Nos acompanhe

Paraíba

Cícero Lucena destaca preservação da história durante lançamento do livro ‘Governantes da Paraíba’

Publicado

em

O prefeito Cícero Lucena disse que o livro ‘Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República’, lançado nesta sexta-feira (17), no Centro Cultural São Francisco, retrata com fidelidade a história escrita e preservada da Paraíba. O gestor representou os ex-governadores no evento e também está presente na obra, que conta a trajetória de todos os governantes do Estado, com temas políticos e econômicos.

“Todos nós sabemos que o futuro das gerações depende do presente e do passado. Aqui nós estamos tendo a oportunidade de ver um trabalho com profunda pesquisa, com o conhecimento, com a responsabilidade de retratar os fatos devidamente pesquisados, com o acabamento e o avanço feito pelo desembargador Marcos Cavalcanti. Sem dúvidas, vai servir de espelho para que possa ser multiplicado em outros estados e ter também atualização sempre que for possível”, disse o prefeito.

Com selo da Editora A União, o livro tem 453 páginas e foi iniciado pelo historiador Hélio Zenaide, que conviveu com muitos governadores e retrata fatos e notas que só ele sabia ou pesquisou, desde os períodos Colonial, Imperial e Republicano. Ele faleceu em 2017, cabendo ao desembargador Marcos Cavalcanti completar a obra. O texto de abertura é do governador João Azevêdo.

“Para o Estado é uma alegria muito grande. Eu sempre acho que quando a gente pode colaborar com a cultura, com a literatura, com aquilo que verdadeiramente conta a nossa própria história, é importante. A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) foi fundamental nesse processo e eu tenho certeza que o livro vai estar nas principais bibliotecas deste país”, afirmou o governador.

O desembargador Marcos Cavalcanti disse que concluir a obra foi um processo prazeroso. Para os leitores, ele adianta que vão encontrar um livro de história escrito de uma forma um pouco diferente. “Primeiro porque traz, na medida do possível, eu acho que não faltou nenhum governante da Paraíba, desde o período do descobrimento do Brasil ao período colonial”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Carreata de Alexandre Inocêncio mobiliza eleitores no bairro Valentina, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato ao cargo de vereador em João Pessoa, Alexandre Inocêncio (PL), realizou carreata neste domingo (23/09) e mobilizou eleitores do bairro Valentina de Figueiredo, localizado na Zona Sul da Capital.

O evento contou com a presença do candidato à Prefeitura pelo partido, Marcelo Queiroga, e o deputado estadual e candidato em Cabedelo, Wallber Virgolino (PL). Alexandre atua como chefe de gabinete de Wallber na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

“Meu povo, vocês são incríveis. De coração agradeço o apoio de todos vocês, não tem sido nada fácil, mas com a força de Deus e a vontade do povo vamos vencer!”, destacou em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB inaugura auditório e primeira fase da obra de nova sede na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), inaugura na próxima segunda-feira (30), às 18h, o auditório e a primeira fase da nova sede da instituição, localizada na Avenida João Cirilo da Silva, no bairro do Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa. O evento será comando pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti; e pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino, que foi o responsável pela elaboração do projeto e execução da obra desde o seu início.

Harrison Targino destaca que a nova sede será um espaço moderno e funcional, voltado para atender às necessidades da comunidade jurídica.

“Um momento histórico de inauguração da primeira fase da obra da nova sede da OAB, o que antes era sonho se torna realidade. Estamos muito entusiasmados com a conclusão desse projeto e confiantes de que a nova sede será um marco para nossa instituição. Agradecemos a todos que têm contribuído para a realização deste sonho”, destacou o presidente da OAB-PB.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, afirmou que a obra representa a valorização, o reconhecimento de que a advocacia da Paraíba merece. Simonetti também elogiou o presidente Harrison Targino pela execução do projeto e a condução eficiente dos recursos da obra.

“O Conselho Federal entendeu que a Paraíba merecia a nova sede. É um investimento expressivo, mas merecido pela advocacia do estado da Paraíba. Há décadas a OAB da Paraíba ocupa a mesma sede, mas o novo equipamento está projetado para receber a advocacia paraibana pelos próximos 50 anos. Também quero agradecer ao presidente Harrison Targino pela brilhante condução da obra”, pontuou.

Além do auditório, que será inaugurado na próxima segunda, a estrutura da nova sede da OAB-PB contará com salas administrativas, amplo estacionamento, além de um espaço de descompressão e de lazer com uma vista privilegiada para o mar do Cabo Branco.

Continue Lendo

Paraíba

Unanimidade: TRE-PB decide por manutenção de prisão preventiva da vereadora Raíssa Lacerda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), decidiu por unanimidade, pela manutenção da prisão preventiva da vereadora Raíssa Lacerda (PSB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A decisão foi tomada durante Sessão realizada na tarde desta segunda-feira (23/09).

A parlamentar foi presa Polícia Federal (PF) na quinta-feira (19/09) durante a segunda fase da ‘Operação Território Livre’, na Capital do Estado da Paraíba, para combate ao aliciamento violento de eleitores e organização criminosa atuante. Ela permanecerá recolhida no Presídio Julia Maranhão, em João Pessoa.

Raíssa é suspeita de liderar um esquema criminoso que, através de controle de território, juntamente com outras pessoas investigadas, estaria exercendo influência no pleito eleitoral, praticando condutas de constituição de organização criminosa, uso de violência para coagir o voto e outros que restarem comprovados.

O relator do processo foi o juiz federal Bruno Teixeira de Paiva que, em seu voto, afirmou existir provas de uma relação “tráfico-política”. O voto do relator foi seguido pelos juízes Fábio Leandro da Cunha, Maria Cristina Santiago, Oswaldo Trigueira do Vale Filho, Roberto D’Horn Moreira e Silvanido Torres.

Continue Lendo