Nos acompanhe

Paraíba

OAB-PB solicita à Justiça Federal agilidade no pagamento de precatórios e RPVs

Publicado

em

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PB, Jullyana Viegas, se reuniram, na tarde desta quinta-feira (23), com diretor-geral do Fórum da Justiça Federal, Manuel Maia de Vasconcelos Neto, e o juiz coordenador dos Juizados Federais, Arthur Napoleão Teixeira Filho, para discutir questões referentes a melhorias do PJe 2X e o pagamento de RPVs e precatórios.

Também participaram da reunião os membros da Comissão de Direito Previdenciário: Ivo Castelo Branco (vice-presidente), Paulo Rolim, Iasmim Alves Ferreira de Carvalho, Talita Cassimiro Bezerra, Ana karla Alves da Silva e Rodolfo Pereira da Nóbrega.

“A Advocacia Previdenciária esteve conosco, reunido com o diretor do fórum, juiz federal Manuel Maia de Vasconcelos, e o juiz, coordenador dos juizados previdenciários da Paraíba, Arthur Napoleão Teixeira, tratando de temas relativos ao cotidiano de luta da Advocacia Previdenciária, como o tema dos RPVs e a excessiva demora que temos visto, questões de destaque em horários e outros temas, como mutirões previdenciários, de modo a buscar aperfeiçoar a prestação judirisdicional”, destacou o presidente da OAB-PB, Harrison Targino.

“Registro a postura sempre de diálogo e colaborativa da Justiça Federal e o acolhimento respeitoso por parte da direção do Foro da Justiça Federal na Paraíba aos pleitos da OAB e da Advocacia”, acrescentou Harrison Targino.

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PB, Jullyana Viegas, considerou a reunião importante e muito produtiva. Com relação à questão dos RPVs e dos precatórios, ela explicou foi um pleito feito porque está tendo uma demora de mais de 60 dias para as expedições. “Por se tratar de caráter e natureza alimentar esses pagamentos de honorários e também para parte requerente, houve esse pleito no pedido de acelerar essas expedições que estão muitas vezes com atraso de oito, seis meses. Isso ocorre devido a mudança do sistema CRETA para o PJe 2X”, frisou.

Jullyana Viegas afirmou que a demora acarreta um grande prejuízo para os advogados e, sobretudo, para a sociedade.

“Há um pleito para que possa ser feito um mutirão e que sejam regularizadas as expedições no prazo hábil dos RPVs e dos precatórios. Requeremos também mutirões para as realizações de audiências e perícias antecipando processos e assim também pedindo que seja verificado com urgência em razão da alta demanda e também em razão da urgência da necessidade da parte, pois a demora gera um atraso na possível concessão dos benefícios. Pleiteamos outros pedidos no que tange a peritos, a melhoramento de sistemas e aos atos praticados na Justiça para que que tenhamos maior celeridade”, frisou.

Continue Lendo

Paraíba

Campina está entre as três cidades mais bem colocadas no índice de desafios das gestões municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um estudo realizado pela Macroplan Analytics, Campina Grande apareceu como terceira melhor colocada, no Nordeste, considerando os desafios das gestões municipais. O levantamento considera as 100 maiores cidades do Brasil, que representam 38,6% da população do país.

Em 53° lugar, a cidade é superada, na região, apenas, por Fortaleza-CE, em 51°; e Petrolina-PE, em 49°. As estatísticas comparam dados dos últimos 10 anos. Nesse período, a Rainha da Borborema avançou 36 posições nos critérios relacionados à Segurança, 14 em Saúde, duas posições em Educação e regrediu oito em Saneamento e Sustentabilidade, embora seja o índice onde a cidade ocupa a melhor posição, sendo a trigésima colocada.

São 15 itens avaliados, divididos entre os quatro temas principais. De maneira geral, Campina Grande saltou seis posições na última década, tendo como principal destaque, a cobertura da Atenção Básica em Saúde. Neste quesito, a cidade está em 1° lugar, com 100% da população assistida.

O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), é uma ferramenta desenvolvida pela Macroplan Analytics, que usa dados e inteligência estratégica para auxiliar nas ações e decisões das gestões municipais.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 13º e abono

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (25), no programa semanal Conversa com o governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo público do estado e da folha de pessoal referente aos meses de novembro e dezembro.

Na ocasião, o gestor também garantiu o pagamento do abono natalino para mais de 669 mil famílias. As ações representam um impacto financeiro superior a R$ 2,4 bilhões nos cofres públicos estaduais que serão injetados nos próximos 30 dias, fomentando a economia da Paraíba no período natalino e garantindo o fortalecimento dos setores de comércio e serviços.

Conforme o calendário anunciado pelo chefe do Executivo estadual, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores será paga no dia 9 de dezembro. Já o pagamento de novembro será efetuado nos próximos dias 28 e 29.

O abono natalino será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro. Já o salário de dezembro será pago nos dias 26 e 27 do próximo mês. As datas do pagamento do 14º e 15º salário da Educação, referentes às premiações de experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino, serão divulgadas nos próximos dias.

“É dessa forma que seguimos gerando emprego e renda, fortalecendo o setor varejista com a circulação de recursos, fazendo a indústria também produzir mais. Essa capacidade financeira é resultado do equilíbrio da nossa gestão fiscal, reconhecida pelo Tesouro Nacional com capag A pelo quarto ano consecutivo e eu fico muito feliz por ter uma equipe de governo comprometida com a eficácia das políticas públicas, fazendo uma gestão correta, justa e que tem transformado vidas”, frisou o governador João Azevêdo.

Calendário de pagamentos:

28/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

09/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual

10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino

26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Continue Lendo