Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Cabedelo realiza sonho de Baile de Debutantes para 50 adolescentes

Publicado

em

Uma tradição que faz parte dos sonhos de toda adolescente e que a Prefeitura Municipal de Cabedelo realiza desde 2018 através do Projeto Cinderela. O Baile de 15 anos é muito mais que um simples evento, é a demarcação de uma nova fase que se inicia, repleta de planos, expectativas, beleza e alegrias.

Para 50 adolescentes cabedelenses, o sonho de debutante foi vivenciado nessa quinta-feira (14) em uma noite inesquecível. A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade Humana (SPMDH) promoveu mais uma edição do Cinderela, iniciativa que visa resgatar valores familiares e sociais, elevando a autoestima das adolescentes e mostrando que elas são capazes de realizar sonhos.

O baile aconteceu no Intermares Hall e contou com uma decoração digna de sonhos, toda a animação do DJ Cris L, a participação de personagens encantados da Imaginart e ainda o sorteio de vários brindes.

O prefeito Vitor Hugo compareceu ao Intermares Hall acompanhado da Primeira Dama Daniella Ronconi e, por mais um ano, fez questão de parabenizar as debutantes.

“Me sinto honrado em estar, pelo sexto ano, vivenciando esse momento especial. São mais de cinquenta famílias que eu acredito que devem ter sonhado  com isso. Nosso corações se enchem de alegria e é gratificante poder fazer com que estas jovens sigam sonhando com um futuro brilhante. Espero que esse projeto tão lindo sempre tenha continuidade”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

O Cinderela conta com a inscrição prévia de jovens residentes na cidade, com regularidade escolar confirmada e inscritas no Bolsa Família. A secretária das Mulheres, Camila Holanda, destacou a importância de um baile de debutante na vida de cada jovem que participou do projeto e comentou sobre os detalhes do evento.

“Esta noite realmente é um sonho! E você lidar com sonhos, com a imaginação, é também lidar com os melhores sentimentos. Estamos proporcionando a essas meninas cabedelenses o sonho de serem debutantes e princesas, e isso enche o nosso coração de gratidão. E o nosso desejo é que elas sejam apresentadas neste baile e depois se tornem mulheres fortes e empoderadas. Sobre o evento, neste ano, a gente quis climatizar com o estilo jovem, moderno, desde o repertório musical à decoração, para que as meninas se sentissem mais confortáveis. Uma novidade que implantamos também foi o book fotográfico que estamos montando com as debutantes, com imagens de antes e durante o evento. E destacando ainda que todos os bolos foram confeccionados na nossa Secretaria, através de nossas profissionais. Só temos que agradecer a iniciativa  da gestão, que não mediu esforços pra esta realização, a dedicação dos funcionários da pasta e de todos que apoiaram este evento”, destacou Camila.

Estrutura- A estrutura imponente do Intermares Hall estava em completa harmonia com a delicadeza dos arranjos e adornos em flores naturais, delicadamente ornamentado pela equipe da SEPM.

Além do vestido, cabelo, maquiagem, serviço de buffet, cada família recebeu um bolo simbólico para comemorarem entre si. Na promoção do evento, a SPMDH contou  com a parceria de várias secretarias municipais em toda logística e do Sistema Fecomércio que, através do Senac, proporcionou a preparação de cabelo e maquiagem das princesas.

Os eventos locais Fest Verão e Verão Lovina também foram parceiros e sortearam vários brindes entre as debutantes. Para diversão das jovens também foi instalada uma plataforma 360° cedida pela empresa Estrela Promoções.

Para as adolescentes contempladas, participar da festa foi um sonho realizado. Entre todas, os depoimentos eram unânimes: não fosse a iniciativa da Prefeitura, nunca imaginariam ter um Baile assim.

A adolescente Grazielly Barbosa completou 15 anos no último dia 27 de novembro. Em casa, ela conseguiu comemorar com a família, mas não foi na mesma proporção que este baile tão aguardado. “Foi tudo muito bom, lindo e organizado. Fiquei sabendo deste projeto através da minha irmã e eu acabei me empolgando com a ideia. Estava numa expectativa muito grande com a valsa e também amei participar do book que foi montado. Já estou ansiosa pra ver e postar as imagens”, comentou Grazi, que reside com a família no bairro de Camalaú.

A promoção de uma grande festa de 15 anos estava distante da realidade de Ana Raquelly, do bairro do Renascer.  A estudante da escola municipal Plácido de Almeida ficou sabendo do projeto através da gestora escolar e se encantou com a ideia. “Essa oportunidade para todas nós é muito incrível. Foi muito divertido tudo que aconteceu e estar presente com a minha família foi maravilhoso. Vamos guardar essa recordação pra vida inteira”, disse.

Inclusão – Acessibilidade já é uma marca na atual gestão e inclusão social é característica inerente a todos os eventos promovidos pela Prefeitura de Cabedelo.

Além da interpretação em Libras, o projeto Cinderela contou com participação de debutantes autistas e de uma cadeirante. Gabriela Bernardo, estudante da escola municipal Vereador Pedro Américo da Silva no bairro do Jacaré, fez questão de relatar sua experiência com o evento. “Tudo maravilhoso e lindo. Gostei demais. Eu vim com minha mãe que também é cadeirante e fomos super acolhidas. Num espaço maravilhoso, moderno e belo. Um sonho. Me sinto incluída e feliz”, concluiu.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça Eleitoral paraibana receberá representantes do TSE e todos os presidentes de TREs do país

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sediará a 86ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), entidade que congrega os dirigentes de todos os 27 TREs do país.

No encontro, que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, serão debatidos temas de interesse da Justiça Eleitoral pelos presidentes dos TREs e representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A síntese das discussões estará na Carta de João Pessoa, documento que será divulgado ao final do evento.

A solenidade de abertura será comandada pelo presidente do Coptrel, desembargador Octávio Boccalini, presidente do TRE-MG; e pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, e contará com as presenças dos presidentes de todos os Tribunais Regionais, diretores-gerais e demais autoridades convidadas para a solenidade.

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo: Governo Federal estuda implantação da ‘Rota da Fruticultura’ na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo Federal, através do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), estuda implantar no Estado da Paraíba a ‘Rota da Fruticultura’. A iniciativa busca promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das localidades priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

O Nordeste, por ser uma das regiões mais ricas do Brasil em diversidade e produtividade, conta, atualmente, com 11 (onze) rotas do programa Rotas de Integração Nacional (Rotas).

“O projeto gera oportunidades de emprego e renda, inclusão social e, também, promove a integração territorial”, explica a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR) do MIDR, Adriana Melo.

As rotas em funcionamento no Nordeste refletem o grande potencial da região para diversas atividades. São elas: Rotas do Mel, Leite, Cacau, Cordeiro, Pescado, Fruticultura, Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), Moda, Biodiversidade, Economia Circular e Avicultura Caipira.

“Falar do Nordeste e das Rotas de Integração Nacional é falar do grande potencial local. Temos que destacar a promoção da Rota do Cordeiro, com o maior número de pequenos ruminantes do Brasil, e a Rota da Biodiversidade, com características peculiares da região. Ressalto ainda a Rota do Leite, com características extremamente promissoras, e a Rota da Tecnologia da Informação e Comunicações. O Nordeste é um celeiro de inovações tecnológicas. Trabalhar com essas cadeias produtivas vocacionais, respeitando os territórios e as características locais e das pessoas, além de levar inovação e sustentabilidade, é a bandeira do programa”, afirma o coordenador-geral de Sistemas Produtivos Inovadores (CGPI) do MIDR, Tiago Araújo.

Rota da fruticultura

“Criamos o primeiro polo da Rota da Fruticultura em Palmeiras dos Índios, em Alagoas. A escolha foi feita porque a cidade tem um tecido social muito bem estabelecido, com mais de oito mil agricultores familiares. É uma cidade grande com problemas de cidade grande, mas com arrecadação de cidade pequena. Foram mais de 16 mil famílias envolvidas nesse projeto no estado”, ressalta o coordenador da Rota da Fruticultura e presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), Luciano Monteiro da Silva.

A rota é uma ação do MIDR em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais com o objetivo de elaborar estratégias para aumentar a produção e o fornecimento de frutas para os mercados interno e externo, gerar emprego e renda na região, promover o intercâmbio de experiências e tecnologias, diversificar e implantar novas culturas e fomentar e motivar novos agricultores na produção de frutas do País.

A Rota da Fruticultura também está presente no Ceará. Além disso, há estudos para implementação na Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. “Hoje, a Rota de Fruticultura é referência nacional, tendo em vista a metodologia aplicada que está dentro do normativo das Rotas de Integração Nacional, sempre acompanhada, monitorada e assistida pelo MIDR e pela SDR”, afirma Luciano.

Da galinha caipira ao mel

A Caatinga não fica de fora das ações do MIDR. No estado da Paraíba, foram instalados polos de cinco rotas diferentes: TIC, Cordeiro, Economia, Biodiversidade e Avicultura Caipira.

O avicultor e zootecnista paraibano Wendell Lima destaca que a iniciativa do MIDR é importante para o trabalho dos produtores da região. “A atividade da avicultura caipira era, até então, chamada de gigante invisível, já que é algo que está presente na grande maioria das propriedades rurais, mas era pouco falada. Não conheço ninguém que tenha uma propriedade na zona rural e não crie galinhas, seja para produzir ovos ou carne. É um alimento de altíssima qualidade e merecia esse reconhecimento”, desabafa o produtor. Wendell é coordenador do comitê gestor do primeiro Polo da Avicultura Caipira do Brasil, lançado em agosto, na Paraíba.

“Fizemos um esforço muito grande para trazer a avicultura caipira para o campo de visão das pessoas e, com isso, tivemos o reconhecimento do projeto Rotas de Integração Nacional. De agosto para cá, conseguimos inaugurar o segundo polo dessa rota em Sergipe e o que esperamos com isso é organizar e dar visibilidade ao segmento, desde a produção e fornecimento de insumos até o suporte na hora de ter os registros corretos de inspeção para comercialização nos mercados formais”, destaca Wendell, que também integra a Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar (Copaf).

Apoiando no desenvolvimento de ações dentro desses polos, por meio do Centro de Biotecnologia, Bioeconomia e Inovação da caatinga (CEBBI Caatinga), a professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mônica Tejo ressalta que o programa tem ajudado o estado a estruturar ações com os atores da cadeia produtiva, realizar a definição da carteira de projetos por elo da cadeia e subsidiar políticas públicas nas ações orientadas a resultados diretos. “Fazer parte das Rotas da Integração Nacional é uma honra para nós, da Paraíba, principalmente pela oportunidade de diálogo com as cadeias produtivas locais e entendimento de seus problemas para propor soluções por meio de subsídio de políticas públicas voltadas para resultados que impactam no desenvolvimento regional”, avalia a professora.

“Com essa ponte, criada pelo MIDR, é possível estruturar as rotas, ouvir os atores, entender os elos produtivos e propor soluções, seja de gestão, mercado e pesquisa e desenvolvimento. Isso é fundamental para o nosso estado e, também, para o Nordeste”, acrescenta Mônica.

Continue Lendo

Paraíba

MPT-PB divulga edital para cadastro interessados em receber verbas oriundas de multas trabalhistas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) divulgou a Portaria Nº 211/2024 e o Edital Nº 02/2024 de chamamento público para o cadastro de entidades e órgãos interessados em receber destinações de recursos feitas pela Instituição, provenientes de sua atuação e multas trabalhistas. As organizações que já possuem cadastro no site do MPT-PB precisam fazer a atualização de seus dados. O MPT informa que esse novo cadastramento é obrigatório para todos os órgãos interessados, inclusive para aqueles que já têm cadastro no MPT-PB.

Portaria Nº 211/2024 – assinada no dia 18 de outubro de 2024 pelo procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley – revoga a Portaria Nº 277/2023 (de 10 de novembro de 2023), além de disciplinar os procedimentos a serem observados para o cadastramento de entidades e órgãos interessados em eventual reversão de verbas decorrentes da atuação finalística do MPT na Paraíba.

De acordo com o Edital Nº 02/2024, “poderão participar do cadastramento órgãos e entidades públicos ou privados, nacionais ou internacionais, sem fins lucrativos, que promovam direitos sociais, desde que atendam aos requisitos presentes neste edital, na Resolução Conjunta CNJ/CNMP nº 1240/2024, sem prejuízo de outras exigências consideradas cabíveis pelo(a) membro(a) oficiante, no momento da seleção do beneficiário dos bens ou recursos disponíveis”.

De acordo com a Portaria Nº 211/2024, a atualização do cadastro não garante que a entidade ou o órgão cadastrado será automaticamente beneficiado. “O deferimento do cadastramento não garante a reversão de bens ou recursos financeiros, tendo o condão de, apenas, registrar a solicitação em banco de dados regional e nacional, que poderá ser utilizado pelos(as) membros(as) do Ministério Público do Trabalho, na escolha da destinação de recursos e bens decorrentes de sua atuação finalística, ato que se insere em sua esfera de independência funcional”, diz o parágrafo segundo da Portaria.

edital de chamamento público permanecerá vigente até a publicação do próximo ato convocatório, de modo a permitir que entidades e órgãos interessados solicitem seu cadastramento a qualquer tempo. Todos os detalhes sobre o cadastramento, incluindo os documentos necessários para o peticionamento, estão disponíveis no endereço https://www.prt13.mpt.mp.br/servicos/edital-de-cadastro-de-entidades .

Acesse o link abaixo para ler a Portaria na íntegra e ter acesso ao Edital atualizado. Abaixo também estão disponíveis orientações para preenchimento do Formulário de Inscrição e o passo a passo para auxiliar a fazer o cadastro.

1. Baixe AQUIPortaria Nº 211/2024 

2. Baixe AQUI o Edital 02/2024 e o Formulário de Inscrição – Anexos I e II (Para se cadastrar)

3. Baixe AQUI os Anexos III, IV e V (Somente após a entidade ser selecionada)

4. Como fazer o Cadastro? Como enviar a documentação? Confira o Passo a Passo.

Continue Lendo