus direitos forem violados, seja por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis; ou em caso de ato infracional, dentre outros, podendo aplicar medidas de proteção para garantia de seus direitos

Acompanharam o evento, ainda, o promotor de Justiça, Guilherme Barros; o presidente da Câmara, André Coutinho; a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro; a presidente da Comissão Eleitoral, Mariana Jubert; e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Yarlley Araújo.

“O trabalho de conselheiro é árduo, muitas vezes incompreendido e ainda fica limitado às condições que lhes são oferecidas. Todas as questões que envolvem infância e juventude atualmente no Brasil são delicadas e preocupantes, e necessitam sempre da nossa atenção e dedicação. E o papel  do conselheiro é primordial. É porta de entrada e é exatamente quem faz a ponte entre os poderes. Por isso ele precisa ser muito social e responsável nas suas decisões. E fazer tudo isso em prol da construção de uma sociedade melhor. Aqui em Cabedelo, o Conselho Tutelar recebe muita atenção da Prefeitura e nós só desejamos que o município continue sendo exemplo de trabalho”, afirmou  o promotor de justiça do Ministério Público, Guilherme Barros Soares.

Em Cabedelo, o Conselho é dividido em dois setores. Em Cabedelo, o Conselho é dividido em dois setores. Para o Setor I, que atende aos bairros de Santa Catarina a Camboinha 3 foram eleitos: Epitácio Ferreira, Hélio Patrício, Luiz Henrique, France Oliveira e Dany Medeiros. E os suplentes Josivânia Jorge da Silva, Kelly Cristina de Souza Oliveira, Fabiana de Araújo Brito, Adilson Viana da Costa, e Paula Iandra Euzébio Leite Chaves .

Já para o Setor 2, que assiste os bairros do Poço a Salinas Ribamar, foram eleitos: Edson Fernandes, Jéssica Luiza, Ismael dos Santos, Tiago Souza e Maria Daluz. Suplentes: Esthevão Viana da Silva, Eclésio Araújo de Oliveira, José Carlos Vieira Nunes,  Maria Cícera de Brito, e Consuelo Sizenando da Silva  Neta .

O Conselho Tutelar Setor 1 está localizado à Rua São Sebastião, 163, Camalaú. Os telefones para contato são: (83) 3206.0840. Já o Setor II está localizado à Rua Honório Patrício, 139, Portal do Poço. Os telefones para contato são: 3206.0841.

 

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo