Nos acompanhe

Paraíba

El Niño altera clima e deixa quase 40 cidades do Sertão da Paraíba em alerta; confira

Publicado

em

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) chama atenção para o fato de que o mês de novembro está fechando com chuva abaixo da média em praticamente todo o Nordeste, algo que também aconteceu em outubro e setembro de 2023. Quanto mais o El Niño foi ganhando força, mais a seca ficou evidente nos estados nordestinos.

Devido à falta de chuva prolongada e as altas temperaturas registradas nos últimos dias, o INMET emitiu um alerta nesta segunda-feira (27). O alerta é válido para 39 cidades do Sertão da Paraíba, cidades afetadas pela baixíssima umidade relativa do ar, ficando entre 30% e 20%. Além dos danos à saúde, o Instituto Nacional de Meteorologia alertou sobre a grande possibilidade de incêndios florestais por conta da vegetação muito seca e o calor intenso.

O alerta de clima seco se estende também para outros Estados, inclusive, praticamente todos do Nordeste, uns mais e outros menos, diz esta matéria de O Tempo. Os Estados mais afetados em tamanho de área serão Bahia, Piauí, Ceará e Pernambuco, mas o oeste do Maranhão, por exemplo, também entra nesse aviso de seca e calor.

Após meses com chuvas irregulares e abaixo da média climatológica, dezembro se aproxima com esperança de mudanças no padrão. A chuva pode avançar mais pelo Brasil ao invés de ficar apenas concentrada na região Sul, que diferente do Nordeste está sofrendo com inundações. Dezembro pode ser marcado por chuvas mais abrangentes.

O clima vai mudar de fato na segunda semana de dezembro, entre os dias 11 e 18, com tendência até mesmo de anomalia positiva de precipitação, com chuvas mais expressivas de novo devido a formação de um corredor de umidade embalado por uma frente fria que vai atuar no oceano na altura da Bahia. Dessa vez, a metade sul nordestina também será beneficiada pela maior umidade gerada.

Confira a lista das 39 cidades listadas no alerta do INMET:

  1. Aguiar
  2. Bernardino Batista
  3. Boa Ventura
  4. Bom Jesus
  5. Bonito de Santa Fé
  6. Cachoeira dos Índios
  7. Cajazeiras
  8. Carrapateira
  9. Conceição
  10. Curral Velho
  11. Diamante
  12. Ibiara
  13. Igaracy
  14. Itaporanga
  15. Joca Claudino
  16. Manaíra
  17. Marizópolis
  18. Monte Horebe
  19. Nazarezinho
  20. Nova Olinda
  21. Pedra Branca
  22. Piancó
  23. Poço Dantas
  24. Poço de José de Moura
  25. Princesa Isabel
  26. Santa Helena
  27. Santa Inês
  28. Santana de Mangueira
  29. Santana dos Garrotes
  30. São João do Rio do Peixe
  31. São José da Lagoa Tapada
  32. São José de Caiana
  33. São José de Piranhas
  34. São José de Princesa
  35. Serra Grande
  36. Sousa
  37. Tavares
  38. Triunfo
  39. Uiraúna

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta quarta-feira (18/09), Campina lidera o ranking com 71 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (65), Bayeux (31) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 508 (quinhentas e oito) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 44170 (quarenta e quatro mil, cento e setenta) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação infantil e construção de novas creches é compromisso de Eduardo para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (18/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é o incentivo à educação infantil. O Plano de Governo conta com construção de novas creches com destaque para o Vale do Camaratuba e outros bairros da zona urbana, além de programas de capacitação para educadores e cuidadores infantis, apostando em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

“Tô pronto pra firmar um compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Queremos garantir que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. Mamanguape merece mais oportunidades para crescer e se desenvolver, começando pela base: a educação!”, disse Eduardo.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula parabeniza TRE por indeferimento da candidatura de Chico Mendes: “Ele tentou burlar a lei”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), durante sessão desta terça-feira (17/09) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) parabenizou o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu a candidatura do deputado Chico Mendes a prefeito de Cajazeiras. De acordo com a deputada, Chico tentava burlar a lei para se beneficiar com um terceiro mandato de prefeito.

“O meu bom dia hoje é todo especial para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Hoje quero parabenizá-los, juízes, desembargadores, desembargadoras e a presidente, desembargadora Agamenilde Dias, por uma razão justa, correta; o indeferimento da candidatura do deputado Chico Mendes que tentou burlar a lei para conseguir um terceiro mandato. Foi uma decisão tomada por homens e mulheres que conhecem a lei, homens que conhecem o direito, que conhecem a justiça e a jurisprudência”, afirmou.

Para a parlamentar, com a decisão de indeferimento de candidatura, prevaleceu a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o terceiro mandato. “Chico Mendes tentava burlar a lei como de costume, por isso parabenizo o a corte do egrégio TRE-PB formado por conhecedores da lei e digno de respeito e admiração dos paraibanos”, concluiu.

Continue Lendo