A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promoveu, nessa quarta-feira (22), a abertura da 16ª Mostra Cultural da Educação Infantil, com o tema “Vamos conhecer Cabedelo sob o olhar de uma criança”.
O evento aconteceu no Teatro Santa Catarina e, mais uma vez, levou ao palco sua principal característica: o protagonismo das crianças nas atividades que ficaram em exposição, além das apresentações e performances artísticas.
Na abertura, estiveram presentes crianças de 9 creches. A Mostra segue nesta quarta-feira (23), com apresentação de 10 escolas de educação infantil.
O encontro organizado pela Coordenação de Educação Infantil tem se constituído, desde a realização da primeira edição, em 2006, no momento em que creches e escolas que trabalham com o segmento apresentam o fruto dos trabalhos temáticos desenvolvidos em suas respectivas unidades. São apresentações teatrais e musicais produzidas a partir dos eixos temáticos desenvolvidos nas unidades ao longo do período letivo.
“Ficamos muito gratos em participar deste evento e ver tanta felicidade no olhar destas crianças. Só temos de parabenizar aos professores, supervisores e gestores por estarem no dia a dia com os alunos de creches ou escolas, porque a gente não faz nada sozinho, se a gente trabalha em conjunto, qualquer sonho se torna realidade. E temos a certeza que cada pai, mãe ou responsável saiu do teatro orgulhoso com o que viu e percebeu o desenvolvimento de cada criança. E o tema desse ano também foi muito bem trabalhado pois incentiva essa identidade e pertencimento com a cidade que nascemos, moramos e amamos. A nossa Secretaria estará sempre à disposição de todos e buscando ofertar o melhor pra população”, destacou a secretária de Educação, Priscilla Rezende.
Para um público formado por crianças, gestores e supervisores, e ainda os pais das crianças que se apresentaram, foram realizadas exposições, apresentações musicais e teatrais com o referido tema, que traduz o sentimento de identidade com o município de Cabedelo com o conhecimento de sua história, artesanato, culinária, pontos turísticos e características de seu povo.
Na coordenação de Educação Infantil da Seduc, Aline Aragão comentou sobre a proposta do evento deste ano: “Durante o segundo semestre, as creches e pré-escolas trabalharam o projeto temático com aspectos histórico-culturais, culinários e turísticos com tudo o que se refere a Cabedelo e seu povo. E agora é a culminância, a apresentação… Grandes resultados temos obtido não somente com as crianças, mas também com os profissionais da educação que se envolvem de fato com a temática. Inclusive porque nós temos um grupo de professores novos que ainda não conheciam a cidade e, a partir do projeto, eles tiveram a oportunidade deste aprendizado”, explicou Aline.
“A nossa mostra cultural vem desenvolvendo projetos que trazem essa identidade, a identidade da criança, a identidade do nosso lugar, projeto que está voltado também ao cumprimento curricular na BNCC (Base Comum Nacional Curricular) para Educação Infantil, que diz que os municípios devem trabalhar o critério da regionalidade, que é justamente trazer esses aspectos bem singulares de cada lugar, de cada povo, para que as crianças se apropriem deles e que sejam bastante explorados, não só pelas crianças, mas também os profissionais”, destacou a articuladora do Selo Unicef no município de Cabedelo, Nadja Santos.