Campina Grande sediou nesta sexta-feira, 1 de dezembro, o II Encontro Nacional de Educação Financeira, promovido pelo Instituto Brasil Solidário (IBS), que reuniu especialistas de todo o Brasil.
A programação envolveu gestores e educadores que tem agregado o tema em sala de aula de forma criativa, dinâmica e com resultados de impacto para além dos muros da escola.
Na ocasião, Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), foi apontada como case de sucesso em termos de abordagem da temática Educação Financeira. O município tem se destacado nesta esfera por desenvolver ações pedagógicas ao longo do ano, realizando abordagens práticas e agregando ao currículo escolar atividades dentro e fora de sala de aula a fim de fortalecer a conscientização relativa à Educação financeira.
Os profissionais da Rede tem agregado diversas iniciativas criativas, incluindo projetos sustentáveis que tem aproveitado a horta da escola para reforçar sobre o reuso de materiais, trabalhar cálculos e até incentivar a venda de mudas em feiras locais, mobilizando atividades com propostas interdisciplinares com produção de cordéis, plantio de cactos com exposição do trabalho realizado pelos alunos junto à comunidade.
Para o Secretário Raymundo Asfora Neto, “a parceria com o IBS tem refletido em práticas muito exitosas dentro e fora da sala de aula, já que a educação financeira tem mudado a perspectiva dos alunos, dos professores e dos pais dentro de casa. É pra isso que a educação serve, para transformar vidas.”, ponderou.
De acordo com Luís Salvatore, presidente do IBS, “Campina Grande tem sido uma parceira importante no projeto. O evento sediado aqui hoje é reflexo da boa implementação destas ações em campo, nas salas de aula, nas escolas. Campina foi escolhida por todo esse contexto”, afirmou.
Ao longo do evento o coral Uirapurú, composto por estudantes da Rede, realizou uma apresentação musical e coroou a manhã com a execução do Hino Nacional, do Hino de Campina Grande e com clássicos natalinos como “Três Reizinhos” e “ Forró dos anjos”.
Campina como modelo
Até o dia 30 de novembro, a equipe do IBS seguirá realizando visitação em campo para acompanhar os trabalhos realizados nas unidades escolares da Rede, para conhecer de perto as práticas voltadas ao projeto, afim de multiplicar as referidas ações em outros espaços.
Educação financeira na Rede
O Programa de Educação Financeira do Município, intitulado de “Dei Valor” foi iniciado no ano passado com o projeto “Aprender Valor”, realizado em parceria com o Banco Central (BC). Este ano, a Seduc ampliou as ações em parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS), que trouxe para a Rede jogos pedagógicos (Piquenique) que promovem educação financeira de forma lúdica.
A culminância do programa aconteceu no último dia 28 de Novembro, com a I Feira de Empreendedorismo da Rede Municipal. Ao todo, 300 estudantes de anos iniciais, anos finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 62 escolas participaram do evento, que aconteceu na Pirâmide do Parque do Povo.