Uma tradição que faz parte dos sonhos de toda adolescente e que a Prefeitura Municipal de Cabedelo realiza desde 2018 através do Projeto Cinderela. O Baile de 15 anos é muito mais que um simples evento, é a demarcação de uma nova fase que se inicia, repleta de planos, expectativas, beleza e alegrias.
Para 50 adolescentes cabedelenses, o sonho de debutante foi vivenciado nessa quinta-feira (14) em uma noite inesquecível. A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade Humana (SPMDH) promoveu mais uma edição do Cinderela, iniciativa que visa resgatar valores familiares e sociais, elevando a autoestima das adolescentes e mostrando que elas são capazes de realizar sonhos.
O baile aconteceu no Intermares Hall e contou com uma decoração digna de sonhos, toda a animação do DJ Cris L, a participação de personagens encantados da Imaginart e ainda o sorteio de vários brindes.
O prefeito Vitor Hugo compareceu ao Intermares Hall acompanhado da Primeira Dama Daniella Ronconi e, por mais um ano, fez questão de parabenizar as debutantes.
“Me sinto honrado em estar, pelo sexto ano, vivenciando esse momento especial. São mais de cinquenta famílias que eu acredito que devem ter sonhado com isso. Nosso corações se enchem de alegria e é gratificante poder fazer com que estas jovens sigam sonhando com um futuro brilhante. Espero que esse projeto tão lindo sempre tenha continuidade”, destacou o prefeito Vitor Hugo.
O Cinderela conta com a inscrição prévia de jovens residentes na cidade, com regularidade escolar confirmada e inscritas no Bolsa Família. A secretária das Mulheres, Camila Holanda, destacou a importância de um baile de debutante na vida de cada jovem que participou do projeto e comentou sobre os detalhes do evento.
“Esta noite realmente é um sonho! E você lidar com sonhos, com a imaginação, é também lidar com os melhores sentimentos. Estamos proporcionando a essas meninas cabedelenses o sonho de serem debutantes e princesas, e isso enche o nosso coração de gratidão. E o nosso desejo é que elas sejam apresentadas neste baile e depois se tornem mulheres fortes e empoderadas. Sobre o evento, neste ano, a gente quis climatizar com o estilo jovem, moderno, desde o repertório musical à decoração, para que as meninas se sentissem mais confortáveis. Uma novidade que implantamos também foi o book fotográfico que estamos montando com as debutantes, com imagens de antes e durante o evento. E destacando ainda que todos os bolos foram confeccionados na nossa Secretaria, através de nossas profissionais. Só temos que agradecer a iniciativa da gestão, que não mediu esforços pra esta realização, a dedicação dos funcionários da pasta e de todos que apoiaram este evento”, destacou Camila.
Estrutura- A estrutura imponente do Intermares Hall estava em completa harmonia com a delicadeza dos arranjos e adornos em flores naturais, delicadamente ornamentado pela equipe da SEPM.
Além do vestido, cabelo, maquiagem, serviço de buffet, cada família recebeu um bolo simbólico para comemorarem entre si. Na promoção do evento, a SPMDH contou com a parceria de várias secretarias municipais em toda logística e do Sistema Fecomércio que, através do Senac, proporcionou a preparação de cabelo e maquiagem das princesas.
Os eventos locais Fest Verão e Verão Lovina também foram parceiros e sortearam vários brindes entre as debutantes. Para diversão das jovens também foi instalada uma plataforma 360° cedida pela empresa Estrela Promoções.
Para as adolescentes contempladas, participar da festa foi um sonho realizado. Entre todas, os depoimentos eram unânimes: não fosse a iniciativa da Prefeitura, nunca imaginariam ter um Baile assim.
A adolescente Grazielly Barbosa completou 15 anos no último dia 27 de novembro. Em casa, ela conseguiu comemorar com a família, mas não foi na mesma proporção que este baile tão aguardado. “Foi tudo muito bom, lindo e organizado. Fiquei sabendo deste projeto através da minha irmã e eu acabei me empolgando com a ideia. Estava numa expectativa muito grande com a valsa e também amei participar do book que foi montado. Já estou ansiosa pra ver e postar as imagens”, comentou Grazi, que reside com a família no bairro de Camalaú.
A promoção de uma grande festa de 15 anos estava distante da realidade de Ana Raquelly, do bairro do Renascer. A estudante da escola municipal Plácido de Almeida ficou sabendo do projeto através da gestora escolar e se encantou com a ideia. “Essa oportunidade para todas nós é muito incrível. Foi muito divertido tudo que aconteceu e estar presente com a minha família foi maravilhoso. Vamos guardar essa recordação pra vida inteira”, disse.
Inclusão – Acessibilidade já é uma marca na atual gestão e inclusão social é característica inerente a todos os eventos promovidos pela Prefeitura de Cabedelo.
Além da interpretação em Libras, o projeto Cinderela contou com participação de debutantes autistas e de uma cadeirante. Gabriela Bernardo, estudante da escola municipal Vereador Pedro Américo da Silva no bairro do Jacaré, fez questão de relatar sua experiência com o evento. “Tudo maravilhoso e lindo. Gostei demais. Eu vim com minha mãe que também é cadeirante e fomos super acolhidas. Num espaço maravilhoso, moderno e belo. Um sonho. Me sinto incluída e feliz”, concluiu.