Nos acompanhe

Paraíba

Cícero Lucena autoriza obras para criação de um binário no José Américo e a requalificação de ruas

Publicado

em

Mobilidade urbana e acessibilidade – duas áreas que se apresentam cada vez mais necessárias para melhorar a qualidade de vida da população em uma cidade em pleno desenvolvimento. Em João Pessoa, a Prefeitura investe em projetos que contemplam pavimentação de ruas, calçadas padronizadas e asfaltamento, fazendo a ligação viária de bairros. Nesta sexta-feira (15), por exemplo, o prefeito Cícero Lucena autorizou obras para a criação de um binário no José Américo e a requalificação de sete ruas.

A solenidade aconteceu na Rua Maria Nely Trajano de Souza, que receberá pavimentação asfáltica para se interligar com a Rua Jaime Domes de Barros. “O nosso compromisso de melhorar a mobilidade urbana na cidade, com ações planejadas e executadas juntamente com a acessibilidade, oferecendo melhores condições de circulação no trânsito e o respeito ao cadeirante e ao deficiente visual. É dessa forma que vamos seguir avançando na cidade, com obras para melhorar a malha viária e o respeito ao cidadão” disse o prefeito Cícero Lucena.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o programa de asfaltamento da Prefeitura já contempla 202 ruas, sendo 130 já executadas e outras 72 contratadas, somando 111 quilômetros de vias com asfalto novo. Um investimento de mais R$ 70 milhões. O secretário Rubens Falcão explicou que, na Rua Maria Nely de Souza, a Seinfra vai tratar o solo, hoje sem qualquer pavimentação, para aplicar a camada de asfalto logo em seguida.

Entre os moradores, a chegada do asfalto na porta de casa atende uma demanda esperada há muito tempo. “Eu nem acredito que agora vai ter asfalto. Vai ajudar demais, porque a gente precisa se deslocar e, mesmo dentro do bairro, é uma dificuldade muito grande, já que a rua é muito esburacada. Agora vai ficar uma maravilha”, comemorou a moradora Roseli Santos.

Confira a relação de ruas contempladas com a requalificação de calçadas:

Rua Praia de Mucuripe, João Climaco Monteiro da Franca, Paulo Gomes de Almeida, Funcionária Pública Geni Ferreira da Silva, Rosa Paula Barbosa, Violonista Rafael Rabelo e rua Walfredo Guedes Pereira Sobrinho.

Visita especial – O prefeito Cícero Lucena também aproveitou o dia de comemoração pelo Natal na Escola José Novais, no Bairro dos Novais, para conferir de perto a apresentação de peças de teatro e musicais, criadas pelos alunos, numa demonstração do espírito natalino presente entre as crianças acolhidas na unidade de ensino.

Continue Lendo

Brasil

Pardal: na reta final para o 2º turno Paraíba dispara na liderança do ranking nacional de denúncias

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Estado da Paraíba, devido ao acirramento político em Campina Grande a Paraíba disparou na liderança no ranking nacional de denúncias por supostas irregularidades em campanhas neste 2º turno das Eleições 2024 e, no início da tarde desta sexta-feira (25/10) já contabilizava, um total de 344, número que representava 119 a mais que o Ceará, Estado que, com 225, aparecia em segundo no mesmo ranking.

O dado está registrado no sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em relação ao número de denúncias registradas até a publicação desta matéria no Município de João Pessoa o avanço tinha sido de apenas uma denúncia desde o sábado (19/10)m totalizando assim, 07 (sete).

As denúncias são encaminhadas inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Em se tratando de país, o Brasil já registrou 1216 (mil duzentas e dezesseis) denúncias. O Estado do Ceará, que já estava em segundo lugar nacional com 188 (cento e oitenta e oito) denúncias, hoje aparece com 225 (duzentas e vinte e cinco) e, São Paulo, agora aparece com 213 (duzentas e treze), em terceiro.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking estadual:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 336
JOÃO PESSOA 7

 

Confira o ranking nacional:

Estado Total
PARAÍBA 344
CEARÁ 225
SÃO PAULO 213
RIO GRANDE DO SUL 89
RIO DE JANEIRO 55
AMAZONAS 37
GOIÁS 37
MATO GROSSO DO SUL 33
BAHIA 30
MINAS GERAIS 25
ESPÍRITO SANTO 24
RIO GRANDE DO NORTE 23
PARANÁ 22
PERNAMBUCO 17
PARÁ 13
RONDÔNIA 13
SERGIPE 7
MATO GROSSO 5
MARANHÃO 2
TOCANTINS 2

Continue Lendo

Paraíba

Representantes da Segurança Pública e TRE-PB se reúnem para garantir tranquilidade no 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Representantes da Segurança Pública e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) se reuniram para alinhar os últimos detalhes antes do dia da votação do 2º turno das Eleições 2024 em João Pessoa e Campina Grande.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, garantiu que os ajustes finais estão sendo tranquilos graças ao planejamento antecipado que objetiva o sucesso que a operação de segurança obteve no 1º turno.

Os comentários do secretário foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (25/10).

Confira o áudio:

 

O comandante geral da Polícia Militar paraibana, coronel Sérgio Fonseca, também fez questão de tranquilizar a população.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Não votar no 2° turno pode gerar multas e cancelamento do título

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com a proximidade do segundo turno das Eleições Municipais de 2024, que ocorre neste domingo (27/10), a Justiça Eleitoral fez um alerta aos eleitores que faltarem ao pleito e não justificaram a ausência.

Segundo o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), ao deixar de votar e não apresentar justificativa perante o juiz eleitoral, a pessoa incorre em multa de 3 a 10% do valor do salário-mínimo da região, imposta pelo juízo competente. Além da multa, o cidadão também pode ter o título cancelado pela Justiça.

Na Paraíba, o segundo turno ocorre em João Pessoa com a disputa entre o atual prefeito, Cícero Lucena (PP), contra o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL); em Campina Grande a corrida eleitoral pela Prefeitura é entre Bruno Cunha Lima (União Brasil) e Jhony Bezerra (PSB).

Ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta sexta-feira (25/10), o coordenador das eleições do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassemiro, deu mais detalhes sobre as sanções e reforçou a importância de exercer o voto aos eleitores.

“Se você não comparecer no segundo turno, você vai tomar duas multas. Então é importante que você compareça, que você vote e se não puder votar, justifique. Até porque três faltas consecutivas podem ensejar o cancelamento do seu título. Fique atento a isso. Compareçam nos mesmos locais do primeiro turno”, destacou.

Ouça:

 

Continue Lendo